MARCELO MELLO WEB   

 www.marcelomelloweb.cjb.net 

Guia Prático De Sonorização de Palco

para músicos

Marcelo Mello 

Campinas - 1992
Edição revisada - 2004

Sonorização de palco (em inglês sound reinforcement) é o nome que se dá à amplificação, por aparelhos eletrônicos, dos sons que ocorrem em um palco. Nos dias de hoje ela torna-se cada vez mais imprescindível para qualquer evento musical, de qualquer gênero.

Ocorre que, apesar dessa importância, a maioria dos músicos desconhece os princípios do uso desses aparelhos, às vezes completamente. Não existem textos em português sobre o assunto, e o contato com profissionais verdadeiros da área é difícil. Assim, ou o músico "se vira" de qualquer jeito com a aparelhagem que consegue, ou tem de se submeter aos falsos profissionais da área, que possuem equipamento em quantidade e ocasionalmente de qualidade, mas sabem lidar ainda menos com ele. Levando-se em conta que a qualidade da apresentação musical deve muito à qualidade da sonorização do palco, pode-se perceber os riscos a que o músico está sujeito.

Sendo assim, eis aqui um Guia Prático de Sonorização de Palco, voltado para músicos, que tem o objetivo de dar todas as informações disponíveis sobre o assunto e melhorar a "relação" dos leitores com o equipamento de palco. Ele está escrito em linguagem clara e simples, levando em conta um conhecimento ao nível escolar do segundo grau e fornecendo todas as informações necessárias que não estiverem dentro deste nível. O Guia traz ainda uma abundante quantidade de ilustrações e diagramas, que, por "problemas editoriais" (!???!!?!!!!?!...), se encontram no final de cada capítulo.

O Guia está organizado em verbetes numerados, de acordo com o assunto tratado. O verbete 1.1 é uma ramificação do assunto do verbete 1, e assim por diante. Além disso, no decorrer do texto, os termos mais difíceis têm verbetes de referência indicados, para consulta. Assim o Guia pode ser lido tanto como um texto integral como em consultas ocasionais, sendo especialmente útil, nesse último caso,. a versão em linguagem html, com os links referentes às citações se abrindo em janelas separadas, pssibilitando verdadeiras tours de informaçõa através do texto. Observe-se que as referências que aparecem num verbete não aparecem em suas ramificações. Se o verbete I.3 foi citado no verbete 1, por exemplo, ele não o será no verbete 1.1. Portanto, caso algum termo não tenha seu verbete indicado, ele certamente foi indicado alguns parágrafos antes.

No final do Guia encontram-se ainda dois apêndices com informações básicas sobre som e eletrônica, dando condições mínimas para que os que não conhecem essas áreas a fundo possam ler o texto sem problemas. Sugere-se, inclusive, começar a leitura pelos apêndices, passando daí para o texto principal. O último capítulo, que trata da sonorização como um todo, integra as informações de todos os outros capítulos juntos, e por isso recomenda-se lê-lo apenas depois do resto do texto estar plenamente compreendido. Quanto à organização, o texto segue o próprio caminho do som dentro da aparelhagem, como se pode notar pelo índice.

ATENÇÃO: todos os textos, figuras e fotos  têm  o objetivo exclusivo de estudo de acústica e áudio, não visam nenhum fim lucrativo, e finalmente não foram feitas com a intenção de quebrar nenhum direito de copyright, como aliás grande parte do material disponível na Internet. Desautorizo o uso de qualquer cópia ou trecho deste material para fins lucrativos, e peço que o uso ou citação de qualquer parte deste material seja devidamente indicado (sugiro a cópia do cabeçalho desta página html).

 

Marcelo Mello é natural de São Paulo, mas reside em Ourinhos desde a infância. Formou-se em Composição Musical pela Universidade de Campinas - UNICAMP, onde teve aulas com José Eduardo Gramani, José Augusto Mannis, Niza Tank, Almeida Prado, Lívio Tragtenberg entre outros. Em sua tese de mestrado em Neurolingüística, defendida em 2003 no Departamento de Lingüística da UNICAMP (orientação da Prof. Edwiges Morato), realizou uma pesquisa sobre cognição musical e suas relações com a linguagem. Entre outras atuações, teve composições para violão erudito gravadas por Gilson Antunes (São Paulo) e pelo Trio de Violões de São Paulo;  como instrumentista e arranjador, tem participações em CDs  do Estúdio Caverna (Ourinhos) e da banda gospel Efatá (São Paulo), além de significativa experiência como professor; destacando-se sua atuação como professor regular de várias disciplinas do curso de Música da Universidade do Sagrado Coração (USC – Bauru, SP). No momento atua em várias cidades do interior do estado: Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Bauru, Assis.

 

sonorizacao@marcelomelloweb.cjb.net.  

 

 

Capa, prefácio e índice arquivo pdf (204K)

1. MICROFONES 
Parâmetros / Tipos de funcionamento / Tipos de direcionalidade / Microfonação / Voz / Bateria / Piano / Violão / Guitarra / Demais instrumentos / Equalização

arquivo pdf (983K) arquivo html (59K)

2. EQUALIZADORES 
Tipos de filtros / Termos / Eletrônica de filtros / Equalizadores

arquivo pdf (394K) arquivo htm (25K)

3. EFEITOS  
Eco e reverberação / Tipos de processadores de eco / Compressores e limitadores

arquivo pdf (234K) arquivo htm (28K)

4. AMPLIFICADORES  
Classificações / Pré-amplificadores / Amplificadores de potência / MESAS DE SOM

arquivo pdf (382K) arquivo htm (30K)

5. ALTO-FALANTES  
Funcionamento / Parâmetros / Caixas / Cornetas / Uso prático

arquivo pdf (1800K) arquivo htm (47K)

6. SONORIZAÇÃO  
Cabos / Impedâncias / Aterramento / Conexões / Distorções / Equalização / Amplificadores e alto-falantes / Monitores / Sistema / Está alto o suficiente? / Todo mundo pode ouvir? / Todo mundo pode entender? / Vai dar microfonia?

arquivo pdf (498K) arquivo htm (77K)
Apêndice I - ELETRICIDADE  arquivo pdf (163K) arquivo htm (17K)
Apêndice II - SOM  arquivo pdf (319K) arquivo htm (16K)
BIBLIOGRAFIA  arquivo pdf (104K) arquivo htm (5K)

 Os arquivos .pdf são abertos com o programa Acrobat Reader, disponível para download gratuito na Web.  Para maiores informações sobre como acessar os arquivos, consulte a página sobre o site

Última atualização 2009-abr-07. 

 

Voltar para pasta de repertório 1 - técnicas para guitarra.

Voltar para página de material didático.

 

 

Topo.