MARCELO MELLO WEB   

 www.marcelomelloweb.cjb.net  


 UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO 
(Bauru-SP)

Prof. Marcelo Mello 

Programa de violão e guitarra- 
Material comum a todos os repertórios


Proposta de Programa -

 Curso de guitarra e violão

 


Programa de violão e guitarra

BLUES

CHORO

GUITARRA ERUDITA (Bach)

JAZZ

MPB

VIOLÃO ERUDITO BRASIL

Material comum

VIOLÃO ERUDITO INTRO


Recitais de final do semestre 
 

Gravações de avaliação
 

 


Programa de Percepção Musical

 


Programa de Contraponto

 


Programa de Harmonia tradicional



 

A partir das prerrogativas estipuladas nos Planos de Ensino da USC, o objetivo básico do meu programa pessoal na disciplina de instrumento Especial (guitarra) é fornecer uma formação ampla e variada em diferentes atividades e principalmente diferentes estilos musicais comumente requisitados no dia-a-dia de um guitarrista/violonista profissional. Em cada semestre, um estilo musical é abordado em técnicas próprias de leitura, acompanhamento, improvisação e arranjo, dentro das práticas guitarrísticas. A possibilidade de escolha do assunto abordado, em cada semestre, ajuda a direcionar o aluno para as práticas profissionais de sua preferência; e uma estrutura de obrigatoriedades prévias para a escolha de cada semestre ajuda a adequar o conteúdo programático com o decorrer do curso, a focar o desenvolvimento e a avaliação técnica do aluno com base em sua produção (mais do que em seu nível técnico), e também a tornar variada a formação estilística do aluno. Neste site será disponibilizada uma seleção de peças musicais relevantes e variadas dentro de cada estilo musical, no qual o aluno deverá selecionar pelo menos QUATRO para desenvolver durante o semestre, bem como de um conjunto de materiais de apoio relativos a cada estilo (partituras, transcrições de gravações, artigos técnicos, material para acompanhamento, material para download etc.).

 

A Avaliação prevê:

- uma prova de leitura de partitura à primeira vista, baseada em uma apostila voltada para esta competência específica. Serão apresentados três exercícios, de dificuldades diferentes, para cada aluno, com a possibilidade d'ele executar todos eles na prova, ou sortear previamente um deles.

Os critérios de avaliação, na execução da prova, incluirão exatidão rítmica (menos), percepção de intervalos e principalmente direção da linha melódica e exatidão na digitação da escala.
Peso na média geral: 2
;

- uma gravação oficial, realizada nas dependências adequadas da instituição. O produto final será o resultado de edição e mixagem posteriores, e a nota será dada em relação ao produto final.

Os critérios de avaliação serão mais subjetivos, e, a partir do primeiro semestre de 2007, baseados principalmente na exatidão da execução, criatividade de improvisos e apresentação de conteúdos vistos na classe e adequação do equipamento sonoro (instrumento, cabos etc.).
Peso na média geral: 3
;

- Pelo menos uma apresentação oficial, solo ou em grupo (especialmente formado dentro do curso, ou trabalho independente do aluno), com a presença do professor, dentro ou fora das dependências da instituição, e com material relevante (temas e técnicas musicais) abordados como aluno durante o semestre.

Os critérios de avaliação serão mais subjetivos, mas incluirão a partir do primeiro semestre de 2007:
- exatidão na execução de solos;
- exatidão na seqüência da forma musical;
- conhecimento e apresentação do contexto histórico do repertório;
- adequação do equipamento sonoro (instrumento, cabos etc.);
- assiduidade e participação na produção (ensaio, passagem de som, cartazees etc.)
- apresentação geral (vestuário, postura de palco etc.)
- apresentação de conteúdos vistos na classe (interpretação, improvisos etc.).
Peso na média geral: 3,5
;

- Uma avaliação do rendimento geral do aluno no decorrer do semestre, principalmente em relação às atividades estabelecidas para fora da classe.

Os critérios de avaliação serão mais objetivos, dividindo a nota máxima nesta avaliação pela quantidade de atividades estabelecidas durante o semestre e contando as efetivamente realizadas pelos alunos. No caso dos alunos ingressantes a partir do primeiro semestre de 2008, esta avaliação estará vinculada ao acesso e observação dos pontos indicados aula a aula no sistema Syllabus.
Peso na média geral: 1,5;

Para os alunos ingressantes a partir do primeiro semestre de 2008, está programada a organização de uma banca entre o professores de violão e guitarra, no final do semestre. Além de conteúdos técnicos e de repertório, o aluno também demonstrará perante a banca a leitura à primeira vista. O peso final da avaliação da da banca ainda deve ser decidido em reuniões posteriores. 





Última atualização 2008/02/12.

 

Voltar para índice de material didático

Topo