Sou músico, e tudo que possa ser música me interessa.
E quis assim, me interessar, e conhecer, e fazer parte, de múltiplas e variadas formas de vivenciar a música, criando, re-combinando, escrevendo, registrando, apresentando. E as variadas formas de música, de estilos e gêneros atuais e arcaicos, clássicos e populares, sofisticados e singelos.
Esta página apresenta, de forma sistemática e paralelamente cronológica, vários aspectos de minhas realizações em música: composições originais (eruditas e trilhas), arranjos musicais de variados gêneros, estilos e formações, execuções e vários instrumentos musicais, grupos e projetos musicais que participei, etc.
Meu interesse composicional maior em música foi voltado, em sua grande maioria, para formas de composição modernas, contemporâneas, como escrita atonal (sem seguir aos moldes tradicionais do sistema de tonalidades europeu), formas alternativas de notação (partituras sem linhas, notas indicadas com “quadradinhos” etc.), música aleatória etc., o que, penso, leva a música e a história da música para frente, e a uma dissolução dos estilos musicais aceitos normalmente hoje em dia (música popular, música orquestral, música “romântica” etc.)
O que disponibilizo aqui é uma pequena mas significativa parcela deste tipo de produção, organizada da melhor forma que foi possível, com textos, partituras, e gravações.
Composição musical para violão clássico solo, em dois movimentos, que funde formas tradicionais do choro e do blues (1990). Gravação: recital “A história do violão brasileiros” (Bauru / SP / 2007)
Gravação ao vivo, partitura e tablatura originais disponíveis gratuitamente.
Composição musical para cravo (1992 - arranjada para violão e clarinete) aplicando ritmos brasileiros à forma tradicional das Invenções a Duas Vozes, de J. S. Bach (1685-1750). Gravação: Duo Paramusia (Campinas / SP / 1994)
Gravação e partitura originais disponíveis gratuitamente.
Composição musical para piano (1991), em sol# menor (não indicado na armadura de clave, por conta das frequentes modulações de passagem).
Partitura original disponível gratuitamente.
Peça curta para guitarra e dois efeitos de delay (!!) defasados igualmente entre si (1994). Gravação: Bauru / SP, 2015
Gravação, tablatura e partitura originais disponíveis gratuitamente.
Experiência de “canto” advindo da justaposição de séries dodedafônicas, para flauta e violão (1995). Composto para o Duo Paramusia – Luiz Fernando Rosa, clarinete; Marcelo Mello, violão.
Gravação digital (em mp3 e vídeo), partituras para violão, flauta e clarinete, disponíveis gratuitamente.
Composição musical para piano, escrita na forma-sonata tradicional, com notação contemporânea e aleatória (1997).
Partitura original disponível gratuitamente.
Sonorização de ambiente da montagem plástica Espelhos, da artista plástica Luciana Barbeiro, realizada no Museu de Arte Moderna e vencedora do Prêmio Estímulo 1998 de artes plásticas, de Campinas.
A montagem se baseava no conto “Espelhos”, de Guimarães Rosa (do livro Primeiras Estórias), e a sonorização combinava de forma aleatória (“meticulosamente” aleatória), três fontes sonoras equidistantes, que continham sonoridades comuns e incomuns que sugerissem lembranças “inconscientes”, presentes na memória de todos ou de um “inconsciente coletivo” jungiano.
Peça composta nos moldes da chacona, forma barroca de variação sobre baixo ostinato, usando técnica serial. Dedicada a Gilson Antunes (1999).
A partitura completa, e a gravação de Gilson Antunes, no CD Music for guitar by young brazilian composers (2001), estão disponíveis gratuitamente.
Composição em música aleatória e notação musical contemporânea, para trio de violões. Dedicada a Gilson Antunes e Ricardo Cardim, ex-colegas da escola Municipal de Música de Ourinhos / SP (1999).
A gravação de 2001 pelo Trio de Violões de São Paulo ( Gilson Antunes, Teresinha Prada, Ricardo Maruí), gravadora Paulus, e a partitura completa, estão disponíveis gratuitamente.
Pequena composição original para quarteto de sopros e piano, de caráter didático, experimentando com frases e texturas típicas do blues (2000).
Gravação digital (em mp3 e vídeo) e partitura completa, disponíveis gratuitamente.
Composição original para grupo de violões, composta para uso didático como apresentação de elementos de blues (harmonia, fraseado, etc. ) para minhas aulas de violão no curso de Técnico em Música da Etec “Jacinto Ferreira de Sá” (Ourinhos / SP), e baseada numa distorção vanguardística de princípios do blues (2007).
