MARCELO MELLO  (2004). Links da World Wide Web. 

Voltar para índice.

Voltar para http://www.marcelomelloweb.cjb.net.

 

Links

COGNIÇÃO MUSICAL 

Para uma introdução sobre o que é e qual é o interesse das ciências cognitivas (e das pesquisas em cognição musical), consulte minha página sobre cognição musical.

 

COGNIÇÃO MUSICAL  -  INSTITUIÇÕES, PESQUISAS, CURSOS
COGNIÇÃO MUSICAL  -  SOCIEDADES
COGNIÇÃO MUSICAL  -  BIBLIOTECAS VIRTUAIS


COGNIÇÃO MUSICAL - INSTITUIÇÕES, PESQUISAS, CURSOS

 

Music Cognition at the Ohio State University
http://dactyl.som.ohio-state.edu/
 
Site do Centro de Pesquisas em Cognição Musical da Universidade de Ohio (EUA). Os recursos completos do site, pra começar, tentam definir objetivamente as metas das pesquisas em cognição musical (um "programa de estudos"), e disponibilizam informações bastante detalhadas sobre o programa de graduação em ciências cognitivas (Graduate Minor in Cognitive Science), voltado para cognição musical. Há também uma lista detalhada de cada um dos pesquisadores do Centro, que inclui nomes de ponta na pesquisa em cognição musical (Diana Raffman,  David Huron, Mari Riess Jones etc., com visitas de nomes com Trehub, Lerdhal). No site de um deles, por exemplo David Huron, há uma bibliografia completa de publicações suas, incluindo softwares, vários textos COMPLETOS online, e resenhas de DEZENAS de textos importantes da musicologia cognitiva atual: Krumhansl, Parncutt, Sloboda etc. , além de uma lista de TODAS as dezenas de cursos ministrados por ele na Universidade de Ohio e da Berkley (EUA), de assuntos como "História da Psicologia musical", "Música e Emoção", "Consonância e dissonância",  "Espectância musical" etc. Aliás, o site tem uma página na internet completa para CADA UM dos cursos do Centro de pesquisas da Universidade (História da psicologia musical, Etnomusicologia cognitiva, música e emoção etc.), incluindo informações sobre o curso, bibliografias, seção de textos completa e exercícios. Há também o Humdrum, um software que "fornece ferramenta para extrair, transformar, classificar, contextualizar, comparar e analizar informação relacionada à música" , usando dados com "partituras musicais, dedilhados de piano, tablaruras para guitarra (ou alaúdde), representação fonética de textos, símbolos etnomusicais, notações de dança etc.". E tem ainda o Centro de Recursos em Cognição Musical  (Music Cognition Resource Center), que é, mais que uma coleção, um verdadeiro banco de dados de links vastos e variados a respeito de cognição musical e seus interesses: listas detalhadas de pesquisadores,  cursos, instituições e sociedades, textos, softwares, fóruns de discussão etc. Este site, fora de qualquer dúvida é REFERÊNCIA ABSOLUTA sobre cognição musical na internet!!! Único ponto desfavorável: o site foi  escassamente atualizado no últimos 5 anos. (em inglês)

musicpsychology.net 
http://www.musicpsychology.net/en/
Portal de interesse geral em variados assuntos dentro da psicologia musical, que se auto-proclama um "periódico online de acesso aberto", sediado em Viena (Áustria). Mais de cem artigos, de alguns dos mais renomados pesquisadores em cognição musical, entre outros; em um site muito bem organizado e classificado, com muitas opções de pesquisa. E é possível publicar gratuitamente (e, ao que parece, instantaneamente) um artigo sobre algum tema em psicologia da música, teoria musical  e musicoterapia. E mais seções de notícias sobre música e psicologia musical, gravações (Musicbox), registro gratuito como membro (com direito a email personalizado, a acesso à lista de membros e a postar notícias e comentários individualmente), download de programas e outros tipos de arquivos (ex. ebooks), fórum de emails e uma vasta e bem classificada seção de  links. REFERÊNCIA. (em inglês e alemão)

RISM - Rede Interdisciplinar de Semiótica da Música - PUC-SP
http://www.pucsp.br/pos/cos/rism/
Centro de pesquisas da Universidade Católica de São Paulo, chefiado pelo Prof. José Martinez, cujo objetivo é o  "estudo da intersemiose da música com outras linguagens associadas", tais como poesia, dança, cinema etc. O site é bastente vast, e disponibiliza MUITOS textos introdutórios, artigos acadêmicos (em PORTUGUÊS e inglês), informações sobre os pesquisadores envolvidos, links etc. REFERÊNCIA em sites em PORTUGUÊS.

NICS - Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora - UNICAMP
http://www.nics.unicamp.br/atual/inicial.html
Centro interdisciplinar de pesquisas da UNICAMP (SP), chefiado pelo prof. Jônatas Manzolli (que participuo da banca de exame de minha monografia de mestrado), e orientado para "pesquisa de diferentes manifestações que tenham o som como objeto de conteúdo informacional". Grande parte da produção do Centro é voltada para síntese  matemática de sons, simulação computacional, composição musical contemporânea e instrumentos musicais virtuais. No site estão listados os pesquisadores e envolvidos no Centro, os projetos desenvolvidos e todas os artigos acadêmicos  produzidas no Centro  (acesso -- um pouco complicado --  aos textos integrais). 
(em PORTUGUÊS e inglês)

RoBoser
http://www.ini.unizh.ch/~jmb/roboser.html

Site de apresentação do RoBoser, um robô que cria música a partir de sua moviemntação e interação com  ambiente onde está situado. O RoBoser usa tecnologia de redes neurais, e é um produto de parceria entre o NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora) da UNICAMP (ver link acima) e do Instituto de Neuroinformática da Universidade de Zurique (Suíça). Esta página html traz uma descrição da pesquisa e do robô, e links para os sites dos pesquisadores e do Centros de pesquisa relacionados ao projeto. (em inglês)
Para mais informações sobre o RoBoser, pode-se consultar também o capítulo 5 de minha monografia de mestrado

Information Structures in Music - Karlsruhe Univ.
http://i11www.ira.uka.de/~musik/
Centro de pesquisas da Universidade de Karlsruhe (Alemanha) que usa sistemas computacionais para análise e composição automática de arranjos e variações em música. A pesquisa utiliza metodologias de redes neurais e também de regras lineares, como as de gramáticas gerativas. O site traz informações gerais sobre o Centro, seus professores e sua história, definições resumidas de conceitos envolvidos nas pesquisas (como redes neurais, gramáticas gerativas etc.), e alguns softwares desenvolvidos no Centro, incluindo o Harmonet, que usa um modelamento de redes neurais para compor automaticamente harmonizações a quatro vozes, no estilo barroco, de quaisquer melodias tonais, além de uma lista completa de publicações do Centro (com acesso aos textos publicados),  informações sobre seus cursos, uma lista de referência bibliográfica para pesquisas sobre relações entre música e ciência da  computação, e alguns links de sites envolvendo música e ciência da computação. Em inglês (a maior parte do site) e alemão. 

Centre for Computational Musicology and Computer Music - Univ. Lemerick
http://www.ul.ie/~ccmcm/
Departamento de Musicologia Computacional da Universidade de Lemerick (Irlanda), centrado em acústica, psicoacústica, síntese e programação de sons e composição, e com pesquisadores como Nial Griffth. O site traz uma descrição do Departamento e de seus cursos, informações e lista de publicações de seus professores e uma agenda de eventos. (em inglês)

Music cognition group - Jyvaskyla Univ.
http://www.jyu.fi/musica/cognition/index.html
Centro de pesquisas da Universidade de Jyvaskyla  (Finlândia),  com pesquisadores de vários objetos de interesse dentro dos estudos em cognição musical: etnomusicologia cognitiva, estuds sobre percepção de tonalidade, timbre, improvisação, várias formas de modelamento matemático etc. O site traz um pequeno resumo dos interesses do grupo, uma lista dos pesquisadores participantes e outra das principais publicações  do grupo (resumos), e informalções sobre seu mestrado em Múisca, Mente e Tecnologia (Music, Mind and Technology). Há colaboração com outros centros de pesquisas na Finlândia, como Cognitive Brain Research  (Univ. Helsinki). (em inglês)

Expressive performance - Uppsala Univ. 
http://hem.passagen.se/expperf/
Este Insituto da Universidade de Uppsalla (Suécia) orienta suas pesquisas para relações entre formas cinestésicas (cognitivas) comuns em efeitos expressivos em música, dança e outras artes. O site oferece textos resumidos relacionados à produção do  Instituto, lista de bibliografias (sem links!) e emails dos pesquisadores. (em inglês) 

The Science of Music Performanc - Royal Institute of Tecnology
http://www.speech.kth.se/music/

Grupo de um Centro  de pesquisas em fala, música e comunicação de Estocolmo (Suécia), focado em estudos de comparação de "características da locomoção humana com andamentos em performance musical" voltado para aplicações computacionais. O site traz informações sobre os cursos, professores,  grupos de pesquisa, resumos e textos de congressos e eventos; incluindo o Stockholm Music Acoustics Conference - 2003, que reuniu pesquisadores em áreas como acústica de instrumentos, performance musical, instrumentos virtuais, síntese de sons em várias metodologias,  softwares etc.  O  site também disponibiliza softwares  desenvolvidos no Centro  (todos, ao que parce, com download GRATUITO) de som e música, incluindo um programa de gravação e análise de som (o WaveSurfer) e vários de performance automática de arquivos de música, com controle da expressividade através de parêmetros e  gráficos. Em inglês (a maior parte do site) e sueco (a maior parte dos cursos). 

Unit for the Study of Musical Skill and Development - Univ. Keele
http://www.keele.ac.uk/depts/ps/musacts.htm
Centro de pesquisas da Universidade de Keele (Inglaterra), que desenvolve pesquisas interdisciplinares envolvendo música, psicologia, cognição, desenvolvimento infantil e assuntos correlatos, e chefiado pelo Prof. John Sloboda. O site traz informações sobre os membros do Centro e suas  publicações (não disponíveis), acesso ao curso de mestrado em psicologia musical (MSC) de Keele , e também sobre encontros de pesquisas promovidos pelo Centro. (em inglês) 

MIND Institute Website
http://www.mindinst.org/

Centro  de pesquisas da Universidade da Califórnia (Music Intelligence Neural Development Institute), formado, entre outros,  por Gordon Shaw, um dos principais pesquisadores do chamado "efeito Mozart", de desenvolvimento infantil de capacidades cognitivas a partir da exposição de crianças à música erudita, especialmente Mozart (aguarde mais informações). O projeto de pesquisa consiste na formação,  aplicação e avaliação de programas  educacionais envolvendo música, em um centro de ensino mantido pela Universidade. O site traz informações sobre o Instituto, suas atividades  e membros acadêmicos, muitas e muitas publicações, falando principalmente sobre o efeito Mozart. (em inglês)

Institute for Music & Brain Science - Harvard University
http://adams.mgh.harvard.edu/brainmusic/
Instituto da Universidade de Harvard (EUA) voltado para pesquisas (e tratamentos médicos) voltados para a fisiologia e as perturbações neurológicas ligadas a diferentes aspectos da atividade musical, em especial as capacidades auditivas.  Entre outras informações, o site disponibiliza algumas figuras (posters) com explicações simples sobre o funcionamento do cortex auditivo e outros assuntos correlatos (ex. canto de pássaros),  uma bibliografia extensa sobre processamento cortical auditivo (sem links!), e informações resumidas sobre pelo menos um curso dado pelo Instituto, Music Mind and Brain, O Instituto possui  ligação com outros Institutos de pesquisa dentro de Harvard (ex. Mind-Brain-Behavior Interfaculty Initiative at Harvard University). 

