Home | Cognição Musical | “REFLEXÕES SOBRE LINGUISTICA E COGNIÇÃO MUSICAL” (dissertação de mestrado)


Dissertação de mestrado sobre as bases teóricas das pesquisas em cognição musical, e suas possíveis relações com a Linguística.

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“REFLEXÕES sobre
LINGUÍSTICA e COGNIÇÃO MUSICAL”
Dissertação de Mestrado
(Marcelo Mello)

 

  • MELLO, Marcelo de Souza Franklin. Reflexões sobre Linguística e cognição musical (dissertação de mestrado). Campinas-SP: IEL/UNICAMP, 2003. Documento online: https://marcelomelloweb.net/mmreflexoeslinguisticacognicaomusical.htm
  • http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270349
  • Orientadora: Profª. Dr. Edwiges Morato
    Instituto de Estudos da Lingugem (IEL) - Universidade de Campinas (SP) - UNICAMP

    Defesa de Dissertação de mestrado, apresentada no Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP, Campinas / SP), em fevereiro de 2003. Presentes na banca de avaliação: Profs. Edwiges Morato, Edson Françozo, Jônatas Manzolli.

    O presente trabalho propõe uma investigação epistemológica acerca das bases conceituais do conjunto de pesquisas científicas atuais que podem ser abarcadas em um campo genérico conhecido como “cognição musical”. É apresentada uma conceituação do termo, bem como um panorama mais amplo do campo sobre o qual se assentam as atuais ciências cognitivas — a partir das quais constitui-se muito do que pode ser considerado cognição musical hoje. Um ponto de partida inicial de conceituação é apresentado num problema especificamente linguístico — a metáfora musical, ou a comparação disseminada e de duplo sentido entre música e linguagem, tal como definida por MORAES (1991) —, o que define uma busca por possíveis manifestações de uma metáfora musical (de uma comparação disseminada entre música e linguagem) nas formulações dos artigos científicos sobre as relações entre a música e a cognição humana.

    É assim que a Linguística, enquanto disciplina independente do conhecimento humano, é encontrada em primeiro lugar como modelo epistemológico disseminado para os paradigmas reinantes na cognição musical. Para cada campo de aplicação de princípios das ciências cognitivas em música seria possível apontar para uma metáfora musical, envolvendo música e linguagem.

    Ao mesmo tempo, as implicações de um modelo propriamente linguístico para processos cognitivos podem, na maior parte das vezes, levar a conclusões contrastantes em relação à própria noção de cognição, e de sua relação com a linguagem. Assim, a comparações “cognitivas” (cognitivistas) entre música e linguagem, a Linguística poderia também representar um paradigma de oposição aos conceitos e métodos empregados em cognição musical (e também a uma metáfora musical reinante). As várias acepções sobre o caráter contextual, intersubjetivo, enunciativo e discursivo dos processos linguísticos que surgem associadas a um novo paradigma como este, por sua vez, podem dar origem a uma relação interdependente entre linguagem, cérebro e cognição, na constituição teórica de uma Neurolinguística enunciativo-discursiva, ou pragmático-discursiva (COUDRY 1988; MORATO 1995; MORATO 1999).

    Ao final, uma perspectiva enunciativa, pragmática e discursiva sobre linguagem e cognição permite vislumbrar consequências conceituais, metodológicas e programáticas tanto para o conteúdo do que é estudado em cognição musical quanto na dimensão de suas implicações teóricas, sociais, artísticas e éticas, modificando uma vez mais as possibilidades de uma relação com a Linguística — afinal, como ferramenta de análise teórica (epistemológica, ou simplesmente ideológica) de definições científicas.

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    The present work proposes an epistemological inquiry concerning the conceptual bases of the set of contemporary scientific researches that can be comprised in a generic field called “musical cognition”. It is presented a definition of the term, and also a more broad landscape in which lay the state-of-art of cognitive sciences — from which much of what can be considered as musical cognition is constituted today. Linguistics, as an independent discipline of the human knowledge, is found first as an epistemological model to the leader paradigms in musical cognition. For each field of application of cognitive sciences principles in music, it could be possible indicate a musical metaphor, involving music and language.

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    À minha “matriz” intelectual, Edwiges Maria Morato.

    A todos os meus filhos.

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    Agradeço profundamente a todos que contribuíram, de uma forma ou de outra, em todo o processo por trás do presente trabalho: minha mãe, Zana, Weber, Wander, Carlinhos, Leandro, Detmer, Ricardo, Fernandinha e George, Bruno, e tantos outros, amigos, professores e funcionários da UNICAMP.

    Agradeço também à FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo, pelo apoio e pela atenção empreendidos no presente trabalho.

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    Esta dissertação também está vinculada às seguintes páginas deste site:

  • Marcelo Mello - divulgação (exemplos de trabalhos musicais): cognição musical |
  • Gravações mp3 |
  • Links da Web – cognição musical |
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    ÍNDICE

    A íntegra da dissertação está disponibilizada em arquivo pdf (no final desta página, acessível pelo menu lateral) e txt (no quadro acima), e em páginas html distintas para cada capítulo (para permitir mais conforto em uma leitura online), acessíveis a partir do índice abaixo.

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    INTRODUÇÃO  (pg. 09)

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    I. O CASO MÚSICA X LINGUAGEM  (pg. 13)

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    II. O CASO MENTE X COGNITIVISMO  (pg. 25)

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    Modelos lógicos, matemáticos, computacionais

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    Modelos biológicos, cerebrais, animais

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    Modelos de consciência e subjetividade

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    A linguagem e os processos cognitivos

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    III. POR TRÁS DE UMA COGNIÇÃO MUSICAL  (pg. 77)

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    Definições de cognição musical

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    Questões envolvidas com a cognição musical

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    IV. COGNIÇÃO MUSICAL E SISTEMAS SEMIÓTICOS  (pg. 96)

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    Semiótica e cognição musical

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    Métodos linguísticos e cognição musical

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    Cognição e signo musical

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    V. COGNIÇÃO MUSICAL E SISTEMAS COMPUTACIONAIS  (pg. 122)

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    Inteligência Artificial e cognição musical

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    Conexionismo e cognição musical

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    Sistemas interativos e cognição musical

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    VI. NEUROMUSICOLOGIA COGNITIVA  (pg. 154)

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    Localizacionismo e cognição musical

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    Atividade cortical e cognição musical

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    Expectâncias, modelos sensóreo-motores e cognição musical

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    Neurolinguística e cognição

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    VII. CONCLUSÕES  (pg. 227)

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    Música, subjetividade, discurso

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    Summary  (pg. 248)

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    Bibliografia  (pg. 249)

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    Gravações

     

    Gravações de temas e trechos musicais citados no decorrer da Dissertação; para audição imediata e download de arquivo mp3; o arquivo compactado (.zip) disponível acima permite, com um único download mais longo, o acesso a todas as gravações.

    Mozart 1756-1791: Sonata para piano Nª 9 em Re maior, K.311 Mov.2 (pg. 110 - Figura 10)
    Margaret Denton, piano

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    NARMOUR 1991 - gravação digital (pg. 112 - Figura 12)

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    DEBUSSY 1862 -1918 - Syrinx para flauta solo (pg. 140 - Figura 16)
    Sarah Bassingtwaithe, flauta

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    CROSS 1997 - gravação digital (pg. 193 - Figura 27)

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