O conteúdo desta Apostila de Percepção musical tem como objetivo introduzir e oferecer exercícios práticos de leitura de partituras e de notação musical tradicional. Assim, ela se apresenta como séries independentes entre si e de complexidade crescente, de exercícios selecionados típicos desta prática, e outros desenvolvidos especialmente para a apostila; e recomendadas para estudantes de música (de partituras) a partir do nível o mais iniciante, propondo práticas previstas para se estenderem por aproximadamente 6 a 10 meses de estudo.
Como um conjunto de exercícios práticos, a apostila também se apresenta como um complemento natural de minha Apostila de teoria musical, onde cada um dos principais elementos da notação de partituras é apresentado convenientemente, e que também está na íntegra neste site.
Assim, os exercícios aqui reunidos visam não só praticar a simples leitura musical, como um conteúdo formal e coercitivo, mas também serem usados como possíveis ferramentas de desenvolvimento de percepção e consciência de habilidades musicais, personificadas em elementos específicos e gradativos tais como:
- introdução à leitura relativa de partituras, com exercícios sem clave introdutórios e outros mais aprofundados, para exercitar a leitura de estruturas musicais, para além da leitura melódica restrita baseada em claves;
- introdução a solfejos, em partituras e gravações disponíveis no site; partindo desde melodias com três notas diferentes, passando por melodias formadas de pentacordes até melodias com tessitura de uma oitava;
- introdução gradual de saltos melódicos, partindo desde melodias com graus conjuntos até melodias com variados saltos intervalares;
- introdução a melodias em modo menor, em níveis elementares;
- introdução gradual de elementos de rítmica, de notação de durações musicais e grupos rítmicos básicos, e desenvolvimento gradativo de frases rítmicas mais complexas.
- introdução a compassos compostos, com melodias e frases rítmicas em níveis elementares para este compasso.
- introdução a ditados musicais, como uma atividade extra-apostilar com material incutido nesta página html.
A base da organização dos exercícios de leitura rítmica são os grupos rítmicos definidos nos caderno de leitura e ditado rítmicos, desenvolvidos pelo italiano Pozzoli, bastante difundidos no Brasil pela editora Ricordi; e por isso os exercícios rítmicos atribuídos a ele não seguem a numeração geral dos exercícios da apostila. Também foram incorporados arranjos simples para instrumentos de percussão, para vários ritmos brasileiros, escritos por Edgar Nunes Rocca, como um convite à prática em grupo de ritmos variados.
Finalmente, o complemento final dos exercícios desta apostila engloba também a disponibilidade de exercícios de percepção auditiva, na forma de um metrônomo digital, e também de ditados estruturados melodicamente como solfejos de dificuldade gradativa, como gravações disponíveis abaixo, individualmente e para donwload como grupos completos de arquivos compactados (“zipados”).
Recomenda-se que o estudo de todos e cada um dos exercícios práticos seja estudado de alguma forma observando a contagem do metrônomo, em diferentes andamentos. Num retorno superficial mas bastante rápido, qualquer estudo musical com metrônomo torna o músico muito mais sensível e treinado em manter uma pulsação regular, e perceber variações mais sutis no andamento musical. Além disso, o estudo musical com metrônomo pode permitir uma base sólida para o entendimento do controle motor na execução musical, que quase sempre só pode vir em uma execução lenta e controlada. A meu ver é este o principio da técnica aplicada, no estudo musical. Há um metrônomo digital disponível na barra de botões lateral, nesta página html, e em outros formatos disponíveis neste site .
ATENÇÃO: todos os trechos musicais, exercícios e gravações foram usados com o objetivo exclusivo de estudo e ensino de música. Elas não visam nenhum fim lucrativo e não foram feitas com a intenção de quebrar nenhum direito de copyright, como aliás grande parte do material disponível na internet. Desautorizo o uso de qualquer cópia ou trecho deste material para fins lucrativos, e peço que o uso ou citação de qualquer parte deste material seja devidamente indicado.
Esta apostila também está vinculada às seguintes páginas deste site:
O material de apoio da Apostila de Percepção musical, disponibilizado neste ponto, consiste de arquivos de gravação correspondentes a exercícios da Apostila, para desenvolvimento da capacidade de discernimento auditivo.
Solfejo é um exercício de leitura de partitura idealizado especificamente para ser cantado enquanto é lido. A capacidade de entoar adequadamente a melodia da partitura deve indicar, sub-repticiamente, não só a habilidade de entoar as alturas musicais como canto, mas também a capacidade de compreender mentalmente as estruturas musicais presentes na melodia escrita, e formar uma “imagem sonora” do que está escrito. É claro, esta “imagem sonora” deve ser construída gradativamente através da contínua prática, internalização mental e consciência de estruturas musicais específicas, para além da memorização abstrata de alturas musicais. Ou seja, o cerne da estrutura melódica, em música, está nas relações entre as notas musicais, mais do que na memorização do som de cada nota ou elemento musical (intervalos melódicos, grupos rítmicos etc.).
A seleção apresentada aqui é baseada em pesquisa de literatura variada sobre o assunto e em seleção de repertório musical com relevância para estas habilidades de memorização e consciência de estruturas musicais. E cada um dos solfejos transcritos na Apostila tem disponível aqui também uma gravação instrumental, para audição imediata na própria página e downloads individuais de arquivos mp3 para cada solfejo, assim como um arquivo compactado (zipado) contendo já as gravações de todos os solfejos, no botão do quadro acima.
É uma seleção limitada e introdutória em relação às possibilidades de estudo em solfejos, destacando-se que todos os exercícios de solfejo aqui selecionados, neste nível introdutório, estejam escritos na tonalidade de Do maior. Uma maior profundidade pode ser desenvolvida posteriormente a partir dos próprios títulos listados na Bibliografia desta Apostila.
Os ditados musicais, rítmicos e melódicos, disponibilizados aqui como material de complemento desta Apostila, têm um objetivo análogo ao dos solfejos musicais: desenvolver a capacidade de discriminação de elementos musicais (intervalos , ritmos , etc.) , estabelecendo relações entre estes elementos e transcrevendo estas relações no papel, na parittura musical.
Como prática de distinção e identificação de elementos, além de recomendações similares às do estudo de solfejos (por exemplo: progresso gradativo através da contínua prática, internalização mental e consciência de estruturas musicais específicas, etc.), deve-se enfatizar que os elementos apresentados por um ditado musical só podem ser analisados quando podem estar todos internalizados mentalmente, ou seja depois de memorizados; os ditados musicais então são também (e talvez primariamente) práticas metodológicas de memória musical que devem influir na metodologia de estudo (fazendo rascunhos do conteúdo do ditado, por exemplo!) e de aplicação (em relação à quantidade de audições de cada solfejo, etc.)
Cada um destes ditados rítmicos e melódicos, compostos especificamente para esta Apostila, tem disponível aqui uma gravação instrumental, para audição imediata na própria página e downloads individuais de arquivos mp3 para cada ditado, assim como um arquivo compactado (zipado) contendo já as gravações de todos os ditados, no botão do quadro acima.
Este documento está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. ( http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/)
Para maiores detalhes, consulte a página sobre o site.
Última modificação desta página html:
27/março/2024.
https://marcelomelloweb.net/mmpercepcao_apostila.htm
Acessos ao site desde janeiro/2022: