Voltar para Pasta de repertório I - técnicas, teoria, áudio
Voltar para página do curso de percepção musical - USC.
Voltar para página de meus trabalhos em cognição musical.
Voltar para http://www.marcelomelloweb.cjb.net

Temas em

COGNIÇÃO MUSICAL 

Cognição, num resumo bastante superficial (bastante mesmo!), é um termo ligado à  percepção sensorial e de movimentos do corpo. Numa forma mais restrita, científica, o termo está ligado à maneira com que esta percepção é processada no cérebro, resultando em uma forma diferente (científica, materialista) de encarar os processos mentais e cerebrais. Assim, na formulação de uma cognição musical, as relações entre música e mente (ou seja, a psicologia musical) são vistas numa perspectiva científica, como  relações entre música e cognição (em suas múltiplas formas dentro da ciência: música e cérebro, música e inteligência,  música e sistemas formais etc.). Este é um ramo de pesquisa muito promissor, e minha tese de mestrado (Reflexões sobre Lingüística e Cognição Musical, UNICAMP 2003), entre outros textos e materiais meus sobre cognição musical,  apresenta uma descrição detalhada (e bastante crítica!) de várias das formas atuais de relacionar cientificamente música e cognição.  

A partir de 2007, planejei apresentar um conjunto de textos introdutórios a um panorama geral dos estudos atuais sobre psicoacústica e cognição musical, em minhas aulas de Percepção Musical na Universisdade do Sagrado Coração -- USC, produzindo assim um curso completo de introdução ao assunto.

 

Marcelo Mello é natural de São Paulo, mas reside em Ourinhos desde a infância. Formou-se em Composição Musical pela Universidade de Campinas - UNICAMP, onde teve aulas com José Eduardo Gramani, José Augusto Mannis, Niza Tank, Almeida Prado, Lívio Tragtenberg entre outros. Em sua tese de mestrado em Neurolingüística, defendida em 2003 no Departamento de Lingüística da UNICAMP (orientação da Prof. Edwiges Morato), realizou uma pesquisa sobre cognição musical e suas relações com a linguagem. Entre outras atuações, teve composições para violão erudito gravadas por Gilson Antunes (São Paulo) e pelo Trio de Violões de São Paulo;  como instrumentista e arranjador, tem participações em CDs  do Estúdio Caverna (Ourinhos) e da banda gospel Efatá (São Paulo), além de significativa experiência como professor; destacando-se sua atuação como professor regular de várias disciplinas do curso de Música da Universidade do Sagrado Coração (USC – Bauru, SP). No momento atua em várias cidades do interior do estado: Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Bauru, Assis.


percepcao@marcelomelloweb.cjb.net


 

Módulo 1:

CARACTERÍSTICAS DO SOM
(PRINCÍPIOS DE ACÚSTICA)

Características do som

o que é o som / freqüência / amplitude / harmônicos / espectro de freqüência /ondas fora de fase

arquivo html
 (8K)

O Ouvido

Ouvido externo / ouvido médio / ouvido interno

arquivo html
 (21K)

Reverberação

Reflexão do som / freqüência de ressonância / reverberação

arquivo html
 (12K)

Processamento do som

Sinal digital / manipulações do sinal: phaser / flanger / chorus

arquivo html
(9K)

Timbre

Forma da onda sonora / harmônicos / análise de Fourier / envelope sonoro

arquivo html
(13K)

Altura musical
e grandezas correlatas

Intensidade X freqüência / efeito Stevens / virtual pitch / Shepard tone

arquivo html
(11K)

Módulo 2:

CARACTERÍSTICAS DA AUDIÇÃO (PRINCÍPIOS DE PSICOACÚSTICA)

História da Psicologia da música

Introdução

arquivo html
(12K)

Consonância e dissonância

Propriedades sonoras ligadas à consonância / batimentos / banda crítica

AGUARDE!

Afinação

Formas de afinação / escala temperada

AGUARDE!

Direcionalidade do som

Ouvidos direito X esquerdo / som estéreo / efeito cocktail party

AGUARDE!

Notas e escalas musicais

Chroma / pitch schemata

AGUARDE!

Voz e fala humana

Características da fala / Fonética / formantes / Fonologia

AGUARDE!

Módulo 3:

CARACTERÍSTICAS DO PROCESSAMENTO MUSICAL
(PRINCÍPIOS DE COGNIÇÃO MUSICAL)

Semiótica da música

Música X símbolo / música X representação / obra X estilo

AGUARDE!

Registro / memória / identificação de música

AGUARDE!

Música e sistemas computacionais

Sistemas computacionais seriais / sistemas paralelos (redes neurais) / o problema da representação

AGUARDE!

Processamento cerebral

Áreas do cérebro / percepção tonotópica / lateralidade cerebral /

AGUARDE!

Dinâmica cerebral e cognitiva

EEGs / cinestesia / schemas cognitivos

AGUARDE!

Expectâncias

Pressuposições: Strawson / expectâcias / aplicações

AGUARDE!

Módulo 4:

COGNITIVISMO E COGNITIVISMO MUSICAL

Cognitivismo

Perspectiva histórica / principais pressupostos/ principais correntes

AGUARDE!

Cognição e subjetividade

Subjetividade / Sistemas dinâmicos / Intecionalidade / Pragmática / Análsie do Discurso

AGUARDE!

Lingüística

Perspectiva histórica / categorias lingüísticas: sintaxe / semântica / pragmática

AGUARDE!

Filogênese X ontogênese

Música e etologia (comportamento animal) / música e desenvolviemnto cognitvo / motherese / o efeito Mozart

AGUARDE!

Etnomusicologia cognitiva

Etnomusicologia e etnocentrismo / sociomusicologia / exemplos particulares / programa de estudos: Vygotsky

AGUARDE!

AGUARDE MAIS TEXTOS!

 




Para maiores informações sobre como acessar e salvar os arquivos, consulte a página sobre o site

Última atualização 2009-abr-07. 

  

Topo