Gravação digital (em mp3 e vídeo) e partitura completa, disponíveis gratuitamente.
Trilha sonora original do curta-metragem ficcional produzido em Bauru / SP (2009). Direção: Giuliano Gervasi.
Esta seção apresenta arranjos meus de obras musicais de vários estilos, épocas e gêneros, em instrumentações variadas e em sua maioria com algum caráter didático.
São partituras disponibilizadas gratuitamente em arquivos pdf e vídeos, e gravações digitais; e também registros de execuções e gravações que não correspondam diretamente a projetos específicos de minha carreira musical.
Arranjo para coral a quatro vozes, de dificuldade acima da média, de canção dos Beatles (1993). Partitura completa disponível gratuitamente.
Arranjo de baixo contínuo para o violão, da Sonata para flauta e baixo contínuo em sol maior de G. F. Haendel (1685-1759), composto para o Duo Paramusia: Luiz Fernando Rosa - clarinete; Marcelo Mello - violão (1994).
Gravação digital (em mp3 e vídeo) e partitura completa, disponíveis gratuitamente.
Arranjo para quarteto de cordas, da canção de Caetano Veloso, escrito para grupo de estudantes (1998).
Gravação digital (em mp3 e vídeo) e partitura completa, disponíveis gratuitamente.
Arranjo para quarteto de clarinetes da clássica valsa de Pixinguinha, para o quarteto de clarinetes da Escola Municipal de Música de Ourinhos / SP (1998).
Gravação digital (em mp3 e vídeo) e partitura completa, disponíveis gratuitamente.
Arranjo da primeira parte da famosa canção de Chiquinha Gonzaga, feito para fins didáticos, para piano, dois saxofones e dois clarinetes (1999).
Gravação digital (em mp3 e vídeo) e partitura completa, disponíveis gratuitamente.
Gravação da banda gospel Efatá, CD Poeira (2001). Rafael Barreiros: guitarra e vocal; Flávio Moraes: guitarra; Sandro Santos: bateria; Carlos Carvalho: baixo. Participação especial - Marcelo Mello: gaita.
Arranjo de fuga do Cravo Bem Temperado (BWV 854, Volume 1), de J. S. Bach (1685-1750), para três guitarras elétricas, usando digitação sistemática, meu método de estudo de escalas e leitura musical no braço do violão e da guitarra (2006).
Gravado no Conservatório “Osvaldo Lacerda” (Santa Cruz do Rio Pardo / SP - 2015). Agradecimentos a toda a equipe, em especial à diretora Dna. Adélia Pimentel.
Gravação digital (em mp3 e vídeo) e partitura completa, disponíveis gratuitamente.
Material de estudo avançado para violão sobre este clássico do jazz moderno, incluindo arranjo para violão solo (estilo chord melody) e estudo de ritmo de samba (ou bossa nova) para violão , em duas versões de compassos diferentes; elaborado para minhas aulas de violão na USC / UNISAGRADO, de Bauru / SP (2006). Disponível gratuitamente.
Esta peça teatral, colagem de trechos de Bertold Brecht, é um monólogo do Grupo teatral Soarte (Ourinhos / SP) encenado por minha querida Magali Flore. Direção: Sérgio Nunes; Produção: Marcelo “Pirajú” Mattos; Elenco: Magali Flore; Trilha sonora: Marcelo Mello; Sonoplastia e contraregra: Carlos “Paia” Feo (2007);
Elaborei efeitos sonoros e arranjos de canções selecionadas para a trilha sonora, uma base musical para a atriz cantar.
“Chico Buarque no teatro”: coletânea de cenas de peças teatrais de Chico Buarque, direção de Sérgio Nunes e montagem do Grupo teatral Soarte (Ourinhos / SP - 2008). arranjos: Marcelo Mello .
Arranjo experimental elaborado para grupo de violões, para minhas aulas de Violão no Curso Técnico em Música da Etec “Jacinto Ferreira de Sá” (Ourinhos / SP). No arranjo são justapostas várias possibilidades de execuções da música para o violão, com dificuldades variáveis e múltiplas possibilidades de combinação entre si. As instruções, em anexo, procuram detalhar o nível técnico de cada parte e explicar as formas de combinação entre as partes (2009).
O material completo de estudo, e a gravação (alunos do Curso Técnico em Canto da Etec Ourinhos / SP (2009), disponíveis gratuitamente.
