Home | Material didático: apostilas em Música | SONGBOOK HARMONICA - apostila


Coleção de partituras e tablaturas para gaita diatônica, de músicas relevantes do repertório para o instrumento, com partituras, tablaturas, cifras e gravações.

Busca no site:
 

SONGBOOK HARMONICA Marcelo Mello (org.)

  • MELLO, Marcelo. Songbook harmonica. Documento online: http://marcelomelloweb.net/mmgaita_songbook.htm.
  • youtube.png

    Este Songbook é pensado como uma coleção de partituras e tablaturas para gaita diatônica, de músicas que possam ser consideradas relevantes do repertório para este instrumento; cada uma apresentada de forma a mais completa possível (com partituras, tablaturas, cifras e gravações com gaita -- com sua presença indicada pelo ícone reproduzido à esquerda), e selecionadas em ordem aproximada de dificuldade, de forma a construir um material importante, maleável e eficiente no estudo e no ensino de gaita.

    Este Songbook está ligado à Apostila de Gaita de Boca , uma introdução resumida e variada da gaita de boca diatônica (modelo Richter), desde suas origens históricas, sua organologia, suas formas de notação, suas técnicas e articulações principais; mais reunindo os tópicos relacionados à gaita de boca, do que necessariamente estipulando um método sistemático de estudo deste instrumento, e indo então de encontro às expectativas tanto de principiantes no instrumento quanto de interessados mais desenvolvidos.

    O conteúdo aqui está voltado especialmente para o estilo musical predominante no desenvolvimento das potencialidades da gaita diatônica: o blues, e vertentes derivadas, com transcrições de melodias e solos importantes da história deste estilo musical, biografias de autores e compositores mais relevantes (em um documento em separado -- “Blues: história e forma” ) e exercícios especiais de licks de blues para gaita diatônica, no final deste Songbook.

    O repertório contido no Songbook (disponível na íntegra no final desta página html, com diferentes plugins de visualização, disponíveis no menu da página), está organizado em três partes principais, cujos níveis de dificuldade também se fazem sentir nas formas de notação musical, em cada uma destas partes:

  • - músicas simples (na 1ª posição) , de vários estilos, para iniciantes, com tablaturas completas para a gaita diatônica;
  • - músicas mais avançadas, de vários estilos (geralmente indicando a letra de cada canção) e cuja notação está voltada mais para a partitura do que a tablatura, que é indicada apenas nas notas mais relevantes;
  • - transcrições e melodias originais para a 2ª e na 3ª posições da gaita e principalmente para o blues, incluindo uma quarta parte apenas com exercícios especiais de licks de blues para gaita diatônica, no final do Songbook.
  • Aqui também estão disponibilizadas gravações, originais ou adaptadas (muitas para gaita) das músicas constantes nesta coletânea, incluindo gravações originais na gaita diatônica para este Songbook (para audição imediata ou download); alguns títulos e conteúdos relevantes também foram incluídos aqui como material extra ao repertório musical delimitado no Songbook.

    Recomenda-se que o estudo de todos e cada um dos exercícios práticos seja estudado de alguma forma observando a contagem do metrônomo, em diferentes andamentos. Num retorno superficial mas bastante rápido, qualquer estudo musical com metrônomo torna o músico muito mais sensível e treinado em manter uma pulsação regular, e perceber variações mais sutis no andamento musical. Além disso, o estudo musical com metrônomo pode permitir uma base sólida para o entendimento do controle motor na execução musical, que quase sempre só pode vir em uma execução lenta e controlada. A meu ver é este o principio da técnica aplicada, no estudo musical. Há um metrônomo digital disponível na barra de botões lateral, nesta página html, e em outros formatos disponíveis neste site .

    ATENÇÃO: todas as músicas, exercícios e gravações foram usadas com o objetivo exclusivo de estudo e ensino de música. Elas não visam nenhum fim lucrativo e não foram feitas com a intenção de quebrar nenhum direito de copyright, como aliás grande parte do material disponível na internet. Desautorizo o uso de qualquer cópia ou trecho deste material para fins lucrativos, e peço que o uso ou citação de qualquer parte deste material seja devidamente indicado.

    Este songbook também está vinculada às seguintes páginas deste site:

  • Apostila de Gaita de boca |
  • Apostila de Harmonia funcional |
  • Apostila de Teoria Musical |
  • Apostila “Blues: história e forma – biografias” |
  • Marcelo Mello – Cantos e toques (canções): gaita |
  • Marcelo Mello - cantos e toques (canções): composições |
  • Marcelo Mello – blues (composições, gravações, palestras e materiais didáticos, etc.) |
  • Alunos e aulas: Conservatório Osvaldo Lacerda - Santa Cruz do Rio Pardo / SP (desde 2009) |
  • Material didático - Repertórios selecionados |
  • Links da Web: gaita de boca |
  • Metrônomo digital |
  • Todos vídeos -- playlists |
  • Gravações mp3 |
  • Apostila de gaita de boca -
    zip.png
    Gravações mp3

    O arquivo compactado (.zip) permite, com um único download longo, o acesso a todas as gravações originais para este Songbook e também da Apostila de Gaita de boca. (as gravações dos licks de blues estão disponíveis num arquivo à parte, mais abaixo nesta página html)

     

      (pg.06)

      pdfjs.png


      Parte A - NÍVEL BÁSICO

      As músicas que constam na primeira parte deste songbook foram selecionadas entre melodias conhecidas e relevantes, que estão entre as mais fáceis de serem tocadas com as limitações de notas peculiares da gaita diatônica; e por isso são recomendadas para estudantes iniciantes em gaita. Todas elas foram transcritas na tonalidade de Do maior, ainda que várias possam ser tocadas em outras posições da gaita diatônica, e cada uma tem cada uma das notas da partitura associada a tablaturas para gaita, no intuito de facilitar e praticar a leitura de partituras e tablaturas ao estudante iniciante .

      pdfjs.png

    1. Ode à alegria - tema da 9ª Sinfonia (L. V. Beethoven, 1770 -1827)
    2. js/jp_play.jpg mp3.png youtube.png pdfjs.png

    3. Camptown Races (Stephen Foster)
    4. js/jp_play.jpg mp3.png youtube.png pdfjs.png

    5. Oh Suzana (Stephen Foster)
    6. pdfjs.png

    7. Marcha soldado (folclore brasileiro)
    8. youtube.png youtube.png pdfjs.png

    9. When the saints go marching in (folclore americano)
      Gravação: Claudio Pero e Marcelo Mello (Conservatório Osvaldo Lacerda - Santa Cruz do Rio Pardo / SP - 2016)
    10. pdfjs.png

    11. Ciranda cirandinha (folclore brasileiro)
    12. pdfjs.png

    13. Fui no Tororó (folclore brasileiro)
    14. youtube.png pdfjs.png

    15. Os Flinstones (tema do desenho animado)
    16. youtube.png pdfjs.png

    17. Oh Shenandoah (folclore americano)
    18. pdfjs.png

    19. Red river valley (folclore americano)
    20. js/jp_play.jpg mp3.png youtube.png pdfjs.png

    21. Noite Feliz (Franz Gruber)
    22. youtube.png pdfjs.png

    23. Asa Branca (Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira)
    24. (pg.12)

      pdfjs.png


      Parte B - NÍVEL INTERMEDIÁRIO

      Na segunda parte deste Songbook, foram selecionadas melodias relevantes com maior riqueza rítmica, harmônica e inclusive histórica e estética. Assim, e levando em conta o desenvolvimento prévio das habilidades básicas de execução e leitura na gaita de boca diatônica, as transcrições abaixo apresentam vários elementos e de possibilidades na leitura de partituras (assim como a tonalidade original de cada uma das músicas), além de substituir gradativamente a repetição exaustiva de tablaturas semelhantes , para focar a atenção do gaitista na leitura da partitura, utilizando as indicações de tablaturas como “lembretes” da execução das notas da pauta, na gaita.

      js/jp_play.jpg mp3.png youtube.png pdfjs.png

    25. O leãozinho (Caetano Veloso)
    26. youtube.png pdfjs.png

    27. À primeira vista (Chico César)
    28. youtube.png pdfjs.png

    29. Primavera (A. Vivaldi 1678-1741)
    30. youtube.png pdfjs.png

    31. All my loving (Beatles)
    32. youtube.png pdfjs.png

    33. Mercedes Benz (Janis Joplin)
    34. youtube.png pdfjs.png

    35. Yesterday (Beatles)
    36. youtube.png pdfjs.png

    37. Mr. Tambourine Man (Bob Dylan)
    38. js/jp_play.jpg mp3.png youtube.png youtube.png pdfjs.png

    39. Blowing' in the wind (Bob Dylan)
    40. js/jp_play.jpg mp3.png youtube.png youtube.png pdfjs.png

    41. Tears in Heaven (Eric Clapton)
    42. (pg.21)

      pdfjs.png


      Parte C - MÚSICAS EM OUTRAS POSIÇÕES E BLUES

      A terceira parte deste Songbook está dedicada a transcrições de músicas para outras posições da gaita diatônica , que não a primeira posição em Do maior -- especialmente a segunda posição (equivalente a SOL maior) e a terceira posição (equivalente a RE menor).
      (vide Apostila de Gaita de boca)