Music and the Brain - Univ. Glasgow
http://www.music.gla.ac.uk/HTMLFolder/Research/BrainMus/bm-intro.html
 
Projeto de pesquisa da  Universidade de Glascow, do pesquisador Edurardo Miranda (do Brasil), sobre projetos e modelos de instrumentos musicais controlados somente por ondas cerebrais. Este endereço traz um resumo do projeto, currículo dos participantes e textos e ilustrações. (em inglês)    

The Science and Music Group - Univ. Cambridge
http://www.mus.cam.ac.uk/~ic108/SM/SM.html
Grupo de estudos liderado por Ian Cross, da Universidade de Cambridge (Inglaterra), voltado para "todos os tópicos ligados a relações entre ciência e música, particularmente psicologia musical, ciências cognitivas e aplicações computacionais em pesquisas em música". A página  apresenta um resumo da produção de todos os pesquisadores que fazem parte do Grupo, com links para aprofundamento e contato com seus respectivos trabalhos. (em inglês) 

Ethnomus 172A - Cognitive Psychology of Music (Univ. California)
http://www.ethnomusic.ucla.edu/courses/172a/Index.htm
Curso da Universidade da California, parte do porgrama de graduação em etnomusicologia. O curs faz uma visão geral de vários pontos importantes nos atuias programas de pesquisa em cognição msuical, em especial a percepção auditiva, desenvolvimento cognitivo, música e emoção e semiótica musical. O site, atualizado a cada versão do curso (todo ano), traz bibliografias e textos COMPLETOS para CADA aula do curso, além de gravações de exemplos. REFERÊNCIA. (em inglês)  

Scala Home Page
http://www.xs4all.nl/~huygensf/scala/
 
O software  Scala é "uma ferramenta poderosa para a experimentação com afinações musicais, tais como escalas de entonação justa, temperamentos iguais e históricos, escalas microtonais e macrotonais, e escalas não-ocidentais. Suporta a criação da escala, a edição, a comparação, análise, armazenamento, ajuste da geração dos instrumentos eletrônicos, e da geração e conversão de afinações em  MIDI. Tudo isto é integrado em um único aplicativo com uma grande variedade de rotinas e de métodos matemáticos de criação de escalas. Além disso, uma biblioteca muito grande das escalas está livremente disponível para o Scala, e pode ser usada para a análise e a criação em música". O site disponibiliza o downlad gratuito do programa, seção de ajuda, exemplos  etc. Muito interessante! (em inglês)

E105 Rhythm and Cognition (Univ. Indiana) 
http://www.indiana.edu/~gasser/E105/
Curso da Universidade de Indiana, ministrado pelo pesquisador Mike Gasser (1995), sobre modelos matemáticos e computacionais de várias manifestações rítmicas (ritmo verbal,  ritmo musical, ritmo na natureza etc.). O site tem todas as informações sobre o curso, incluindo bibliografia, biografia,  pequena lista de links  e um resumo de TODAS as aulas, uma por uma, incluindo seções de laboratório e revisões antes do exame final. (em inglês)

MUSC 726A Music, Acoustics and Cognition (Univ. South Carolina)
http://www.music.sc.edu/fs/bain/vc/musc726a/index.htm
Curso da Universidade da Carolina do Sul (Depto. de Música), sobre as relações cognitivas entre música e cérebro. Mais voltado para fisiologia da percepção auditiva. A página do curso disponibiliza informações completas, incluindo bibliografia, links e resumos dos textos do curso (a maioria dos arquivos em formato.pdf). (em inglês)   

PSY 312F--Cognitive Development (Univ. Toronto)
http://www.erin.utoronto.ca/~w3psygs/312/00312index.html
Página de um curso sobre desenvolvimento cognitivo, da Universidade de Toronto, ministrado pelo Professor Schellenberg, um dos principais combatedores do chamado "efeito Mozart", de desenvolvimento infantil de capacidades cognitivas a partir da exposição de crianças à música erudita, especialmente Mozart (aguarde mais informações). o site traz a bibliografia completa do curso e resumos de algumas das aulas. (em inglês)  

Music Research
http://www.music.miami.edu:591/musicResearch/index.htm
Vasto banco de links  relacionads a pesquisa em música: periódicos, instituições, bibliotecas virtuais e sites de busca. O site é mantido pela Universidade de Miami (EUA). (em inglês)

 




TOPO 




COGNIÇÃO MUSICAL - SOCIEDADES 

 

ESCOM - English
http://musicweb.hmt-hannover.de/escom/english/index.htm
Site oficial da Sociedade Européia de Ciências Cognitivas aplicadas à Música (European Society for the Cognitive Sciences of Music), sediado em Bruxelas (Bélgica) O site traz  formas de afiliação na Sociedade, além de  informações de MUITOS encontros promovidos pela Sociedade, MUITOS links, e TODOS os artigos (resumos) de seu periódico acadêmico, chamado Musicae Scientiae.  REFERÊNCIA! Em inglês, francês, italiano e espanhol. 

SMPC -  Society for Music Perception and Cognition
http://www.musicperception.org/index.html
O site oficial da Sociedade Internacional para a Percepção e Cognição Musicais. Traz informações gerais sobre objetivos e integrantes da entidade, informações detalhadas sobre encontros da sociedade e páginas dedicadas aos periódicos acadêmicos oficiais da entidade, entre eles o importante Music Perception, além de muitos links de sites ligados ao assunto. (em inglês)

The official ICMPC Website
http://www.icmpc.org/

Site oficial da Conferência Internacional de Cognição e Percepção Musicais (International Conference of music Perception and Cognition), realizada a cada dois anos em diferentes lugares ao redor do mundo e por direfentes organizações responsáveis. O site traz links para as páginas de cada uma das edições da Conferência, e também formas de subscrição para as Conferências futuras. (em inglês) 

Sempre - Society for Education, Music and Psychology Research
http://www.sempre.org.uk/

Site da Sociedade para Pesquisa em Educação, Música e Psicologia, sediado na Universidade de Sheffield (Inglaterra). O site disponibiliza informações sobre formas de filiaçã, seus membros, encontros e congressos, seu periódico acadêmico oficial (Psychology of Music), uma interessante lista de links, e um diretório de cursos em psicologia musical ao redor do mundo; além disso, há também os arquivos completos de um fórum de discussão bastante vasto a respeito de psicologia musical, chamado de Psymus. Vale a pena dar uma olhada! (em inglês)

The Society for Ethnomusicology, Inc.
http://www.indiana.edu/~ethmusic/
Site oficial da Sociedade Internacional de Etnomusicologia, sediado na Universidade de Indiana (EUA). O site, vencedor de vários prêmios em web-pages, traz informações sobre filiação à Sociedade, notícias, encontros e conferências,  vagas em  cargos do mundo todo relacionados à etnomusicologia, publicações, um fórum de discussão voltado para etnomusicologia, e um sem-número de links  de diferentes recursos em etnomusicologia e estudos de culturas musicais as mais diferentes (arquivos, periódicos, listas de discussão etc.), incluindo uma lista de links para cursos  de formação acadêmica em etnomusicologia, do mundo todo (programs). (em inglês)

SMT - Society for Music Theory
http://www.societymusictheory.org/
Site oficial da Sociedade Internacional para Teoria Musical. Disponibiliza informações sobre membros, publicações oficiais da entidade (incluindo o Music Theory Online -- http://www.societymusictheory.org/mto/index.html -- , dispnibilizado na íntegra em seu site exclusivo) publicação de notícias SMT Newsletter), eventos, e uma lista polpuda de links e bibliografias sobre introdução, instituições  e estudos aprofundados em teoria musical. (em inglês) 

SACCOM - Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música
http://www.saccom.org.ar/index2.htm
Site oficial da Sociedade Argentina para Ciências Cognitivas em Música (!!!). O site tem partes ainda em construção, e atualmente  traz informações sobre encontros promovidos pela Sociedade, contatos de membros da diretoria e links relacionados ao tema. Em espanhol - futuramente uma versão em inglês.  




TOPO






COGNIÇÃO MUSICAL - BIBLIOTECAS VIRTUAIS

Estes links estã voltados principalmente para páginas com textos completos (livros e artigos) sobre diferentes aspectos de teorias cognitivistas aplicadas a música. Outros textos poderão ser encontrados nas páginas de  periódicos científicos relacionados à cognição musical, de portais sobre cognitivismo e em alguns sites pessoais de pesquisadores da área, além dos vários textos online inclusos na bibliografia de minha tese de mestrado.

Para uma introdução sobre o que é e qual é o interesse das ciências cognitivas, consulte minha página sobre cognição musical.



Radio-Canada.ca - 
Découverte - Le cerveau musical
http://radio-canada.ca/tv/decouverte/26_music/index.htm 
 
Transcrição online de uma reportagem de uma TV canadense, sobre as pesquisas  de Isabelle Peretz a respeito das relações entre música e cérebro. (em francês)  

Jos Kunst 
Making sense in music (1978) (contents)
http://www.joskunst.net/proefschrift/proefschrift_1.html
Livro seminal sobre relações entre múscia e lógica, que, ao que parece, influenciou toda a aplicação de modelos computacionais à música ns últims 25 anos. O livro está disponível NA ÍNTEGRA, em formato html. O site oficial do autor (já falecido) traz biografia, textos completos, comentários de sua obra, lista de concertos etc. (em inglês)

Ken Overton
Fred Lerdahl's Attack on Serialism
http://music.dartmouth.edu/~kov/lerdahl/Overview.html
 
Discussão esquemática de um artigo do pesquisador Fred Lerdahl ("Cognitive Constraints on Compositional Systems".  Contemporary Music Review, 1992, vol. 6.), que expõe as principais características da teoria da gramática musical de Lerdahl e Jackendoff.
Para interessados na teoria de Lerdahl e Jackendoff, posso sugerir a leitura do capítulo 4 de minha tese de mestrado.  

Doctoral Dissertations in Musicology-Online
http://www.music.indiana.edu/ddm/
Site de publicação americana, sediada na Universidade de Indiana, que reúne mais de 1200 REGISTROS de teses de doutorado em musicologia e áreas afins (teoria musical, etnomusicologia etc.). O site tem mecanismos de busca por título, autor  ou palavras-chave da tese, mas não disponibiliza a tese em si (só a ficha catalográfica). (em inglês) 

Stephen McAdams 
Audition Cognitive Psychology of Music 
(In The Mind-Brain Continuum, MIT Press, 1996). Médiathèque de l'Ircam
http://mediatheque.ircam.fr/articles/textes/McAdams96a/
 
Artigo (disponível NA ÍNTEGRA) oriundo de uma coletânea sobre  perspectivas na relações entre música e cérebro. O autor descreve minuciosamente os mecanismos cerebrais envolvidos na audição, e sua relação com princípios musicais. (em inglês)

Carole B. Miller
Take 2 Tunes and Call Me in the Morning
http://www.mostlywind.co.uk/dissertation.html
Dissertação disponível na íntegra, estudo sobre o uso da música como "adjunto analgésico", especialmente em músicos. O site pessoal da autora também traz uma lista de links sobre música e psicologia. (em inglês)

Musicoterapia
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-med/temas/med5/med5t42000/musicoter/capa.htm
Breve introdução à musicoterapia, apresentada como trabalho de final de ano no curso de medicina da Universidade Federal de SP. Com uma seção de links bem ampla, e em PORTUGUÊS. 




TOPO