Jimi Hendrix - “Third stone from the sun”: arranjo elaborado como material didático para minhas aulas de violão no curso de Técnico em Canto da Etec “Jacinto Ferreira de Sá” (Ourinhos / SP) , para grupo de violões a quatro vozes, e que adapta elementos de música moderna, improvisos musicais, música aleatória e efeitos sonoros no violão (2010). Partitura disponível gratuitamente.
Fonte: NOAD, Frederick. Guitar Anthology 1 - Renaissance guitar. New York: Schirmer. Trancrição para grupo de violões: Marcelo Mello (2015).
Partitura, e gravação do Grupo de Violões do curso de Técnico em Canto da Etec “Jacinto Ferreira de Sá” (Ourinhos / SP), disponíveis gratuitamente.
Cifra, partitura original, e contracanto para flauta (2015), disponíveis gratuitamente.
Das “Quatro Estações” de Vivaldi op.8, Verão - Movmt. 3 (Presto - RV315). Arranjo e execução : Raul Oliveira e Marcelo Mello (2016).
Gravação : Conservatório “Osvaldo Lacerda” (Santa Cruz do Rio Pardo / SP - 2016). Agradecimentos a toda a equipe, em especial à diretora Dna. Adélia Pimentel.
Canção dedicada a Isabel Pedro (2016). Agradecimentos: Conservatório “Osvaldo Lacerda”. Produção: Marcelo Mello.
Arranjo para trio de grupos de violões, de uma das Cirandinhas de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), conjunto de peças para piano baseadas em melodias folclóricas infantis. Escrito para os alunos de Violão da Etec “Jacinto Ferreira de Sá” (Ourinhos / SP).
Uma homenagem humilde a um dos grandes compositores da história, o “selvagem de casaca” Villa-Lobos, e acima de tudo, uma lembrança comovida de minha primeira professora de piano e uma das instigadoras de meu amor pela música, a sempre saudosa Nice Nicolosi Correa , de Ourinhos / SP .
Partitura, e gravação do Grupo de Violões do Curso Técnico em Canto da Etec Ourinhos / SP (2016), disponíveis gratuitamente.
Do “Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach”, que J. S. Bach (1685-1750) compilou para estudos de teclado de sua esposa, Anna Magdalena Bach. Provável composição de Christian Petzold, faz par com o Minueto em Sol menor (BWV Anh 115), também arranjado para duo de violões (2004).
Disponíveis gratuitamente a partitura, e Gravação de avaliação do curso de Técnico em Canto da Etec “Jacinto Ferreira de Sá” (Ourinhos / SP - 2016).
Do “Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach”, que J. S. Bach (1685-1750) compilou para estudo de sua esposa, Anna Magdalena Bach. Provável composição de Christian Petzold, faz par com o Minueto em Sol maior (BWV Anh 114), também arranjado para duo de violões (2004).
Disponíveis gratuitamente a partitura, e a gravação de avaliação das aulas de guitarra no Conservatório “Osvaldo Lacerda” (Sta. Cruz do Rio Pardo / SP / 2018): Julio Cruz e Marcelo Mello , guitarras.
Este arranjo da conhecida peça pra piano de L. V. Beethoven (1770-1827) adaptou algumas das partes mais acessíveis para duas guitarras elétricas, e pode ser tocado também com acompanhamento de baixo, guitarra base e bateria (2018). Partitura e tablatura disponíveis gratuitamente.
O “blues da modulação” é um exemplo de meu Blues Transcendental, composto com o grande W Freitas de Bauru / SP (2019).
Eu quis sempre gostar de música, por inteiro; acho que, no fundo , sempre como “amador”, amante humilde e entregue. E isso também acabou se aplicando aos instrumentos musicais. E, entre outras consequências, acebei me acostumando a ouvir frases como “Teclado? Mas eu achei que você tocava violão...” ou “Ué, nunca te vi tocando violão...” ou “Nem sabia que você tinha gaita...”
Por isso, dentro da seção de meus trabalhos e realizações em música, decidi disponibilizar um “cantinho” com registros meus e de alunos meus em música (em vídeos, gravações mp3 e para audição imediata, em player próprio), em composições em música popular, em canto e em vários instrumentos e gêneros musicais diferentes em música popular, em ordem geralmente cronológica, não como listagem completa, mas mais como amostras e lembranças carinhosas de momentos que a música (e as canções!) pôde nos proporcionar.
Em trinta anos de dedicação a tudo que possa ser Música, muito fiz, e tentei ainda mais; sozinho, às vezes involuntariamente, às vezes também em companhia de pessoas especiais.
Esta página traz registros de grupos e projetos musicais que participei, com fotos, vídeos e gravações.
