MARCELO MELLO WEB   

 www.marcelomelloweb.cjb.net 

 

 

 


CURSO TÉCNICO EM MÚSICA

CENTRO PAULA SOUZA - SP
 ETE Jacinto Ferreira de Sá
Av. Antônio de Almeida Leite, 913
Ourinhos - SP
http://www.eteourinhos.com.br  
 

 

Folclore e
História da
MÚSICA BRASILEIRA

Apresentação

Avaliações

Apostila

Outras ferramentas de estudo



Prof. Marcelo Mello
(2011 - 1º semestre) 


Percepção Musical I e II
 

  
Estruturação
e Linguagem Musical
(teoria musical)
 
 


História I
 


História III
 

   
Harmonia III
(Harmonia 2 e Composição)  

  
  
disciplinas antigas:
 
Folclore e
História da Música Brasileira (2011)
Violão (2011)
Harmonia 1 (2010) Gestão e Organização
de Espetáculos (2009)
 
    
Piano II (2009)
 

Piano I (2009)

APRESENTAÇÃO

 

O curso pretende apresentar e experimentar as práticas musicais representativas das trajetórias da música brasileira: tanto nas manifestações da música folclórica, na história da música do Brasil Colônia e Brasil Império, até as variadas formas de relações entre as músicas folclóricas, populares e eruditas que ocorreram durante o séc. XX no Brasil.  O enfoque preferencial, evitando divisões estanques de estéticas e sociais, será justamente o de apresentar a música brasileira como um produto contínuo das inter-relações estética e sociais entre as músicas folclórica, erudita e popular, típico da música brasileira, e que a história brasileira também tipifica muito bem.
Levando em conta a riquíssima variedade da história da música brasileira, um curso com este consegue apenas se limitar a introduzir e exemplificar elementos e movimentos da história a música no Brasil. Em cada aula, serão apresentados textos, gravações e vídeos a respeito de momentos e movimentos específicos da música brasileira, relativos a um dos capítulos da apostila (um capítulo por aula – consulte o índice abaixo). Para um exercício teórico dos conteúdos apresentados, serão propostos também questionários periódicos durante o semestre.

  
AVALIAÇÕES

Além dos mecanismos constantes de avaliação continuada praticados pelo Centro Paula Souza, estão também previstas 2 avaliações teóricas, bimestrais, sobre os conteúdos apresentados e questionados em sala de aula.

o Avaliação teórica: 14/abril, com revisões nas aulas anteriores a essa;

o Trabalho de segundo bimestre - Questionário C
   (entregar por email ou por escrito até 17/junho/2011)


 Seminários
Para incentivar o interesse e a participação na aula e nos conteúdos da música brasileira, cada aluno deverá também participar da apresentação de um seminário prático sobre um dos conteúdos da disciplina abordados durante o semestre.

Sobre os seminários:

o Grupos de 1 a 4  alunos ;

o Duração de 10 a 20 minutos;

o Apresentação de gravações, vídeos ou execuções musicais de obras relativas ao conteúdo da música brasileira visto em cada aula; 
o Ou seja, um seminário por capítulo da apostila (consulte o índice abaixo);

o Apresentação de 1 a 3 músicas;

o Apresentação de textos sobre cada autor e cada música;

o Preferência a execuções musicais ao vivo, com integrantes do grupo e convidados;

o Ao final, entrega do material usado durante o seminário (gravações, vídeos, textos etc.); 

o Escolha dos temas pelos alunos e atribuição pelo profesor;

o Preparação e acompanhamento prévio pelo professor, durante o decorrer do semestre (pelo menos 1 encontro de supervisão antes do seminário,  combinado e conferido com o professor);

Presença obrigatória na apresentação do seminário; 

Avaliação do seminário: acompanhamento da preparação e do cronograma do seminário, seleção do repertório (representatividade e relevância), apresentação e conteúdos do seminário, execuções ao vivo (dentro das possibilidades do tema e dos alunos);

o Prazo final para escolha dos grupos e temas: 24/FEVEREIRO (entrega os nomes e conteúdos por escrito e com data, em papel ou por email);

o Início das apresentações dos seminários: 10/MARÇO;  

o Datas sujeitas a modificações.

 


 

APOSTILA 
de
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA
 
(2011)

ÍNDICE e cronograma


1. APRESENTAÇÃO e ÍNDICE (10/fevereiro) - 211K
 

2. ORIGENS DA MÚSICA BRASILEIRA (10/fevereiro) - 182K
introdução /  música indígena  / música erudita s. XVI – XVII 

02 - links dos vídeos e gravações usados em sala de aula
(youtube.com)

3. FOLCLORE MUSICAL BRASILEIRO (17-24/fevereiro) - 471K
aspectos gerais / manifestações principais 

03 - links dos vídeos e gravações usados em sala de aula
(youtube.com)

4. MÚSICA BRASILEIRA - S. XVIII (03/março)   - 234K
centros e autores musicais / modinhas  / lundus

04 - links dos vídeos e gravações usados em sala de aula
(youtube.com)

 
            Questionário A     - 67K 
            
Referente aos capítulos 2, 3, 4 
  
5. MÚSICA BRASILEIRA - S. XIX (10/março) - 170K
autores e acontecimentos principais  / ópera brasileira / danças populares / surgimento do nacionalismo

05 - links dos vídeos e gravações usados em sala de aula
(youtube.com)
.

6. CHORO (17/março) - 292K
origens e primórdios / características principais / autores  - s. XIX, XX, XXI  

06 - links dos vídeos e gravações usados em sala de aula
(youtube.com)
.

7. VILLA-LOBOS  (24/março)  - 251K
vida e obra / relevância histórica /  influências e legado   

07- links dos vídeos e gravações usados em sala de aula
(youtube.com)
.


            Questionário B    - 116K 
            
Referente aos capítulos 5, 6, 7 
  

8. SAMBA (31/março) - 261k
origens e primórdios /  o Carnaval moderno / era do rádio  / desenvolvimentos posteriores  

08 - links dos vídeos e gravações usados em sala de aula
(youtube.com).

9. MÚSICA ERUDITA NACIONALISTA BRASILEIRA  (1900-1950) (28/abril) - 197k
painel histórico /  nomes e produção  / influência e legado  

09 - links dos vídeos e gravações usados em sala de aula
(youtube.com).

10. MODERNA MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA (12/maio)
KOELLREUTER  e a música brasileira / Música Nova, Música Viva: conceituação e produção / influência e legado  

10 - links dos vídeos e gravações usados em sala de aula
(youtube.com).

11.  BOSSA NOVA (05/maio)  - 247K
características / trajetórias e autores / influência e legado  

11 - links dos vídeos e gravações usados em sala de aula
(youtube.com).

12.  Década de 1960: JOVEM GUARDA / TROPICÁLIA (09/junho)  - 306K
características / trajetórias e autores / influência e legado  

12 - links dos vídeos e gravações usados em sala de aula
(youtube.com).


Questionário C - 90K 
Referente aos capítulos 8, 11, 12

TRABALHO de AVALIAÇÃO -
entregar por email ou por escrito até
17/junho (sexta-feria) 

13. MPB e a MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (26/maio)
MPB / música brasileira contemporânea: rock, pop, formação e ensino etc.  / tendências modernas: erudito e popular  

aguarde!

 
BIBLIOGRAFIA 
Bibliografia consultada e também bibliografia para pesquisa, incluindo livros de disponibilidade pública (Ourinhos) e endereços da Web.   
    


Apêndice
GRAVAÇÕES E VÍDEOS DA INTERNET

Página reservada a links dos vídeos e gravações usados em sala de aula.


 

  

 


 


Outras ferramentas de estudo:
    

 
Questionário de REVISÃO 1 - ABRIL  / 2011
(caps. 2-7)
  

arquivo pdf
(127K)


Questionário de REVISÃO 1  - abril / 2001
    GABARITO
 

arquivo pdf
(140K)


YOUTUBE DOWNLOADER - Tutorial     (751K)

Arquivo pdf sobre programa simples que faz download  de vídeos do youtube para o computador: instalação e uso do programa, para ajudar como material para os seminários dos alunos.   

O conteúdo será atualizado constantemente.

Os arquivos .pdf  são abertos com o programa Acrobat Reader, disponível para download gratuito na Web. Para maiores informações sobre como acessar os arquivos, consulte a página sobre o site

 

Uma cópia integral de cada capítulo será disponibilizada (impressão, arquivos de computador, gravações etc.) na
DIGICÓPIAS 
Av. Rodrigues Alves , 392 - sala 6 / fone (14) 3324-1389 / 
Ourinhos - SP  /
digicopias2005@hotmail.com

 


 ATENÇÃO: todas as músicas e gravações foram usadas com o objetivo exclusivo de estudo e ensino de música. Elas não visam nenhum fim lucrativo e não foram feitas com a intenção de quebrar nenhum direito de copyright, como aliás grande parte do material disponível na Internet. Desautorizo o uso de qualquer cópia ou trecho deste material para fins lucrativos, e peço que o uso ou citação de qualquer parte deste material seja devidamente indicado (sugiro a cópia do cabeçalho desta página html).

__________________________________

Marcelo Mello é natural de São Paulo, mas reside em Ourinhos desde a infância. Formou-se em Composição Musical pela Universidade de Campinas - UNICAMP, onde teve aulas com José Eduardo Gramani, José Augusto Mannis, Niza Tank, Almeida Prado, Lívio Tragtenberg entre outros. Em sua tese de mestrado em Neurolingüística, defendida em 2003 no Departamento de Lingüística da UNICAMP (orientação da Prof. Edwiges Morato), realizou uma pesquisa sobre cognição musical e suas relações com a linguagem. Entre outras atuações, teve composições para violão erudito gravadas por Gilson Antunes (São Paulo) e pelo Trio de Violões de São Paulo; como instrumentista e arranjador, tem participações em CDs do Estúdio Caverna (Ourinhos) e da banda gospel Efatá (São Paulo), além de significativa experiência como professor. Em Bauru, foi professor regular de várias disciplinas do curso de Música da Universidade do Sagrado Coração (USC).  No momento atua como professor em várias cidades do oeste de SP: Bauru, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Assis.



http://www.marcelomelloweb.cjb.net/ 

 
___@marcelomelloweb.cjb.net

 




Voltar para índice do material didático

Topo.