Um ponto limite de relacionamento entre a Lingüística e processos e objetos externos a ela (especialmente no caráter dialógico, intersubjetivo, das relações entre linguagem e cognição) se dá no campo da música - - neste caso, como um questionamento teórico, de corte (ou pelo contrário de continuum) epistemológico entre a linguagem e a música; ou sua manifestação científica, cognitiva, associada ao nome de cognição musical ou termos semelhantes.
Enlarging the reach and the sense of a intersubjective, social and discursive view of their contents, the possible relationships between language and human cognition can modify the influence of a "semiological" model of the linguistic contents in other human manifestations, as the music - or its scientific, cognitive research, associated to the name of musical cognition.
Apresentado no 51º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo ; Taubaté, 2003.
O texto completo (em português e inglês) pode ser visualizado na íntegra em arquivo pdf no final desta página html (com diferentes plugins de visualização, disponíveis no menu da página).
Ele também está vinculado às seguintes páginas deste site:
Este documento está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. ( http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/)
Para maiores detalhes, consulte a página sobre o site.
Última modificação desta página html:
26/janeiro/2022.
https://marcelomelloweb.net/mmlinguagemcognicaoconstituicaocognicaomusical.htm.
Acessos ao site desde janeiro/2022: