Home | Cognição musical


Introdução à cognição musical, e apresentação de minha produção na área, incluindo a dissertação de mestrado, artigos e apresentação de palestras e comunicações, links etc.

Busca no site:
 

COGNIÇÃO MUSICAL

O texto da dissertação, e o material usado na defesa (slides, gravações, etc.), estão disponibilizados na íntegra.
Outros textos, palestras e comunicações em cognição musical
Uma coleção de sites na internet relacionados a diversas áreas de interesse diferentes em cognição musical.

Cognição, num resumo bastante superficial, é um termo ligado à percepção sensorial e de movimentos do corpo. Numa forma mais restrita, científica, o termo está ligado à maneira com que esta percepção é processada no cérebro, resultando em uma forma diferente (científica, materialista) de encarar os processos mentais e cerebrais. Assim, na formulação de uma cognição musical, as relações entre música e mente (ou seja, a psicologia musical) são vistas numa perspectiva científica, como relações entre música e cognição (em suas múltiplas formas dentro da ciência: música e cérebro, música e inteligência, música e sistemas formais etc.). Este é um ramo de pesquisa muito promissor, e minha dissertação de mestrado (Reflexões sobre Lingüística e Cognição Musical, UNICAMP 2003) apresenta uma descrição detalhada (e bastante crítica!) de várias das formas atuais de relacionar cientificamente música e cognição.

Além da dissertação na íntegra, também disponibilizo aqui alguns artigos e o materiais de palestras e comunicações a respeito deste tema que apresentei a partir de 2003, e uma coleção bastante ampla de links para sites da Web, de vários teores e assuntos (a maioria em inglês), que se relacionam com o tema, e que acredito que serão bastante úteis para quem estiver interessado e habilitado.

Dissertação de mestrado:
REFLEXÕES SOBRE
LINGUÍSTICA e
COGNIÇÃO MUSICAL
(2003)

Este trabalho propõe uma investigação epistemológica acerca das bases conceituais do conjunto de pesquisas científicas atuais que podem ser abarcadas em um campo genérico conhecido como “cognição musical”. É apresentada uma conceituação do termo, bem como um panorama mais amplo do campo sobre o qual se assentam as atuais ciências cognitivas - a partir das quais constitui-se muito do que pode ser considerado cognição musical hoje. Um ponto de partida inicial de conceituação é apresentado num problema especificamente lingüístico -- a metáfora musical, ou a comparação disseminada e de duplo sentido entre música e linguagem, tal como definida por MORAES (1991) --, o que define uma busca por possíveis manifestações de uma metáfora musical (de uma comparação disseminada entre música e linguagem) nas formulações dos artigos científicos sobre as relações entre a música e a cognição humana.

Orientadora: Profª. Dr. Edwiges Morato
Instituto de Estudos da Lingugem (IEL) - Universidade de Campinas (SP) - UNICAMP

Conteúdos: relações epistemológicas entre música e linguagem; conceituação e vertentes das Ciências Cognitivas; conceituação e vertentes das pesquisas em cognição musical; relações entre cognição musical e sistemas linguísticos e semióticos; relações entre cognição musical e sistemas computacionais; relações entre cognição musical e neuropsicologia; conclusões epistemológicas deriváveis da cognição musical.

A dissertação é disponibilizada na íntegra, em arquivo pdf e texto html para leitura, e arquivos complementares.

Defesa de Dissertação de mestrado:
“Reflexões sobre Linguística e cognição musical”
IEL - UNICAMP, fev/2003.

Defesa da dissertação de mestrado, apresentada no Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP, Campinas - SP), em fevereiro de 2003. Presentes na banca de avaliação: Profs. Edwiges Morato, Edson Françozo, Jônatas Manzolli.

Orientadora: Profª. Dr. Edwiges Morato
Instituto de Estudos da Lingugem (IEL) - Universidade de Campinas (SP) - UNICAMP

O arquivo pdf utilizado na exposição da defesa está disponibilizado na íntegra, bem como gravações relacionadas a temas e trechos musicais citados no decorrer da Defesa da Dissertação.

Cognição musical:
TEXTOS e APRESENTAÇÕES (textos, comunicações, palestras, etc.)

artigo (2003):
“Linguagem e cognição na constituição de uma cognição musical”
(“Language and cognition in the formation of a musical cognition”)
Um ponto limite de relacionamento entre a Lingüística e processos e objetos externos a ela (especialmente no caráter dialógico, intersubjetivo, das relações entre linguagem e cognição) se dá no campo da música - - neste caso, como um questionamento teórico, de corte (ou pelo contrário de continuum) epistemológico entre a linguagem e a música; ou sua manifestação científica, cognitiva, associada ao nome de cognição musical ou termos semelhantes.
Disponibilizado na íntegra.
 

Comunicação (2003):
“Linguagem e cognição na constituição de uma cognição musical”
Relacionada ao artigo acima, apresentada no 51º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo ; Taubaté / SP - 2003. Integrando a sessão coordenada “A NEUROLINGÜÍSTICA FRENTE AO VELHO/NOVO DEBATE INTERNALISMO X EXTERNALISMO” (coordenadora: Prof. Edwiges Maria Morato).
Disponibilizados os slides da Comunicação, e arquivos complementares.
 

artigo (2003):
“Relações cognitivas entre localizações cerebrais em música e linguagem”
Pretende-se apresentar, de forma resumida, as possíveis relações entre os dados atuais a respeito de localizações cerebrais de funções cognitivas ligadas aos processamentos cognitivos da linguagem e da música.
Disponibilizado na íntegra.
 

Comunicação (2003):
“Relações cognitivas entre localizações cerebrais em música e linguagem”
Relacionada ao artigo acima, apresentada na I Conferência "Lingüística e Cognição; Campinas / SP - 2003.
Disponibilizados os slides da Comunicação, e arquivos complementares.
 

Palestra (2003):
“Teoria musical e cognição musical”
Esta palestra se dispõe a apresentar pesquisas científicas recentes, tomadas como provas acadêmicas de padrões estabelecidos na teoria musical tradicional, e suas conseqüências para a teoria e a prática musicais atuais.
Apresentada do III Festival de Música de Ourinhos - SP (2003); e em Pesquisas em Música dos Professores de Música da USC/ UNISAGRADO, Bauru / SP (2008).
Disponibilizados os slides da palestra, e arquivos complementares.
 

Palestra (2004):
“Música, pragmática e cognição (relações entre música e contexto)”
Esta palestra serve como introdução, voltada principalmente para músicos, à Lingüística e suas subdivisões, e às possibilidades de relação entre Música e Lingüística, colocando questões básicas a respeito da definição do que é música e do que é musical. Apresentada do IV Festival de Música de Ourinhos / SP (2004).
Disponibilizados os slides da palestra, e arquivos complementares.
 

Texto (2004):
“Prolegômenos a um projeto de iniciação musical”
Indicação esquemática de questões de sociologia abstrata da música, considerações filosóficas sobre o processo de iniciação musical institucional.
Disponibilizado na íntegra.
 

Texto (2007):
“Eu e as práticas musicais”
Apresentação resumida de minhas posturas básicas em relação à música, às práticas musicais, à educação musical. Disponibilizado na íntegra.
 

Extensa lista de conteúdos encontrados na internet, relacionados a variados tópicos e agentes em cognição e cognição musical. Incluindo instituições, bibliotecas digitais, pesquisadores, cursos, etc.

by-nc-sa.png

Este documento está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/)

Última modificação desta página html:
15/outubro/2020.
http://marcelomelloweb.net/mm_cognicaomusical.htm

Marcelo Mello Wordpress Marcelo Mello Instagram Marcelo Mello Web - Facebook Pix