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CURSO TÉCNICO EM MÚSICA

CENTRO PAULA SOUZA - SP
 ETE Jacinto Ferreira de Sá
Av. Antônio de Almeida Leite, 913
Ourinhos - SP
http://www.eteourinhos.com.br  
 

 

 

GESTÃO DE PROCESSOS NA ÁREA DE MÚSICA

Ensino e Organização de Espetáculos

  


Prof. Marcelo Mello
(2009) 


Percepção Musical I e II
 

  
Estruturação
e Linguagem Musical
(teoria musical)
 
 


História I
 


História III
 

   
Harmonia III
(Harmonia 2 e Composição)  

  
  
disciplinas antigas:
 
Folclore e
História da Música Brasileira (2011)
Violão (2011)
Harmonia 1 (2010) Gestão e Organização
de Espetáculos (2009)
 
    
Piano II (2009)
 

Piano I (2009)

  
INTRODUÇÃO

A disciplina está a princípio focada nos aspectos logísticos de uma produção musical: as formas de organização e de fomento ao financiamento de eventos musicais. A partir deste objetivo, podem ser listados conteúdos gerais  ligados à apresentação e à performance musicais que devem ser apresentados para a formação de um sujeito consciente e operante na música como evento: 

1 - Aspectos filosóficos da música como evento
O  que é música  / Música como performance  /  Música como repertório
texto - arquivo pdf (149K)
consulte também a página de questionários.

2 - Cultura e sociedade
O que é cultura / Cultura erudita e cultura de Estado
texto - arquivo pdf (297K)
consulte também a página de questionários .

3 - Ferramentas institucionais em cultura: press-release, currículo ,  memorial
texto - arquivo pdf (134K)

4 - Ferramentas institucionais em cultura: o projeto cultural
Projeto: seções, orçamento, cronograma etc.
texto - arquivo pdf (160K)

5 - Equipamentos em música 1 –
Princípios de áudio; equalização
texto - arquivo pdf (426K)

6 - Equipamentos em música 2 
Microfones; Sonorização  
texto - arquivo pdf (310K)

7 - Produção de palco 
Iluminação; mapa de palco 
texto - arquivo pdf (365K)

8 - Organização de eventos musicais
Produção, ensaio, pós-produção etc.
texto - arquivo pdf (171K)

9 - Marketing Cultural (1)
O que é marketing cultural / formas de marketing cultural 
texto - arquivo pdf (664K)

10 - Marketing Cultural
 Captação de recursos  / Leis de Incentivo Fiscal

11 - Divulgação de eventos musicais

12 - Edição, distribuição, registro


AVALIAÇÃO E CRONOGRAMA

Para melhor observar e desenvolver as aplicações práticas do conteúdo do curso, a avaliação será baseada num projeto musical , sob responsabilidade de um aluno ou grupo de alunos, que seja desenvolvido e apresentado  de acordo com as formatações e os conteúdos vistas em classe (projeto / release / mapa de palco / relatório etc.), e seja apresentado ao final do semestre, mesmo que parcialmente (uma música). 

Seguindo a definição de "prática musical" apresentada noprimeiro texto  do material bibliográfico da disciplina,  o projeto musical deve definir claramente: qual o tipo de evento musical   pretende desenvolver (apresentação / gravação / publicação etc.); para que tipo de postura musical, ou que tipo de  público pretende ser apresentado; e que delimitação do musical será apresentada -- ou seja o repertório musical delineado, de preferência temático. 

O projeto musical de cadao grupo pode ser composto de 1 a 5 alunos, pode ser um projeto criado especialmente para a disciplina ou um trabalho artístico-profissional do aluno, e será apresentado e desenvolvido através da entrega e discussão individual na sala de aula (em sessões de laboratório de projetos) de documentos que retratem suas diferentes facetas e fases de desenvolvimento. Cada documento destes deve ser digitalizado em computador e entregue por email ou em arquivo:

 

Tema do cronograma

Data de entrega prevista

Escolha do grupo e tema 10/setembro
Press-release do grupo e currículo dos integrantes 24/setembro
Projeto musical 08/outubro
Mapa de palco 29/outubro
Cronograma 05/novembro
Relatório do evento musical 12/novembro
Trabalho final - pós-produção 03/dezembro


Em cada documento, serão avaliados a conformidade com os conteúdos vistos em classe, a conformidade aos prazos, ortografia e gramática, ordem e asseio.

Os prazos podem ser remanejados durante o decorrer do semestre.

Afora os documentos específicos do projeto musical, podem ser solicitados questionários para cada aluno individualmente, para discussão do conteúdo de textos vistos em sala de aula. Estes questionários estarão disponíveis na sala de aula, no xerox da ETE Jacinto Ferreira de Sá, e no site, listados de acordo com o texto em questão. As respostas dos alunos pdoem ser entregues digitalizadas, impressas ou escritas à mão, e serão avaliadas a conformidade com os conteúdos vistos em classe, a conformidade aos prazos, ortografia e gramática, ordem e asseio. As respostas serão discutidas de forma generalizada na sala de aula.

 


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Marcelo Mello é natural de São Paulo, mas reside em Ourinhos desde a infância. Formou-se em Composição Musical pela Universidade de Campinas - UNICAMP, onde teve aulas com José Eduardo Gramani, José Augusto Mannis, Niza Tank, Almeida Prado, Lívio Tragtenberg entre outros. Em sua tese de mestrado em Neurolingüística, defendida em 2003 no Departamento de Lingüística da UNICAMP (orientação da Prof. Edwiges Morato), realizou uma pesquisa sobre cognição musical e suas relações com a linguagem. Entre outras atuações, teve composições para violão erudito gravadas por Gilson Antunes (São Paulo) e pelo Trio de Violões de São Paulo; como instrumentista e arranjador, tem participações em CDs do Estúdio Caverna (Ourinhos) e da banda gospel Efatá (São Paulo), além de significativa experiência como professor. Em Bauru, foi professor regular de várias disciplinas do curso de Música da Universidade do Sagrado Coração (USC).  No momento atua como professor em várias cidades do oeste de SP: Bauru, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Assis.




 
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