MARCELO MELLO WEB   

 www.marcelomelloweb.cjb.net 

 

 


CURSO TÉCNICO EM REGÊNCIA

CENTRO PAULA SOUZA - SP
 ETE Jacinto Ferreira de Sá
Av. Antônio de Almeida Leite, 913
Ourinhos - SP
http://www.eteourinhos.com.br  
 

PERCEPÇÃO RÍTMICA E MELÓDICA


Percepção I

Percepção II

   
 


Prof. Marcelo Mello
(2011-ago-06) 


Percepção Musical I e II
 

  
Estruturação
e Linguagem Musical
(teoria musical)
 
 


História I
 


História III
 

   
Harmonia III
(Harmonia 2 e Composição)  

  
  
disciplinas antigas:
 
Folclore e
História da Música Brasileira (2011)
Violão (2011)
Harmonia 1 (2010) Gestão e Organização
de Espetáculos (2009)
 
    
Piano II (2009)
 

Piano I (2009)

 

INTRODUÇÃO

O material aqui disponibilizado foi idealizado como ferramenta de auxílio nas aulas de Percepção Rítmica e Melódica I e Percepção Rítmica e Melódica II  do Curso técnico em Regência da ETEC de Ourinhos - SP (2011), procurando fornecer materiais práticos para a introdução e o desenvolvimento de contatos práticos e perceptivos com elementos da linguagem musical (partituras, melodias, ritmos etc.). O material principal foi retirado de livros consagrados dedicados ao estudo destes elementos (vide Bibliografia), com especial destaque para as séries rítmicas do livro de ditados do italiano POZZOLI. O conteúdo teórico para o entendimento dos exercícios práticos está previsto para ser introduzido nas aulas de Estruturação e Linguagem Musical deste mesmo curso. 

O conteúdo da apostila procura englobar os seguintes elementos:

- introdução à leitura relativa de partituras , com exercícios sem clave introdutórios e outros mais desenvolvidos, para serem estudados em TODAS as possibilidades de claves; 
- introdução gradual de elementos de solfejo , partindo desde melodias com três notas diferentes, passando por melodias formadas de pentacordes até melodias com tessitura de uma oitava; 
- introdução gradual de saltos melódicos , partindo desde melodias com graus conjuntos até melodias com variados saltos intervalares; 
- introdução a melodias em modo menor , em níveis elementares; 
- introdução gradual de elementos de rítmica ,  partindo desde frases rítmicas com duas figuras de tempo diferentes até frases rítmicas classificáveis de acordo com a 4ª série rítmica do Pozzoli;
- introdução a compassos compostos ,  com melodias e frases rítmicas em níveis elementares para este compasso.


Uma cópia integral de todo o material (apostilas, ferramentas de estudo, exemplos etc.) será disponibilizada (impressão e arquivos de computador) na
DIGICÓPIAS
Av. Rodrigues Alves , 392 - sala 6 / fone (14) 3324-1389 /
Ourinhos - SP 

TOPO

 

PERCEPÇÃO RÍTMICA E MELÓDICA I

O conteúdo das aulas de Percepção Rítmica e Melódica I também  engloba:

   
 - percepção de funções harmônicas , através da análise de exemplos gravados da música erudita e popular;
 - introdução à entoação e percepção de  intervalos musicais abstratos, maiores e justos;
    

 Cada aula pretende apresentar:

- 1 exercício de leitura relativa de partituras;
- 1 ou 2 exercícios de solfejo melódico; 
- 1 ou 2 exercícios de leitura rítmica; 
- 1 análise de funções harmônicas simples; 
- introdução à entoação e percepção de  intervalos musicais abstratos, maiores e justos;

Além dos mecanismos constantes de avaliação continuada praticados pelo Centro Paula Souza (incluindo organização, participação, pontualidade etc.), estão previstas 2 avaliações práticas, bimestrais, onde cada aluno deve  apresentar individualmente um solfejo melódico e um exercício rítmico e uma identificação de intervalos musicais, . além do rendimento dos exercícios feitos durante o período letivo (especialmente percepção  de intervalos melódicos).  

AVALIAÇÕES PRÁTICAS (2º semestre de 2011):
 27/setembro ;   22/novembro

(datas sujeitas a mudanças.) 
  

  

PERCEPÇÃO RÍTMICA E MELÓDICA II

Partindo basicamente do conteúdo com que se encerrou o curso de Percepção Rítmica e Melódica I, o curso do segundo semestre planeja desenvolver:

- introduções a ditados rítmicos e melódicos 
- desenvolvimento de exercícios  de solfejo, seguindo conforme a apostila de Percepção do primeiro semestre,  principalmente no estudo sistemático de saltos melódicos;
- desenvolvimento de exercícios  de ritmo, seguindo conforme a apostila de Percepção do primeiro semestre, com a introdução de configurações (como a síncopa) e conceitos (como o compasso composto);
- exercícios de acompanhamento de partituras -- baseados na seleção de repertório da Apostila de Estruturação e Linguagem Musical  do primeiro semestre (Apêndice II);
- exercícios de percepção de  timbres musicais de instrumentos de orquestra. 

 

    

 Cada aula pretende apresentar:

- 1 exercício de solfejo melódico; 
- 1 exercício de leitura rítmica; 
- 1 ditado rítmico-melódico; 
- avaliação oral de três alunos, de percepção de intervalos musicais (quatro intervalos por aluno);
- apresentação e exercícios sobre timbres musicais de orquestra. 


 

Além dos mecanismos constantes de avaliação continuada praticados pelo Centro Paula Souza (incluindo organização, participação, pontualidade etc.), estão previstas 2 avaliações bimestrais, cada uma com um ditado melódico e exercícios de solfejo, ritmo e percepção de timbres orquestrais, além do rendimento dos exercícios feitos durante o período letivo (especialmente percepção  de intervalos melódicos).  

 


__________________________________

Marcelo Mello é natural de São Paulo, mas reside em Ourinhos desde a infância. Formou-se em Composição Musical pela Universidade de Campinas - UNICAMP, onde teve aulas com José Eduardo Gramani, José Augusto Mannis, Niza Tank, Almeida Prado, Lívio Tragtenberg entre outros. Em sua tese de mestrado em Neurolingüística, defendida em 2003 no Departamento de Lingüística da UNICAMP (orientação da Prof. Edwiges Morato), realizou uma pesquisa sobre cognição musical e suas relações com a linguagem. Entre outras atuações, teve composições para violão erudito gravadas por Gilson Antunes (São Paulo) e pelo Trio de Violões de São Paulo; como instrumentista e arranjador, tem participações em CDs do Estúdio Caverna (Ourinhos) e da banda gospel Efatá (São Paulo), além de significativa experiência como professor. Em Bauru, foi professor regular de várias disciplinas do curso de Música da Universidade do Sagrado Coração (USC).  No momento atua como professor em várias cidades do oeste de SP: Bauru, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Assis.



http://www.marcelomelloweb.cjb.net/ 

 
___@marcelomelloweb.cjb.net 


____________________________________________

 

 



   APOSTILA DE PERCEPÇÃO MUSICAL 

Uma cópia integral de todo o material
(apostilas, ferramentas de estudo, exemplos etc.)
será disponibilizada (impressão e arquivos de computador) na
DIGICÓPIAS
Av. Rodrigues Alves , 392 - sala 6 / fone (14) 3324-1389 /
Ourinhos - SP 
 

   Capa, introdução e índice


pdf (210K)
  


   Cap. 1 - 
   Exercícios de leitura relativa
  

pdf (206K)


   Cap. 2 - 
   Solfejos melódicos
  

pdf (836K)


   Cap. 3 - 
   Exercícios de leitura rítmica
  

pdf (1772K)


   Cap. 4 - 
   Ditados rítmicos e melódicos
   
(espaço para anotações)
  

pdf (150K)


   Cap. 5 - 
   Bibliografia
  

pdf (94K)


 


Apostila de Percepção I
SOLFEJOS  - ARQUIVOS MIDI

Consulte também as gravações dos solfejos com diferentes timbres orquestrais, 
nas ferramentas para estudo de timbres abaixo.

01

02

03

04

05

06

 

07

08

09

10

11

12

 

13

14

15

16 - 
All my loving (Beatles)

17

 

18

19

20

21

22 - 
O leãozinho 
(Caetano Veloso)

 

23

24

25 - 
Asa branca
 
(Luiz Gonzaga)

26

27

 

28

29

30

31

32

33

 

34 - 
Refazenda 
(Gilberto Gil)

35

36

 

 


DITADOS MELÓDICOS - PERCEPÇÃO I 
Classificados por data de aplicação em classe
Com indicação da fórmula de compasso

02/março/09 (4/4)

09/março/09 (3/4)

16/março/09 (4/4)

23/março/09 (4/4)

30/março/09

 

06/abril/09 (4/4)

13/abril/09 (3/4)

avaliação1 (2009) (3/4)

18/maio/09 (4/4)

25/maio/09 (2/4)

 

08/junho/09 (4/4)

 

 

 

 

 


DITADOS MELÓDICOS - PERCEPÇÃO II 
Classificados por data de aplicação em classe
Com indicação da fórmula de compasso

25/março/09 (2/4)

01/abril/09 (4/4)

09/abril/09 (4/4)

15/abril/09 (3/4)

 

26/abril/2011 (4/4)

03/maio/2011 (3/4)

31/maio/2011 (4/4)

07/junho/2011 (3/4)

 

 

 


Ferramentas para estudo de percepção de 
intervalos:
 

http://musictheory.net

Tutorial de uso - 
arquivo pdf (604K)

 


Arquivos MIDI - intervalos
(2M, 3M, 4J, 5J)

ARQUIVO .ZIP
(COMPACTADO - 11K)

  

 

 

 


Ferramenta para estudo de percepção de 
timbres da orquestra:

Instrumentos de orquestra
arquivo do Microsoft Word (.doc  - 378K)

   


Gravações e lista completa de exemplos de cada instrumento, 
e também gravações dos solfejos da Apostila em diferentes timbres orquestrais (exercício da prova!),  
disponíveis no site 4shared:

http://www.4shared.com/u/pkGTC66M/Marcelo_Mello.html
 

 

 

  
Ferramenta online
PIANO VIRTUAL
 

   Talvez ajude no estudo!

Ligue o teclado virtual 
 

e tente as teclas ghjkl na mão direita (do-re-mi-fa-sol) e qwer (la-si-do-re) na mão esquerda.
   


Outros arquivos 
(principalmente gravações mp3
):
consulte minha página de compartilhamento no site 4shared:

http://www.4shared.com/u/pkGTC66M/Marcelo_Mello.html
 

 

 



Os arquivos .pdf  são abertos com o programa Acrobat Reader, disponível para download gratuito na Web. Para maiores informações sobre como acessar os arquivos, consulte a página sobre o site

Voltar para índice do material didático

Topo.