O conteúdo desta apostila procura apresentar algumas das principais questões mais desenvolvidas na notação musical, especialmente nas partituras. É assim uma apostila sobre teoria musical, na medida que ela possa ser representada pela partitura musical; e na medida em que desenvolver a notação musical também necessita desenvolver a conceituação e a normalização dos elementos musicais.
Assim, a presente Apostila se organiza como um método, gradativo e coerente, de apresentação de elementos da partitura e da teoria musical, com textos detalhados, exercícios abrangentes e análise de elementos de partituras de peças musicais de vários gêneros, épocas e origens diferentes, procurando não só capacitar o interessado nos conteúdos teóricos, mas também apresentá-lo para suas várias possibilidades práticas: caligrafia musical, discernimento e aplicação de conteúdos teóricos, senso crítico musical e teórico etc. Assim, ela pode ser estudada e exercitada como um método gradativo, ou mesmo como um programa de curso em teoria musical básica para notação .
Entre as idéias que devem subjazer aos conteúdos desta apostila, portanto, estão a de que as questões referentes à notação musical (e consequentemente à organização musical) serão variáveis de repertório a repertório (de gêneros, épocas, instrumentos e finalidades diferentes). Que as “regras” da teoria musical devem corresponder ao pensamento musical concernente a cada repertório, e repertórios muito diferentes terão diferenças de notação e organização (de “teoria musical”) também irreconciliáveis entre si. Que músicas iguais podem ser anotadas, compreendidas e interpretadas de formas diferentes. Que o sistema que corresponde à notação musical moderna não depende de rigidez conceitual ou histórica (ainda que possa corresponder a ela), e este sistema pode então ser considerado como em contínuo desenvolvimento, sempre surgindo (ou ressurgindo) formas diferentes, dinâmicas, polêmicas, de apropriação da teoria musical e da notação musical que lhe corresponde.
Ao mesmo tempo , o fato de se ater a problemas referentes à notação musical também determina a limitação dos conteúdos da apostila, que se abstém em grande parte das questões históricas, harmônicas , formais, etc., dos elementos musicais, e de suas relações como os elementos abordados nesta apostila.
O arquivo pdf completo da Apostila está disponibilizado na íntegra no final desta página html (com diferentes plugins de visualização, disponíveis no menu da página), e está disponível também (nos botões do quadro acima) uma playlist com vídeos de exemplos relacionados aos seus conteúdos.
Esta Apostila também está vinculada às seguintes páginas deste site:
Este documento está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. ( http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/)
Para maiores detalhes, consulte a página sobre o site.
Última modificação desta página html: :
16/março/2024
.
https://marcelomelloweb.net/mmteoria_apostila.htm
Acessos ao site desde janeiro/2022: