MARCELO MELLO  (2004). Links da World Wide Web. 

Voltar para índice.

Voltar para http://www.marcelomelloweb.cjb.net.

 

Links

COGNIÇÃO - BIBLIOTECAS VIRTUAIS


Estes links estão voltados principalmente para páginas com textos completos (livros e artigos) sobre diferentes aspectos das teorias cognitivistas. Outros textos poderão ser encontrados nas páginas de  periódicos científicos especializados, de portais sobre cognitivismo e em alguns sites pessoais de pesquisadores da área, além dos vários textos online inclusos na bibliografia de minha tese de mestrado.

Para uma introdução sobre o que é e qual é o interesse das ciências cognitivas, consulte minha página sobre cognição musical.

 

COLEÇÕES DE TEXTOS

LIVROS E ARTIGOS 

COLEÇÕES DE TEXTOS 

Marxists Internet Archive
http://www.marxists.org/
Como este site se interessa por qualquer manifestação intelectual passível de ser considerada como influenciada pelo (ou influenciadora do) marxismo, ele reúne uma quantidade impressionante de textos e autores importantes na história do pensamento humano, desde Darwin até Lenin, desde Merleau-Ponty até Chomsky; Helmoltz, Einstein, fica parecendo até que não havia nenhum intelectual que não fosse marxista! Introdução aos autores e ao prórpio marxismo, e interface com outras línguas, incluindo o PORTUGUÊS (mas os textos originais são em inglês, mesmo). REFERÊNCIA!

David Chalmers
Online papers on consciousness
http://www.u.arizona.edu/~chalmers/online.html
Coleção de links diretos para mais de 2000 ARTIGOS a respeito de diferentes facetas do estudo da consciência, que inclui temas tão díspares quanto consciência animal, a máquina de Turing, zumbis, percepção de cor, filosofia da neurociência etc. Um prato cheio! (em inglês)

THE VIRTUAL FACULTY 
http://www.massey.ac.nz/~alock/virtual/welcome.htm
Coleção de textos, iniciativa da Universidade de Massey, Nova Zelândia, que reúne vários autores e muitos artigos a respeito de assuntos ligados a um construcionismo: psicologia social, retórica, teorias evolutivas e de desenvolvimento, e autores como Vygotsky, Bakhtin, Wittgenstein etc. (em inglês)

Piaget - Psicologia da Educação - Professor Paulo Francisco Slomp
http://www.ufrgs.br/faced/slomp/
Coleção de links com textos de psicologia (psicanálise, Gestalt, behavorismo etc.), incluindo trechos originais de textos do psicólogo Jean Piaget, criador da teoria da epistemogia genética.  Tudo EM PORTUGUÊS.

Constructivism
http://carbon.cudenver.edu/~mryder/itc_data/constructivism.html

Ampla coleção de textos a respeito da teoria do construtivismo, e de autores que podem ser relacionados a esta teoria (Vygotsky, Goodman, Bruner etc.). (em inglês)

Richard Speaker 
Epistemologies in Teaching and Learning Project 
http://ed.uno.edu/Faculty/RSpeaker/Epistemologies/EpisTop.htm
O site deste pesquisador da Universidade de New Orleans, tem textos de comentário sobre vários autores que relacionam epistemologia e teorias de aprendizagem. (em inglês) 

Textos de Interesse Filosófico (UFSCAR)
http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/textos.htm
Links diretos par DEZENAS (centenas?) de artigos sobre diferentes ramos da filosofia, incluindo filosofia da linguagem e filosofia da mente, entre outros, e também  alguns dos mais importantes autores mais recentes. Tudo EM PORTUGUÊS. 

Gestalt Archive Gestalt theory and Gestalt psychology articles in full text
http://www.gestalttheory.net/archive/
Parte do portal  de uma certa Sociedade da Teoria Gestalt, este site hospeda dezenas de textos originais de alguns dos mais famososo autores e artigos acerca da teoria psicológica das Gestalt. (em inglês) 
Para saber mais sobre a teoria da Gestalt, pode-se consultar também o capítulo 3 de minha tese de mestrado

Welcome to the W.J. Freeman Neurophysiology Lab
http://sulcus.berkeley.edu/
Site com dezenas de artigos deste autor, sobre diferentes assuntos ligados à técnica e à conceituação da neuropsicologia, e pelo menos um livro disponível na íntegra gratuitamente, "Mass action in the nervous system - examination of the neurophysiological basis of adaptive behavior through the EEG". (em inglês)

 

Topo. 

 

 

 

LIVROS E ARTIGOS 

SIMÓN BRAILOWSKY (1995)
As sustancias de los sonhos - neuropsicofarmacología
http://omega.ilce.edu.mx:3000/sites/ciencia/volumen3/ciencia3/130/htm/toc.htm
Livro  mexicano, tese do autor, que descreve minuciosamente a classificação e o funcionamento de psicotrópicos ("drogas") no cérebro e no sistema nervoso.  Num apêndice, questões legais. (em espanhol)

William H. Calvin (1996) 
HOW BRAINS THINK
http://faculty.washington.edu/~wcalvin/bk8/index.htm
 
Livro de um neurofisiologista de Seattle (EUA), sobre o funcionamento do cérebro, e sua relação com a cognição humana. Texto integral em formato html, em capítulos. (em inglês)

Gary Cziko (1995)
Without Miracles  - Universal Selection Theory and the Second Darwinian Revolution

http://faculty.ed.uiuc.edu/g-cziko/wm/ 
Livro disponível na íntegra e gratuitamente, sobre explicações e implicações de uma teoria evolucionista mental e geral. (em inglês)

Daniel Dennett (1994) 
The Role of Language in Intelligence
http://ase.tufts.edu/cogstud/papers/rolelang.htm
Artigo de um dos mais importantes filósofos do movimento cognitivista, sobre a relação entre a linguagem e a inteligência. (em inglês)

Neural Nets by Kevin Gurney (1996)
http://www.shef.ac.uk/psychology/gurney/notes/index.html
Livro disponível na íntegra e gratuitamente sobre arquitetura de redes neurais, em formato html. O que significa que você pode esperar um monte de páginas curtas, ao invés de uma bem longa (dificulta salvar os arquivos). (em inglês)  

Andrew Lock (org.) (1996) 
Handbook of Human Symbolic evolution
http://www.massey.ac.nz/~alock/hbook/start.htm
 
Este é um tratado sobre os direfentes  temas envolvendo a evolução biológica e cultural do homem (paleoantropologia). Disponibiliza um resumo substancioso de cada capítulo, em html. Parte integrante do site Virtual Faculty, resenhado acima. (em inglês)

Francisco Varela (1997) 
The Specious Present : A Neurophenomenology of Time Consciousness
http://web.ccr.jussieu.fr/varela/human_consciousness/article02.html
Extenso artigo do neurocientista chileno  sobre essa coisa simples que diz o título mesmo: "Uma neurofenomenologia da consciência do tempo". O texto integral está disponível em formatos html (em uma única página html - 144K!) e pdf. (em inglês)

 

 

 

Topo.