MARCELO MELLO  (2004). Links da World Wide Web. 

Voltar para índice.

Voltar para http://www.marcelomelloweb.cjb.net.

 

Links

COGNIÇÃO - SITES DE REFERÊNCIA, CURSOS E TUTORIAIS


Estes links estão voltados principalmente para páginas com referências em cognição, páginas de cursos sobre assuntos cognitivos e sites introdutórios (tutoriais) sobre diferentes aspectos do cognitivismo e assuntos afins.  

Para uma introdução sobre o que é e qual é o interesse das ciências cognitivas, consulte minha página sobre cognição musical.

PORTAIS DE INTERESSE GERAL
TUTORIAIS, CURSOS E REFERÊNCIAS - NEUROCIÊNCIAS

TUTORIAIS, CURSOS  E REFERÊNCIAS - FILOSOFIA

TUTORIAIS, CURSOS  E REFERÊNCIAS - OUTRAS ÁREAS
COGNIÇÃO - INSTITUIÇÕES E SOCIEDADES 

PORTAIS DE INTERESSE GERAL

CogNet
https://cognet.mit.edu/
Página que reúne todos os recursos do renomado Instituto  de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology - MIT) voltados  para o estudo da cognição. O que inclui centenas de livros publicados pela editora do Instituto (acesso reservado para assinantes),  informações sobre todos os cursos das universidades americanas a respeito de congnição e termos correlatos, agendas atualizadas de artigos e encontros em ciências cognitivas, em mais seções do OpenCoureWare,  seção do instituto reservada a materiais de muitos dos cursos do Instituto, disponíveis sem restrições! REFERÊNCIA (em inglês)

Cognitive Science Humanities and the Arts
http://www.hfac.uh.edu/cogsci/index.html
Site voltado inicialmente para relações entre cognição, ciências humanas e artes, em seus vários tópicos secundários. O site traz bibliografia de vários assuntos (pouco produtiva de ser consultada, por sinal...) e alguns recursos de links,  cursos e periódicos científicos, encontros e seminários etc. (em inglês)

Literature, Cognition & the Brain
http://www2.bc.edu/~richarad/lcb/home.html
Site voltado para relações entre literatura e cognitivismo, em múltiplas relações. O site traz uma bilbiografia extensa sobre este tema, e mais links, artigos e resenhas. (em inglês) 

Human Intelligence  - biographical profiles, current controversies, resources for teachers
http://www.indiana.edu/~intell/index.shtml
Ao que tudo indica, este é um grande portal de dados a respeito de estudos científicos que explicam o funcionamento da inteligência humana. O site traz biografias de pesquisadores, mapas cronológicos, artigos profundos sobre temas controversos etc., num texto bastante navegável entre conceitos e temas diversos. (em inglês).

Intelliwise Digital Booklets
http://www.intelliwise.com/
Site de empresa paulistana voltada para projetos e seminários envolvendo metodologias de inteligência artificial. O site é em inglês, mas a home page de seu criador, Sérgio Navega, tem uma versão em PORTUGUÊS. Contém muitos e muitos artigos, exemplos de seminários da empresa, um alista da grupos de  discussão sobre ciências cognitivas em inglês e PORTUGUÊS,  e uma coleção ENORME  de links, de textos (alguns raros), livros completos online, instituições e laboratórios, cursos nacionais e internacionais, pesquisadores nacionais e internacionais etc. tudo sobre ciências cognitivas (principalmente inteligência artificial).   

 

Topo.

 

 

 

TUTORIAIS, CURSOS E REFERÊNCIAS - NEUROCIÊNCIAS

Neuroscience for Kids - Explore the Nervous System
http://faculty.washington.edu/chudler/introb.html
Um guia introdutório, bastante extenso, acessível e muito bem-humorado, sobre os atuais estudos do cérebro. A lista de assuntos é bastante grande, e abarca conceitos de anatomia do cérebro e do sistema nervoso, funcionamento do cérebro e do neurônio, estudos comportamentais, drogas, desordens cerebrais etc. Para cada assunto, uma página, e links de montão. REFERÊNCIA! (em inglês)

The W.U.S.M. Neuroscience Tutorial
http://thalamus.wustl.edu/course/
Pequeno livro on-line, com uma introdução ao estudo do cérebro e do sistema nervos: anatomia, fisiologia, interligação etc. Bastante didático! (em inglês) 

Neuroguide.com - Neurosciences on the Internet
http://www.neuroguide.com/
Lista de links, com classificação acurada e sistema de busca, sobre todo tipo de assunto referente ao cérebro e à neurobiologia:  bancos de dados, centros de pesquisa, doenças, imagens, periódicos etc. Divirta-se! (em inglês)

Clinical Neurophysiology on the Internet
http://www.neurophys.com/
Banco de links, extremamente classificado, sobre os ramos do conhecimento relativo à neurofisiologia: técnicas de estudo, potenciais cerebrais, disfunções etc. (em inglês)

Split Brain Consciousness
http://www.macalester.edu/~psych/whathap/UBNRP/Split_Brain/Split_Brain_Consciousness.html
Conjunto de textos curtos a respeito de seqüelas comportamentais em pacientes que tem suas ligações entre os dois hemisférios cortadas, como tratamento de fortes crises de epilepsia. Além dos textos, o site traz 

Founders of Neurology
http://www.uic.edu/depts/mcne/founders/
Guia introdutório a nomes importantes da história da neurologia e da neuropsicologia. Cada nome está associado a uma página com foto e uma pequena biografia. (em inglês) 

http--crl.ucsd.edu-courses-commdis-pdf-20010111.pdf
http://crl.ucsd.edu/courses/commdis/pdf/20010111.pdf
Notação de aula de parte de um curso sobre cérebro e aquisição da linguagem. O arquivo pdf traz uma história diagramática do estudo do cérebro na humanidade e nas ciências. (em inglês)

mapa de Brodmann
http://spot.colorado.edu/~dubin/talks/brodmann/brodmann.html
Parte de uma palestra do autor do site, que contém a melhor reprodução do mapa de Brodmann do cortex cerebral que consegui encontrar na Internet. O site pessoal do autor também tem outras informações. (em inglês)
Para saber o que é mapa de Brodmann,  pode-se consultar também o capítulo 2 de minha tese de mestrado.    

B-EYE- The World Through the Eyes of a Bee
http://cvs.anu.edu.au/andy/beye/beyehome.html
Experimento de um neurocientista que estuda os processos de visão, e que desenvolveu um programa para ajudá-lo a entender melhor como uma abelha vê o mundo... Isso mesmo! Há uma explicação sobre o programa, algumas imagens de exemplo da "visão" da abelha e pode-se mandar qualquer figura para lá, para poder ser transformada numa "visão de abelha"! Só por curiosidade... (em inglês) 

 

Topo.

 

 

 

TUTORIAIS, CURSOS  E REFERÊNCIAS - FILOSOFIA

EpistemeLinks.com For Philosophy Resources on the Internet
http://www.epistemelinks.com/index.asp
Portal de recursos diversos (bibligrafias, sites, artigos, periódicos, autores etc.) a respeito dos mais variados assuntos e autores  dentro da filosofia. Além dos site cadastrados, há também buscas automáticas em temas de filosofia, em diretórios de vários sites de busca. REFERÊNCIA para o estudo aprofundado em filosofia. (em inglês)

Philosophical Dictionary A - E
http://www.philosophypages.com/dy/
Parte de um site voltado exclusivamente para filosofia, este dicionário de biografias e termos filosóficos oferece textos curtos em cada verbete, e links apropriados para cada conceito. O resto do site também é bem interessante! (em inglês)

The Epistemology Page, by Keith DeRose
http://pantheon.yale.edu/~kd47/e-page.htm
Extensa página com muitas e muitas informações sbre o atual estado dos estudos sobre epistemologia: bibliografia extensa (com links!), vasta lista de cursos sbre epistemologia em várias universidades ao redor do mundo, e descrição dos principai pnotos e estudiosos ligados a esta área. (em inglês) 
Para saber mais sobre epistemologia, pode-se consultar alguns de meus textos sobre cognição musical.

Phenomenology and Cognitive Science
http://lgxserver.uniba.it/lei/mind/topics/00000032.htm
Extensa bibliografia a respeito do tema (fenomenologia e ciência cognitivas), de um pesquisador italiano. A maioria dos textos citados está disponível na Internet (em inglês)
Para saber mais sobre fenomenologia, pode-se consultar também o capítulo 2 de minha tese de mestrado

Semiotics
http://carbon.cudenver.edu/~mryder/itc_data/semiotics.html
Respeitável lista de links organizados de acordo com as àreas de interesse do estudo da semiótica: introduções, história, periódicos, temas específicos, autores recentes e antigos  etc. (em inglês)

The Foucault Pages at CSUN
http://www.csun.edu/~hfspc002/foucault.home.html
Página dedicada a Foucault, o mestre francês das ciências humanas, com uma lista biográfica/bibliográfica, fóruns de discussão e links a respeito dele. (em inglês) 

The Wittgenstein Portal
http://www.wittgenstein-portal.com/
Extensa lista de links e mais links a respeito de Wittgenstein, importante filósofo alemão do século XX. (em inglês)

 

Topo.

 

 

 

TUTORIAIS, CURSOS  E REFERÊNCIAS - OUTRAS ÁREAS

175-316 Evolution, Learning and Culture (Univ. Massey)
http://evolution.massey.ac.nz/
Site do  curso de uma universidade da Nova Zelândia, a respeito de teorias evolucionistas sobre a mente humana ("Evolução, aprendizado e cultura"). Inclui toda a documentação do curso: bibliografia, links, listas de discussão entre o participantes e TEXTOS INTEGRAIS usados em cada aula. (em inglês) 

Explorations in Learning & Instruction _ Theory Into Practice (TIP)
http://tip.psychology.org/index.html

Site sobre aspectos cognitivos de teorias e práticas educacionais. Voltado para a introdução de mais de 50 teorias cognitivas, em suas relação com educação; cada uma destas "introduções" indica bibliografias básicas e links específicos. Também introduz vocabulários de conceitos e domínios da teoria da educação,e links a respeito do assunto. (em inglês) 

Radical Constructivism
http://www.univie.ac.at/constructivism/
Corrente teórica cognitivista, que, ao que parece, se baseia nos trabalhos de autores como Piaget, Varela, da cibernética nos anos 1950, etc. Este site é um portal de referência completa no assunto, com lista de autores, bibliografia, textos, periódicos, links etc. Organização simples, eficiente e impecável! (em inglês) 

CogWeb Cognitive Cultural Studies
http://cogweb.english.ucsb.edu/index.html
Extensa lista de recursos da Web (intrduções aos temas, sites, bibliografias, e principalmente artigos) sobre pensamentos e autores relacionados a uma relação entre cognição e cultura humanas. Muita coisa, e enfoque original dentro deste assunto na  web! (em inglês)

Becoming Human Paleoanthropology, Evolution and Human Origins
http://www.becominghuman.org/
Especial para a televisão, feito pelo Instituto sobre as Origens do Homem da Universidade do Arizona (EUA), sobre as tais (as origens do homem) e cujo filme está disponível NA ÍNTEGRA e gratuitamente. O site recomenda conexão de alta velocidade com a Internet (banda larga). (em inglês)

Primate's World. Conservation, Behavior and Language.
http://www.primatesworld.com/
Guia de referência para links e textos sobre a vida e o comportamento (inclusive cognitivo) dos primatas (chimpanzés, gorilas, orangotangos etc.), os animais mais semelhantes aos animais humanos. Tópicos se dividem em características da sua linguagem, comportamento, cérebro, emoções, vida selvagem, vida em cativeiro, fotos, notícias etc. Membro de um conjunto de páginas da Internet dedicado aos direitos e preservação dos primatas (Save a Primate WebRing). (em inglês) 

AI on the Web
http://www.cs.berkeley.edu/~russell/ai.html#logic
Página simples (html) com dezenas (centenas!) de links da web devotados ao estudo de inteligência artificial (Artificial Intelligence, AI), com textos teóricos, sites de pesquisadores, biblitecas virtuais, programação voltada a inteligência artiicial etc, classificados a partir de sub-assuntos diversos (linguagem natural,  robótica, lógica etc.). (em inglês)

Connectionist Models of Cognition
http://lsa.colorado.edu/~simon/cmc/
Série de textos em formato html com uma introdução à conceituação e ao funciomanamento de vários tipos de redes neurais, com um programa (miniaplicativo Java) que simula redes, para ser usado como exemplo durante a leitura do texto. (em inglês)

Basic MI Theory
http://www.ibiblio.org/edweb/edref.mi.th.html
Site organizado como uma rápida introdução à teoria da inteligênicas múltiplas (ing. Multiple Inteligences, MI), do pesquisador Gardner. Textos curtos para cada aspecto da teoria. (em inglês)

KITP - Dynamics of Neural Networks From Biophysics to Behavior
http://www.itp.ucsb.edu/activities/neuro01/?id=3
Site de uma universidade de Santa Barbara (EUA), com um curso sobre relações entre redes neurais e teorias cognitivistas,  disponibilizando material completo sobre o curso, com textos e slides de cada aula (um encontro de cientistas relacionados). (em inglês) 

 

Topo.

 

INSTITUIÇÕES E CENTROS DE PESQUISA 

Brain and Cognitive Sciences at the University of Rochester
http://www.bcs.rochester.edu/
Site de um centro de neurocognologia da Universidade de Rochester (EUA), falando das pequisas  e dos pesquisadores, eventos, links e informações sobre cada um dos cursos do programa de graduação (materiais detalhados, só para estudantes matriculados). (em inglês) 

Institute for Learning and Brain Sciences (I-LABS -- Washington Univ.)
http://ilabs.washington.edu/index.html

Comandado pela casal de pesquisadores Andew Meltzoff e Patricia Kuhl, o objetivo declarado deste centro de pesquisas interdisciplinar da Universidade de Washington, é fazer de Seattle (EUA) "o centro da pesquisa científica sobre educação no século 21". Entre os variados temas de pesquisa, estão relações entre cérebro e aprendizagem, neuroplasticidade, inteligênica artificial, desenvolvimento de bebês etc. O site traz  uma bibliografia da produção do Instituto (sem links!), informações e publicações de seus membros (com links!), informações sobre cursos e simpósios etc. (em inglês)

neuroMod (conexionism)
http://www.neuromod.org/
Site do Grupo de Modelamento Cognitivo e Neural (Neural and Cognitive Modeling Group) da Universidade de Amsterdam. O site traz muitas publicações sobre conexionismo e psiciologia cognitiva, mas o mais interessante é um simulador de redes neurais configurável, com download gratuito (Nutshell), e um banco de dados sobre dezenas de diferentes formas de redes neurais catalogadas, além de uma lista delinks e  informações sobre cursos e eventos do Grupo.  (em inglês)

Center for the Cognitive Science of Metaphor
http://www.uoregon.edu/~uophil/metaphor/metaphor.htm
Site de um centro de estudos sobre a metáfora com princípio cognitivo, da Universidade do Oregon (EUA), com textos, bibliografia e extensa lista de links. (em inglês)
Para saber mais sobre a teoria da Gestalt, pode-se consultar também o capítulo 6 de minha tese de mestrado

20th WCP Philosophy and Cognitive Science
http://www.bu.edu/wcp/MainCogn.htm
Site de um Congresso de Filosofia anual (eu acho), em Boston, como TODOS os textos INTEGRAIS apresentados em todos os anos. Serviço de busca e lista de palavras chave; o link acima, especificamente, leva para a página de apresentações de 1998 sobre ciêncais cognitivas. Muitos textos. (em inglês)

Jean Piaget Society
http://www.piaget.org/index.html
Site oficial da Sociedade Jean Piaget (Jean Piaget Society), interessada em " explorar a natureza do desenvolvimento construtivo do conhecimento humano", com bibliografia, bibliografia introdutória, links,  listas de discussão e anúncios, além de informações sobre o autor e a própria Sciedade, como encontros e pubilicações. (em inglês)

Laboratory of Comparative Human Cognition
http://lchc.ucsd.edu/index.html
Site de um centro de pesquisas em desenvolvimento cognitivo, da Universidade da California, que indica como seu  objetivo o de "compreender a construção histórica da vida humana". O programa de pesqusia se interessa pela "realização coletiva de práticas do conhecimento": cognição, aprendizagem, educação, relações sociais do poder, socilogia da ciência  etc. O site traz informações e muitos textos de cada pesquisador, cursos e seminários do Laboratório (por cima), links, fórum de discussão etc. Prato cheio! (em inglês)

Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação
http://www.ispegae-oipr.com.br/index.php

Centro instalado em São Paulo (SP), especializado em cursos sbre psicmtricidade para pedagogos e demais interessados, com um prograam de pós-graduação. O site traz informações sbre psicomotricidade, uma lista de cursos do Centro e uma bilbiografia inicial, além de links  sobre o assunto e cópias escaneadas do pequeno periódico do Centro. Em PORTUGUÊS.  

GMDRB - Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos (USP)
http://www.fisio.icb.usp.br/crono/
Site sobre um grupo de estudos da Universidade de São Paulo sobre a cronobiologia, estudo dos "relógios biológicos" que regulam os organisms vivos. O site traz textos, links, pesquisas e grupos de discussão sobre o tema, tudo em PORTUGUÊS. 

P l u r i v e r s u  Núcleo de Estudos de Complexidade
http://www.geocities.com/pluriversu/
Núcleo de estudos voltado para soluções e apresentações sobre aplicações do pensamento sistêmico, e sua relação com teorias cognitivas. O site traz biografias dos colaboradores, muitos textos sobre diferentes áreas científicas e culturais ligadas ao tema do núcleo, links e notícias. EM PORTUGUÊS.

Movimento de Etnopedagogia
http://sites.uol.com.br/vello/
Site de um "movimento" teórico que reúne esforços e recursos (textos, slides, links, bibliografias etc.), nacionais e internacionais, para unir conceitos em etnologia e métodos e teorias pedagógicas. Alguns dos membros deste núcleo de estudos também participam do Núcleo de Estudos de Complexidade, listado acima. EM PORTUGUÊS. 

HOPER EDUCACIONAL
http://www.hoper.com.br/
Empresa situada no Espírito Santo mas com vários clientes em todo o Brasil, especializada em consultoria e marketing voltados para instituições de ensino superior no Brasil, além de editora de vários livros ligados à conjuntura atual no ensino superior brasileiro. o site traz informações sobre as atividade da empresa, sobre os livros da editora e palestras e cursos ministrados por ela, além de artigos sobre conhecimento, aprendizagem etc., além da possibiliadade de cadastrar-se para receber um newletter mensal da empresa.  Em PORTUGUÊS

Wellness Support Programme - Psychoneuroimmunology
http://www.wellness.org.za/html/pni.html
Oficialmente, a psiconeuroimunologia estuda as relações entre a fisiologia cerebral, os hormônios neurotransmissores e o sistema imunológico humano. No fundo, a psiconeuroimunologia estuda a cognição cerebral para caminhos rumo a uma vida mais saudável e com controle de problemas como o stress. Este Centro de Neuroimunologia de Johannesburgo (África do Sul) oferece artigos, um periódico especializado e serviços como palestras e cursos, além de uma lista de links correlatos. (em inglês) 

 

 

Topo.