Ainda que eu jamais tenha tido a capacidade (ou o desejo) de me tornar um especialista em blues, muito dei ao blues e muito quis dele; e sendo assim muito tive a produzir sobre o blues e partir dele.
Reunidos e compartilhados gratuitamente (dos quais estão dispostas amostras aqui), estão repertórios, gravações, vídeos, composições e material didático, sobre o blues tradicional e várias de suas vertentes, até vagar entre composições minhas originais, que distendem e distorcem propriedades tradicionais do gênero.
Há alguns anos morando em Bauru, participei de momentos memoráveis nas noites bauruenses, aos quais sou agradecido... Vídeos e gravações de alguns destes momentos ficaram registrados como os abaixo:
ROUTE BLUES é um projeto musical que atuou em Bauru / SP durante 2022, querendo adaptar a formação inusitada de instrumentos de blues acústico ancestral, como violão, gaita e washboard (“tábua de lavar roupa” norte-americana, usada tradicionalmente como instrumento de percussão no blues country), para recriar grandes clássicos do blues, e adaptações inusitadas de outros estilos, como rock, country, pop, música brasileira, etc.
Esta é uma série de gravações de peças para violão erudito selecionadas com muito carinho, entre o repertório aconselhado para estudo nos primeiros anos de estudo no violão, entre os grandes compositores neste repertório.
Mais de 20 gravações realizadas na Etec “Jacinto Ferreira de Sá” , de Ourinhos / SP, em 2014 (das quais estão dispostas amostras aqui); agradecimentos aos funcionários e especialmente ao diretor Manuel do Carmo; também à minha querida Magali Flore, e a minha filha Luana Franklin Mello.
Grupo de Repertório de caráter didático, com alunos dos cursos de Técnico em Música (canto, Regência, etc.) da Etec “Jacinto Ferreira de Sá” (Ourinhos / SP - 2010-2011).
Os Manilhas se apresentaram em bares e eventos de Bauru / SP e região, tocando composições próprias e clássicos do blues (Howling Wolf, B. B. King, Eric Clapton etc.) e do rock das décadas de 1960 e 1970 (Hendrix, Beatles, Led Zeppelin etc.) com uma sonoridade pesada e empolgante. O nome veio de intermináveis sessões dos integrantes jogando truco após os ensaios: “manilha”, entre outros significados, é o nome do “coringa” sorteado na rodada de truco.
Os vários integrantes que se revesaram nas diversas formações do grupo, eram músicos e professores de música atuantes em Bauru / SP e região, a maioria antigos alunos e professores do curso de Graduação em Música da Universidade do Sagrado Coração (à época USC, hoje UNISAGRADO).
O material sobre a banda inclui fotos, gravações e vídeos (dos quais estão dispostas amostras aqui), disponíveis gratuitamente.
Entre 2008 e 2010, além de participarmos conjuntamente de projetos como o Grupo teatral Soarte, a banda Cincão e Os Manilhas, eu e minha ex-esposa Magali Flore tocamos e cantamos em bares de Bauru, Ourinhos e região, um repertório baseado em MPB e sambas.
Grupo de choro que atuou em Bauru / SP e região, entre 2008 e 2009. Binha, cavaquinho; Ivan, flauta; Borracha e Marcelo, violões; Seu Pedro, violão 7 cordas.
Durante sua graduação em Guitarra Elétrica na USC, Ivan Melilo foi sendo “seduzido” pela flauta transversa, e um dos primeiros “frutos” deste amor foi o Duo LáGrima, duo instrumental de flauta e violão que Ivan formou comigo, em Bauru / SP entre 2007 e 2009, dedicado basicamente à música brasileira e ao choro. A gravação abaixo é um tema de choro composto por Ivan Melilo em 2007, gravação do recital de avaliação de meus alunos na USC/UNISAGRADO.
Documentário curta-metragem sobre o reflexo da obra de Chico Buarque na vida de pessoas comuns, admiradores e músicos inspirados pelo compositor. Vídeo produzido especialmente para o VIII Festival de Música de Ourinhos / SP (2008). Direção : Rafael Lafcadito. Participo como entrevistado.
A história da utilização do violão da música brasileira, de suas citações, de suas composições, parece sempre indicar uma diluição das barreiras entre o erudito e o popular dentro de nossa música, uma diluição que talvez seja uma das características mais vívidas da música brasileira, e que talvez o repertório brasileiro que envolve o violão possa representar mais do que ninguém.
Foi partindo desse conceito que idealizei este recital: para apresentar, de forma cronológica, composições, autores e violonistas que, dedicando-se ao violão de forma sempre extremamente brasileira, indicaram em diferentes graus e de diferentes maneiras a típica fusão brasileira entre a música erudita e a música popular. No recital, o violão solista tem a primazia, mas não se dispensa a feliz ajuda de convidados especiais, em diferentes instrumentos, todos alunos e professores do Depto. de Música da USC/UNISAGRADO. Agradecimentos: convidados -- Eduardo Dubowski, Claudio Corradi, Inoã Nunes, Fernanda Yassuda; Laboratório de Eventos da USC/UNISAGRADO; Equipe do Teatro Universitário Veritas; Prof. João Fernando Paluan; equipe técnica -- Edmur Servelh, Henrique Rodrigues, João Pereira.
O programa do recital, e a íntegra da gravação ao vivo (em mp3 e vídeo -- dos quais estão dispostas amostras aqui) , estão disponíveis gratuitamente.
A banda Cincão (Ourinhos / SP) começou a ensaiar em 2004, procurando um espaço aprazível para desenvolver e explorar as possibilidades e habilidades de seus integrantes, todos artistas tarimbados e pouco reconhecidos da cidade.
Alberto Carrera é uma cantor e regente espanhol, em 2004 trabalhamos ele e eu (voz e violão) em um repertório mesclado de música e influências do Brasil e da Espanha, que resultou em uma apresentação (Acha2 & Perdi2, ou “Acha-dos e Perdi-dos” com um sotaque espanhol) com participação especial de Sandro Santos na bateria. produção: Marcelo Mello e Alberto Carrera.
Conjunto de blues e rock'n'roll formado em Ourinhos / SP, entre 1999 e 2003. Integrantes: Marcelo Mello - guitarra e voz; Paulo Moraes - bateria; Ricardo de Carvalho - baixo e voz; Ricardo “Branco” Petrocino - gaita (participação especial).
A princípio, o Paramusia foi formado como um trio de colegas, do curso de Graduação em Música da UNICAMP, com a (ilustre!) participação de Lúcia Matos (voz). A partir da saída dela (em 1994), formou-se o Duo Paramusia de música instrumental (Luiz Fernando Rosa – clarinete; Marcelo Mello) – violão, tocando composições próprias para o duo, e arranjos elaborados de vários gêneros díspares.
Em 1995, o Paramusia participou de um novo espetáculo associado ao ator Weber Reis, que, no papel do Palhaço Anestésio, interpretava antigas canções da MPB, acompanhado pelo Duo. A partir de 1997, o trabalho passou a ter nova formação: Anderson Alves – clarinente; Leandro Barsalini – percussão; Marcelo Mello – violão; Weber Reis - voz e interpretação.
Disponibiização de alguns escritos literários meus, como poemas e ensaios sobre música de cunho filosófico e antropológico.
Alguns poemas meus selecionados em ordem cronológica, de muitos anos diferentes. A seleção de poemas pode ser visualizada na íntegra gratuitamente.
Texto que apresenta meu novo estilo musical, o Blues transcendental.
Apresentação resumida de minhas posturas básicas em relação à música, às práticas musicais, à educação musical.
Indicação esquemática de questões de sociologia abstrata da música, considerações filosóficas sobre o processo de iniciação musical institucional.
Gravações em vídeo, lives e seleções de repertório, vinculadas a este site, estão centralizadas e disponibilizadas gratuitamente em meu canal no Youtube.
Esta página lista em um mesmo documento html, todos os vídeos postados e citados nas várias partes deste site, organizados em playlists do Youtube, de acordo com o texto e o assunto em que foram citados.
Vídeos pessoais também atualizados constantemente em minha página no facebook.
Página que reúne todas as fotos exibidas neste site, em ordem cronológica; inclundo fotos de divulgação, e algumas fotos pessoais. Fotos atualizadas constantemente em minha página no facebook, e em meu perfil no Instagram.
Os arquivos em formatos mp3 disponíveis neste site representam gravações em estúdio minhas e de colaboradores (incluindo alunos em vários instrumentos musicais), registros de projetos musicais antigos, e diferentes resultados de gravações com timbres digitais (computadorizados) de apoio secundário em várias atividades musicais, principalmente didáticas.
Esta página html reúne em um mesmo ponto todos os arquivos mp3 disponibilizados neste site. Os registros históricos e de estúdio foram organizados em ordem cronológica inversa, isto é, dos mais recentes aos mais antigos; uma seção final também exibe os arquivos de apoio presentes em diferentes seções do site.
Este documento está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
(http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/)
Última modificação desta página html: :
16/março/2024
.
https://marcelomelloweb.net/mm_musica.htm
Acessos ao site desde janeiro/2022: