MARCELO MELLO  (2004). Links da World Wide Web. 

Voltar para índice.

Voltar para http://www.marcelomelloweb.cjb.net.

 

Links

MÚSICA ERUDITA

São quatro os assuntos básicos dos links destas páginas: informações sobre músicos e compositores; portais com muitas diferentes informações sobre a música erudita de origem européia (música clássica); música moderna ou contemporânea (de vanguarda); sites sobre educação musical.     

Música erudita - compositores
Música erudita - portais

Música erudita - compositores contemporâneos

Educação musical

MÚSICA ERUDITA - COMPOSITORES 

Heitor Villa-Lobos Website-red deer public library
http://www.rdpl.red-deer.ab.ca/villa/villamap.html

Um site só de Villa-Lobos! Biografia bastante fornida, muitos links, informações sobre a música, discografia, bibliografia etc., tudo muito bem organizado. Um problema -- em inglês! Mas confira os links da seção, muitos em português.

Revista Eletrônica de Musicologia
http://www.rem.ufpr.br/
Periódico acadêmico eletrônico, iniciativa da Universidade Federal do Paraná, que disponibiliza TODOS os artigos, NA ÍNTEGRA, de seus seis primeiros volumes (1996 a 2002), de nmes com Eduardo Miranda, Carlo Palombini e Edson Zampronha. As áreas mais abordadas são  história da música e música contemporânea. O site traz índice por autor e assunto. Em PORTUGUÊS e inglês.

Urucungo - Música OnLine
http://urucungo.sites.uol.com.br/
 
Revista eletrônica com artigos de nível avançado a respeito de música erudita e contemporânea. Vale a pena visitar! EM PORTUGUÊS!

Tchaikovsky Catalogue of Works
http://www.users.zetnet.co.uk/blangston/pitch/works.htm 

Lista extremamente bem construída de toda a obra musical do compositor russo Tchaikovsky, com uma breve biografia, informações sobre cada obra (ano de composição, instrumentos etc.) e lista de gravações importantes. Algumas músicas inéditas em gravação (segundo o autor do site) têm também arquivo MIDI. (em inglês)

Bartok's Mikrokosmos Exploring Style and Structure
http://music.uncg.edu/MkSets/html/mkfrmset.html

O site traz uma análise estatística geral  (e algumas pormenorizadas)  de vários detalhes da coleção Mikroksmos do compositor húngaro Bela Bártok, com classificações quanto a escalas, conjuntos de alturas (ptich class), motivações das peças (por exemplo, homenagens a determinados compositores -- Bach, Chopin, Schumman, etc.). Também inclui uma apresentação de técnicas modernas de composição, e links relacionados. Bastante instrutivo! (em inglês)

BWV Bach MIDI
http://come.to/bachmidi
O objetivo deste site é dispor de arquivos MIDI e referências de gravações para TODOS (ou o maior número possível) de peças do compositor alemão J. S. Bach, considerado por muitos como o maior de todos os tempos.  A coleção de MIDIs (como MILHARES de arquivos) está classificada de acordo com os gêneros das peças (cantatas, obras para órgão, para conjuntos instrumentais etc.) e com a numeração de sua obra completa (BWV). Para muitos, este site será REFERÊNCIA no estudo de Bach. (em inglês)

A Johann Sebastian Bach Midi Page
http://www.bachcentral.com/
Site com várias obras de Bach em MIDI, e mais informações relevantes sobre o compositor. (em inglês) 

Bach Central Station
http://www.jsbach.net/bcs/
Coleção de links de sites voltados exclusivamente para  a vida e  a obra de J. S. Bach, organizados por assunto (gravações, biografias,  fotos, instrumentos etc.). 

Well-Tempered Clavier analysis, scores, and digital sound
http://jan.ucc.nau.edu/~tas3/wtc.html
Trabalho primoroso de Timothy Smith (EUA), de disponibilizar, em arquivos Flash, análises completas de CADA UMA das  fugas do primeiro livro do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach, com a gravação completa da fuga (primorosamente tocada por David Korevaar ao piano), a análise em tempo real no arquivo Flash, e textos descritivos sobre cada fuga. Traz ainda informações e links importantes sobre Bach, O Cravo Bem Temperado, fugas, partituras pela Internet etc. Para os amantes desta coleção, de Bach e da música clássica, este site é IMPERDÍVEL. (em inglês)

Music under Soviet rule Contents
http://www.siue.edu/~aho/musov/musov.html
Este site é dedicado a textos (muitos) e links que versam sobre os compositores e a música feita durante o regime soviético, no século XX na Rússia, enfocando especialmente Shostakovithc e Prokofiev, com muitas informações e texts de cmentários aprofundados sobre as história dos compositore s e sua obra, bem como o panorama cultural e musical da época, na União Soviética e no mundo. Muito interessante! (em inglês) 

Archives of DSCH-L@LISTSERV.UH.EDU
http://listserv.uh.edu/archives/dsch-l.html
Arquivos de um fórum de discussão na Internet devotado exclusivamente a Shostakovitch: vida bra, a relação com o governo soviético etc. (em inglês)   

Topo.



MÚSICA ERUDITA - PORTAIS

Karadar Classical Music
http://www.karadar.it

O PORTAL! Biografias de centenas de compositores, com fotos e arquivos MIDI; arquivos mp3, fotos, libretos de ópera, catálogos de obras de compositore etc. Tudo aos milhares! REFERÊNCIA! (em inglês, espanhol e várias outras línguas  --  mas não português!)

Classical Net
http://www.classical.net
 
Portal sobre música erudita, que anuncia milhares (!!!) de arquivos, resenhas de CDs e links (milhares de cada!). REFERÊNCIA! (em inglês)

Vocalist
http://vocalist.org/

Site com centenas de links a respeito de vários assuntos relacionados ao canto e à voz: partituras, exercícios, cuidados com a voz, fórum etc. (em inglês) 

Grove Music
http://www.grovemusic.com

Site da maior enciclopédia musical do mundo, com mais de vinte volumes e milhares de verbetes. O acesso aos verbetes online é pago, e pode-se fazer uma inscrição para uso gratuito por 24 horas... (em inglês)

Allegro
http://www.allegrobr.com/

Site volumoso e muito bem organizado, sobre música erudita, EM PORTUGUÊS! Traz biografias, textos sobre teoria musical, obras de compositores, traduções de libretos etc. REFERÊNCIA, principalmente como introdução online à música erudita.

movimento.com - o seu portal de música clássica na Internet
http://www.movimento.com

O PORTAL! Grande banco de dados referentes à música clássica, que podem ser consultados de várias formas diferentes. O site oferece biografias, listas de obras, comentários, resenhas de CDs, agenda bem organizada de recitais de música erudita etc., etc. EM PORTUGUÊS!

VivaMúsica! - A Agenda de Música Clássica do Brasil
http://www.vivamusica.com.br

Site dedicado a agendas de apresentações e recitais de música erudita em todo o país (ou pelo menos até onde eles conseguirem), consultáveis por data ou por busca em várias palavras-chave. EM PORTUGUÊS!

Divisão de Música da Biblioteca Nacional - Acervo
http://www.bn.br/fbn/musica/acervo.htm
 
O nome um pouco pomposo oferece na verdade uma biografia de cada um dos maiores compositores eruditos da história brasileira, e alguns da música erudita mundial.   EM PORTUGUÊS.

African Music Encyclopedia
http://africanmusic.org/

É isso mesmo que o nome diz: apanhado enciclopédico de sites a respeito de toda a música africana (egípcia, árabe, negra, da África do Sul etc.) ou derivada de lá (o que inclui, por exemplo, o Brasil). Ao que parece, a maioria dos links não é atualizada há tempos, mas a simples citação entre as páginas do site já se torna valiosa informação. (tudo em inglês, incluindo as páginas sobre o Brasil).

Topo.




MÚSICA ERUDITA - COMPOSITORES CONTEMPORÂNEOS

 

Paulo Rowlands
http://paulorowlands.sites.uol.com.br
 
Site pessoal de um grande amigo e companheiro musical, que foi meu colega (meu "veterano"!) em meu curso de graduação na UNICAMP. Muitas informações, partituras para coral, textos sobre coral, composições dele (letra e música etc.) Atenção: na Galeria de fotos 4, na foto do ônibus, tenho quase certeza que o cara dando tchau da janelinha sou eu! EM PORTUGUÊS.

bruno ruviaro
http://eamusic.dartmouth.edu/~bruno/
 
Site pessoal de Bruno Ruviaro, doutorando em composição na Universidade de Stanford. Sua monografia de mestrado está disponível na íntegra, além de vários outros artigos apresentados na Europa e nos Estados Unidos. O site traz ainda partituras e gravações de composições e improvisos seus ao piano, solo e com outros instrumentos. Bruno Ruviaro foi meu colega no curso de graduação em música na UNICAMP, e é um meu grande amigo até hoje. Ele é brasileiro, mas o site é em inglês.

The Circle in the Square by Cliff Crego
http://www.cs-music.com/index.html

Site de um compositor e multi-artista (fotógrafo, poeta etc.) que disponibiliza quase toda sua produção (peças para orquestra, coral, várias combinações de instrumentos, peças didáticas etc.) online gratuitamente, em partituras e gravações organizadas metodicamente. O cara tem meia dúzia de sites, um para cada tipo de projeto no qual está envolvido. (em inglês)

Welcome to the Brain Opera
http://brainop.media.mit.edu/

Site oficial da obra do compositor Tod Machover (2002), da importante Universidade de Massachussets (MIT) dos EUA, que usa  "hiperinstrumentos" digitais especialmente desenhados para a ópera, de interfaces completamente inéditas com os músicos e também com a participáção de platéia, leigos em música ou não, que criam sons musicais apertando botões ou gesticulando afrente de sensores! (em inglês)

Scala Home Page
http://www.xs4all.nl/~huygensf/scala/

O software  Scala é "uma ferramenta poderosa para a experimentação com afinações musicais, tais como escalas de entonação justa, temperamentos iguais e históricos, escalas microtonais e macrotonais, e escalas não-ocidentais. Suporta a criação da escala, a edição, a comparação, análise, armazenamento, ajuste da geração dos instrumentos eletrônicos, e da geração e conversão de afinações em  MIDI. Tudo isto é integrado em um único aplicativo com uma grande variedade de rotinas e de métodos matemáticos de criação de escalas. Além disso, uma biblioteca muito grande das escalas está livremente disponível para o Scala, e pode ser usada para a análise e a criação em música". O site disponibiliza o downlad gratuito do programa, seção de ajuda, exemplos  etc. Muito interessante! (em inglês)

Topo.




EDUCAÇÃO MUSICAL

MusicArrangers.com Lessons for beginners to the very advanced.
http://music-arrangers.com/star-theory/

Curso online gratuito de teoria musical: conceitos de partitura, harmonia e arranjo, organizados num vasto material. Único problema: em inglês.

Web Study Guides, Etc.
http://spider.georgetowncollege.edu/music/burnette/index.html

O autor oferece todos os arquivos de suas aulas sobre música, na Universidade de Gergetown (EUA), o que abarca temas tão variados quanto noções básicas de teoria musical e notação, harmonia, rudimentos de composição, instrumentação de sopros, equipamentos digitais, uma história do rock (!) etc. etc. Please come again! (em inglês)

Ricci Adams' Musictheory.net
http://www.musictheory.net/
Site em formato Flash, com exercícios de treinamento musical: leitura, reconhecimento de intervalos, exercícios para teclado, guitarra etc. É possível fazer  download dos exercícios, para consultas offline. O site oferece ainda uma seqüência de textos (uma apostila?) sobre teoria musical (leitura de partituras, intervalos, acordes etc.), e aplicativs úteis com um gerador automático de acordes e uma folha pautada para impressão. Ferramenta útil e interessante no ensino de música! (em inglês)

ABEM
http://www.abem.pop.com.br/
O site da Associação Brasileira de Educação Musical traz informações sucintas sobre a instituição, formas de associação, informações sobre os encontros e as publicações da entidade e alguns links de interesse. EM PORTUGUÊS. 

NEPEM - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical
http://www.nepem.com.br/index2.html
Centro de Pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que desenvolve "projetos de pesquisa na área de educação musical, presta assessoria e consultoria e desenvolve programas de formação continuada de professores". O site traz informações sobre o núcleo e suas atividades (serviços, eventos etc.), e sobre cada uma das pesquisadores participantes, e futuramente um fórum de discussão e uma revista eletrônica. EM PORTUGUÊS.

 

 

 

 

 

Topo.