GRAVAÇÕES , COMPOSIÇÕES PRÓPRIAS
e material didático;
navegação no menu ao lado
Não sei dizer onde o blues começou exatamente em minha vida. Lembro-me de uma linha de baixo muito simples que acabei “compondo” assim que aprendi a tocar violão, e que me trazia sentimentos confusos e profundos; e era uma linha de blues! E ainda que eu jamais tenha tido a capacidade (ou o desejo) de me tornar um especialista em blues, muito dei ao blues e muito quis dele; e sendo assim muito tive a produzir sobre o blues e partir dele.
Reunidos e compartilhados gratuitamente aqui, estão repertórios, gravações, vídeos, composições e material didático, sobre o blues tradicional e várias de suas vertentes, até vagar entre composições minhas originais, que distendem e distorcem propriedades tradicionais do gênero.
Além dos endereços específicos indicados ao longo desta página html, este conteúdo também está vinculado às seguintes páginas deste site:
BLUES: Gênero musical surgido a partir do fim do séc. XIX, fruto da cultura negra semi-escravizada e discriminada do sul dos Estados Unidos (em estados como Mississipi, Georgia, Tenneessee, Texas etc.). Além de se desenvolver e se transformar no decorrer do séc. XX, o blues foi a principal fonte de origem entre outros, do jazz e do rock.
“... o blues é um estado de espírito e a música que dá voz a ele. O blues é o lamento dos oprimidos, o grito de independência, a paixão dos lascivos, a raiva dos frustrados e a gargalhada do fatalista. O blues é a emoção pessoal do indivíduo que encontra na música um veículo para se expressar”
(Paul OLIVER apud MUGGIATI 1995).
Além de mais detalhes no material didático do site sobre blues, abaixo nesta página, o playlist indicado no link do quadro acima traz também uma apresentação de algumas das principais sonoridades e vertentes do blues, ao longo de sua história.
Desde o início de minha atuação em aulas de música, eu tive como meta, entre outras, difundir o blues: com gênero musical, e como forma estruturante da maior parte da música popular atual. Essa vontade de apresentação, fruição e prática de características suas, tem me impelido a preparar e compartilhar vários conteúdos de caráter didático sobre o blues, sobre facetas históricas, formais e estéticas desta sonoridade, desta música.
Estão agrupados aqui então, apostilas, palestras, repertórios e outros conteúdos e formatos compartilhados gratuitamente, dedicados a vários aspectos do estudo do blues, que preparei ao longo dos anos. Para mim, sincera e modestamente, como uma amostra e um convite, a esta força fundamental de TODA a música de após a Segunda Guerra Mundial!...
Apostila de introdução ao blues como gênero musical e sua história, como forma musical, e como estilo musical de repertório específico, incluindo compilação de biografias de alguns de seus principais compositores e intérpretes. O texto completo está disponibilizado na íntegra gratuitamente
Temas: história e forma / turnarounds / escalas e blues licks / slide guitar / primórdios do blues / Chicago blues / blues rock / jazz blues / Blues Brasil /
Complementando a função de introdução ao blues como gênero musical e sua história, gravações representativas de vertentes, artistas e compositores retratados nas biografias e em outros trechos desta Apostila, foram compiladas em playlists do Youtube disponíveis abaixo, classificados por períodos históricos e sub-gêneros, incluindo o blues no Brasil.
Palestra de introdução ao blues como gênero musical e sua história: como forma musical, e como estilo musical de repertório específico. Apresentada na
A página sobre a palestra disponibiliza livremente a gravação em vídeo na íntegra, da apresentação de 2022, e os slides e gravações (em playlist do Youtube) usados durante a apresentação.
Conteúdos: o blues : origens – África; blues notes ; origens – sociais; 1915 – urbanização; forma do blues; letras do blues; durante o séc. XX \ improvisos em blues; bibliografia.
Breve apresentação das principais características e manifestações da música negra americana do séc.XIX, de onde se desenvolveu toda a música popular norte-americana (e mundial!) atual . apresentada na Escola de Teatro CIDADE ENCENA , Ourinhos / SP (2011). Organização e agradecimentos: Danele Montuleze
A página html dedicada a esta palestra, disponibiliza os slides e a playlist de gravações, usados na apresentação.
Breve apresentação das principais características e manifestações da música negra americana do séc.XIX, de onde se desenvolveu toda a música popular norte-americana (e mundial!) atual . Apresentada na Etec Ourinhos / SP - 2011.
A página html dedicada a esta palestra, disponibiliza os slides e a playlist de gravações, usados na apresentação.
Esta seleção representa um repertório pessoalmente designado para apoiar o estudo e desenvolvimento musical no blues, incluindo vários subgêneros, como jazz blues e blues rock.
Para dúzias de canções selecionadas, estão disponibilizadas gratuitamente cifras, partituras, tablaturas e bibliografias, além de uma playlist completa com gravações relevantes de cada título.
Esta seleção representa um repertório pessoalmente designado para apoiar o estudo e desenvolvimento musical no blues, incluindo vários subgêneros, como jazz blues e blues rock.
Para dúzias de canções selecionadas, estão disponibilizadas gratuitamente cifras, partituras, tablaturas e bibliografias, além de uma playlist completa com gravações relevantes de cada título.
Sites com materiais os mais relevantes e exclusivos sobre o blues, e seu ancestral direto, o negro spiritual. Também disponibilizados sites citados como fonte bibliográfica em minha apostila de introdução ao blues, Blues: história e forma.
Com o passar do tempo, por motivos às vezes muito variados, acabei tocando muitos blues por esta vida, com várias pessoas diferentes. E afora numerosas tentativas e erros que não renderam muitos frutos, pude também colecionar momentos felizes e únicos musicalmente, algumas vezes em registros profissionais, algumas vezes em gravações ao vivo, que reúno para compartilhar aqui.
Entre outras características suas muito marcantes, o blues em geral também pode servir como repertório excelente para introdução didática de vários elementos musicais: em ritmo, forma musical, estudo de melodias e improvisos, de análise de harmonias não-convencionais, prática de grupo etc. E assim muitos alunos meus, e práticas musicais que dispus a eles ou os acompanhei, continham repertório de blues, em vários subgêneros
São disponibilizados aqui gravações de avaliação, registros ao vivo, e atividades “extra-curriculares” de alunos meus; em que participei, organizei ou produzi, frutos diretos de resultados de ensinamentos meus no universo do blues.
O blues tem uma propriedade nitidamente curiosa de se manifestar em práticas musicais distintas, às vezes até inter-excludentes: desde “música para streap-tease” até material musical para sinfonias, ou para canções de rock pesado!... E cada uma destas aparições configura por si prórpia, suas formas específicas de apropriação das características do blues em geral. O blues pode surgir em uma nota, uma frase, um ritmo, uma forma, uma sonoridade, um gênero.
Para além da musicalidade ancestral que o blues pode sempre despertar, ele também pode representar a voz de uma expressão pessoal, ou a transgressão de sistema musical tradicional; e talvez então a questão não seja exatamente o que é o blues, nem onde ele está, mas até onde ele pode ir; até onde estamos prontos para deixá-lo ir.
Penso então que diferentes composições musicais minhas que sejam referidas direta ou indiretamente ao blues, reunidas abaixo, possam representar diferentes formas de absorver o blues como influência estruturante: na forma, na expressão, na postura, etc., sem o menor traço de depreciação da tradição do blues como gênero distinto.
E alguns então, terão dúvidas ou mesmo preconceitos em chamar de blues qualquer uma destas composições. A mim, mais do que se predispor a corresponder profundamente às várias tradições inerentes aos blues, ou do que impor novas realidades musicais, vai aos poucos se tornando cada vez mais importante compor possíveis possibilidades musicais de apropriação e mesmo de aproximação ao blues, como som, forma, gênero, estilo.
E então os meus blues não serão só estes, eles virão (oxalá!..) sempre imbuídos de futuro!
Texto que apresenta meu novo estilo musical, o Blues transcendental (2014).
Canção que tenta descrever poeticamente o que é o meu blues transcendental (2018).
O “blues da modulação” é um exemplo de meu Blues Transcendental, composto com o grande W Freitas de Bauru / SP (2019).
Canção nos moldes do meu novo estilo musical , o blues transcendental.
Gravação ao vivo dos Manilhas (Bauru / SP) em uma única noite (09 de março de 2015), no estúdio Motiv de Bauru / SP, com produção solícita e discreta do grande Lucas Dias.
Marcelo Mello : guitarra e voz ; Paulinho Pereira Filho – bateria; Pedrão Dario (participação especial) - baixo .
Agradecimentos: Isabel Pedro, Núbia Mascherano, Natalia , Helton Carmesan .
Canção nos moldes do meu novo estilo musical , o blues transcendental.
Gravação ao vivo dos Manilhas (Bauru / SP) em uma única noite (09 de março de 2015), no estúdio Motiv de Bauru / SP, com produção solícita e discreta do grande Lucas Dias.
Marcelo Mello : guitarra e voz ; Paulinho Pereira Filho – bateria; Pedrão Dario (participação especial) - baixo .
Agradecimentos: Isabel Pedro, Núbia Mascherano, Natalia , Helton Carmesan.
Canção para minha querida Magali Flore. Gravado ao vivo no Programa Happy Hour no Fim de Tarde, da Rádio Unesp Bauru FM (105,7 - http://www.radio.unesp.br/happyhour), com Celso Chermont (2015).
Canção nos moldes do meu novo estilo musical , o blues transcendental. Gravação ao vivo dos Manilhas , na Festa das Cerejeiras de Garça (2013): Kiko Sganzela - gtr; Marcelo Bertozzo - bxo; Marcelo Mello - gtr/voz; Paulinho Filho - btr.
Canção nos moldes do meu novo estilo musical , o blues transcendental. Gravação dos Manilhas (2012): Conrado Bruno - bxo; Kiko Sganzela - gtr/voz; Magali Flore - voz; Marcelo Mello - gtr/voz/gaita; Paulinho Filho - btr. Produção : Marcelo Mello, Wagner Figueira (Home Studio - Salto Grande / SP)
Composição original para grupo de violões, composta para uso didático como apresentação de elementos de blues (harmonia, fraseado, etc. ) para minhas aulas de violão no curso de Técnico em Música da Etec “Jacinto Ferreira de Sá” (Ourinhos / SP), e baseada numa distorção vanguardística de princípios do blues (2009). Gravação digital.
Pequena composição original para quarto de sopros e piano, de caráter didático, experimentando com frases e texturas típicas do blues (2000). Gravação digital.
Uma de minhas primeiras composições musicais, para violão clássico solo, em dois movimentos, que funde formas tradicionais do choro e do blues (1991). Gravação minha ao vivo, no Recital “História do violão brasileiro” (Bauru / SP - 2007).
Este documento está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/)
Para maiores detalhes, consulte a página sobre o site.
Última modificação desta página html:
10/agosto/2024
.
https://marcelomelloweb.net/mmblues.htm
Acessos ao site desde janeiro/2022: