MARCELO MELLO WEB   

 www.marcelomelloweb.cjb.net 


 
FATEC - Faculdades de Tecnologia - São Paulo

Curso de Extensão - Nos Territórios da Arte - Música (Ourinhos/SP - 2010)

PERCEPÇÃO MUSICAL

Marcelo Mello 

Última atualização 2010 - novembro - 12

INTRODUÇÃO

O material aqui disponibilizado foi idealizado como ferramenta de auxílio nas aulas de Percepção Musical do Curso de Extensão para Professores Nos Territórios da Arte - Música, planejado para ser minisitrado nas dependências da FATEC de Ourinhos, no segundo semestre de 2010. Levando em conta um espírito de apreciação interessada por parte dos alunos (e dos professores!), o curso adota como metodologia básica a apresentação gradativa e prática de elementos sonoros e musicais, e sua análise em exemplos musicais do repertório relevante, além de preparar amplo material de apoio do conteúdo do site e da internet (World Wide Web) em geral.

O curso tem asism um forte caráter cognitivo, de apreensão cognitiva e holística de conteúdos antes de sua compreensão abstrata. O curso  pretende fazer pensar em música percebendo, e perceber em música pensando; fazer música no corpo e com o corpo  é o meio principal de absorçào e aplicação de conceitos, eo objetivo do curso pode ser apresentado então scomo o de ajudar a perceber coisas em música, de várias  maneiras diferentes, e em várias facetas diferentes dos fenômenos musicais:

Ao final, também se planeja uma avaliação geral, formalizada, com indicações de aplicações de conceitos musicais para clarificar e aumentar sua capacidade de "percepção" musical.  

Cada aula prevê uso de equipamento moderno de ensino, especialmente datashow e computador de configuração adequda de áudio, vídeo, memória e conexões. Os slides de apresentação de acada aula, bem como demais materiais de apoio, poderão ser acessados nos links indicados abaixo:


____________________________________________________
___________________________________________________

AULA 01  - PROPRIEDADES DO SOM  - slides

Além de definir e apresentar o conteúdo e o material do curso, a aula também pretende conceituar fisica e musicalmente conceitos relativos a propriedades do som: altura, intensidade, duração, timbre.

Textos de apoio:

Características do som (Temas em Cognição Musical  - 01)

Audacity - programa de gravação e manipulação do som
(arquivo pdf - 733k)


___________________________________________________

AULA 02   - ALTURAS MUSICAIS - slides

Partindo da produção vocal e da reprodução musical, a aula pretende apresentar os conceitos de nota musical e melodia, e uma análise de sua percepção.

Textos de apoio:

Som musical, pauta, clave, linha suplementar" - Apostila de Estruturação Musical Cap. 2 .

 

___________________________________________________

AULA 03  - TIMBRE - slides

As características físicas e subjetivas da percepção timbrística são exploradas em gráficos, gravações e softwares de computador de manipulação do som.

Textos de apoio:

Timbre (Temas em Cognição Musical  - 05)

Audacity - programa de gravação e manipulação do som
(arquivo pdf - 733k)



__________________________________

Marcelo Mello é natural de São Paulo, mas reside em Ourinhos desde a infância. Formou-se em Composição Musical pela Universidade de Campinas - UNICAMP, onde teve aulas com José Eduardo Gramani, José Augusto Mannis, Niza Tank, Almeida Prado, Lívio Tragtenberg entre outros. Em sua tese de mestrado em Neurolingüística, defendida em 2003 no Departamento de Lingüística da UNICAMP (orientação da Prof. Edwiges Morato), realizou uma pesquisa sobre cognição musical e suas relações com a linguagem. Entre outras atuações, teve composições para violão erudito gravadas por Gilson Antunes (São Paulo) e pelo Trio de Violões de São Paulo; como instrumentista e arranjador, tem participações em CDs do Estúdio Caverna (Ourinhos) e da banda gospel Efatá (São Paulo), além de significativa experiência como professor. Em Bauru, foi professor regular de várias disciplinas do curso de Música da Universidade do Sagrado Coração (USC).  No momento atua como professor em várias cidades do oeste de SP: Bauru, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Assis.



http://www.marcelomelloweb.cjb.net/ 

 
___@marcelomelloweb.cjb.net


____________________________________________

 

 



Os arquivos .pdf  são abertos com o programa Acrobat Reader, disponível para download gratuito na Web. Para maiores informações sobre como acessar os arquivos, consulte a página sobre o site

Voltar para índice do material didático

Topo.