MARCELO MELLO WEB

 www.marcelomelloweb.cjb.net 

CURSO DE 

HARMONIA AVANÇADA

Marcelo Mello

I Festival de Música de Ourinhos - 2001

Revisão - 2006

 

A apostila de harmonia avançada aqui apresentada é uma ferramenta auxiliar do curso, que se baseia na aplicação de princípios de harmonia funcional como fundamento dos conceitos e das formas de expressão da música tonal. Assim, espera-se que uma apresentação concisa dos princípios que estão por trás das regras harmônicas possa explicar melhor não só a harmonia, como também a própria música tonal, independentemente da época ou do estilo; por isso foram usados como exemplos tanto obras de várias épocas da tradição musical erudita européia, quanto canções da música popular do século XX. Conhecimentos de leitura de partitura, tonalidades, intervalos e acordes são requeridas, embora se procure sempre a simplicidade e o entendimento. 

 ATENÇÃO: todas as transcrições e citações de publicações  têm  o objetivo exclusivo de estudo e ensino de violão e guitarra, não visam nenhum fim lucrativo e finalmente não foram feitas com a intenção de quebrar nenhum direito de copyright, como aliás grande parte do material disponível na Internet. Desautorizo o uso de qualquer cópia ou trecho deste material para fins lucrativos, e peço que o uso ou citação de qualquer parte deste material seja devidamente indicado (sugiro a cópia do cabeçalho desta página html).

 

Marcelo Mello é natural de São Paulo, mas reside em Ourinhos desde a infância. Formou-se em Composição Musical pela Universidade de Campinas - UNICAMP, onde teve aulas com José Eduardo Gramani, José Augusto Mannis, Niza Tank, Almeida Prado, Lívio Tragtenberg entre outros. Em sua tese de mestrado em Neurolingüística, defendida em 2003 no Departamento de Lingüística da UNICAMP (orientação da Prof. Edwiges Morato), realizou uma pesquisa sobre cognição musical e suas relações com a linguagem. Entre outras atuações, teve composições para violão erudito gravadas por Gilson Antunes (São Paulo) e pelo Trio de Violões de São Paulo;  como instrumentista e arranjador, tem participações em CDs  do Estúdio Caverna (Ourinhos) e da banda gospel Efatá (São Paulo), além de significativa experiência como professor; destacando-se sua atuação como professor regular de várias disciplinas do curso de Música da Universidade do Sagrado Coração (USC – Bauru, SP). No momento atua em várias cidades do interior do estado: Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Bauru, Assis.

 

harmonia@marcelomelloweb.cjb.net.  

Capa e Introdução 

   

pdf(246K)

2. RE-VISÃO: PRINCÍPIOS BÁSICOS DE HARMONIA   

html(35K) pdf(556K)

3. PRINCÍPIOS DE HARMONIA FUNCIONAL 

html(7K) pdf(162K)
4. ORIGENS DO SISTEMA TONAL 

4.1. Origem acústica 
4.2. origens históricas 
4.3. Escalas menores 

html(38K) pdf(298K)
5. HARMONIA A QUATRO VOZES 

5.1. Coral 
5.2. Baixo contínuo 

html(23K) pdf(559K)
6. CADÊNCIAS 

html(4K)

pdf(116K)
7. AMBIGÜIDADES 

7.1. Maior / menor
7.2. Dominante substituta
7.3. Acordes diminutos
7.4. Modos eclesiásticos
7.5. Modos da escala menor
7.6. Acordes de 6a
7.7. Modulação

html(43K) pdf(460K)
8. HARMONIZAÇÃO, REARMONIZAÇÃO, ARRANJO, COMPOSIÇÃO  html(7K) pdf(146K)
9. BIBLIOGRAFIA PROPOSTA 

9.1. Sobre princípios cognitivos (tensão X relaxamento)
9.2. Harmonia funcional
9.3. Harmonia tradicional
9.4. Material temático
9.5. Lista de partituras selecionadas como exercícios

html(17K) pdf(146K)

 

 

Os arquivos .pdf  são abertos com o programa Acrobat Reader, disponível para download gratuito na Web. Para maiores informações sobre como acessar os arquivos, consulte a página sobre o site

Última atualização 2009-abr-07. 

 

 Voltar para Pasta de repertório I - técnicas, teoria, áudio

Voltar para Material de apoio - Curso de Violão e guitarra - USC (BAURU-SP).

Voltar para página do curso de harmonia tradicional  - USC.

Voltar para página de material didático.

Topo