      Vale lembrar que, sendo o território de domínio do blues e das principais sonoridades associadas com a gaita de boca diatônica, as transcrições desta parte do Songbook também incluem grandes clássicos e alguns solos de gaita fundamentais para este gênero musical.

      youtube.png pdfjs.png

    43. Love me do (Beatles)
    44. youtube.png pdfjs.png

    45. Red river valley (folclore americano)
    46. js/jp_play.jpg mp3.png


      youtube.png youtube.png youtube.png pdfjs.png

    47. Come on in my kitchen (Robert Johnson)
    48. youtube.png pdfjs.png

    49. Amazing grace (John Newton)
    50. youtube.png pdfjs.png

    51. Let me explain (Sonny Boy Williamson II)
    52. youtube.png pdfjs.png

    53. Juke (Little Walter)
    54. youtube.png pdfjs.png

    55. Crossroads blues (Robert Johnson)
    56. youtube.png pdfjs.png

    57. Crossroads blues (versão Eric Clapton )
    58. youtube.png youtube.png pdfjs.png

    59. Sweet Home Chicago (Robert Johnson)
    60. youtube.png pdfjs.png

    61. I heard it through the grapevine (Creedence Clearwater Revival)

    EXTRA BÔNUS

    Canções com transcrições para gaita, ou adaptáveis para transcrições ou improvisos na gaita, disponibilizadas externamente a este Songbook Harmonica, cada uma delas em sua página própria, com informações específicas:
     

    youtube.png youtube.png

  • Magnificent seven (tema de "Marlboro Country" - Elmer Bernstein)
    Gravação: Thiago Lacerda e Marcelo Mello (Bauru / SP - 2016)
  • js/jp_play.jpg mp3.png youtube.png


    youtube.png youtube.png

  • “ Someday the sun won´t shine for you ” (Jethro Tull)
    Gravação: Marcelo Mello (Conservatório Osvaldo Lacerda - Santa Cruz do Rio Pardo / SP - 2016)
  • js/jp_play.jpg mp3.png


    js/jp_play.jpg mp3.png youtube.png
    youtube.png youtube.png

  • “ Mean old world ” (Little Walter)
    Gravações: Verônica Chimbo e Marcelo Mello (Bauru / SP - 2008); W Freitas e Marcelo Mello (Bauru / SP - 2019)
  • js/jp_play.jpg mp3.png


    js/jp_play.jpg mp3.png
    js/jp_play.jpg mp3.png youtube.png
    youtube.png youtube.png

  • “ Long grey mare ” (Fletwood Mac)
    Gravações: Os Manilhas (Bauru / SP - 2008); Verônica Chimbo e Marcelo Mello (Bauru / SP - 2008); Grupo de Repertório de Blues da Etec de Ourinhos (2010).
  • (pg.32)
    zip.png pdfjs.png youtube.png

    Parte D - LICKS DE BLUES
    para gaita diatônica

    Para além do domínio simples dos recursos que o instrumento musical possa oferecer (por exemplo, a gaita), a aplicação destes recursos de uma maneira melódica e idiomática, na composição, interpretação e improvisação musicais, requer também familiaridade com as características mais importantes de cada estilo musical, através do contato e do estudo de repertório relevante.

    Na música popular , um lick consiste em uma curta série de notas que é usada em solos, linhas melódicas e acompanhamentos, como variados graus de fórmulas melódicas pré-estabelecidas, associadas a determinados estilos musicais, especialmente em música popular. Assim haverão licks de blues, rock, jazz etc., encaminhados para gaita, guitarra, trompete, etc.

    Os licks apresentados nesta parte do Songbook, ordenados aproximadamente em níveis cada vez mais altos de dificuldade, são derivados de várias práticas do blues, incluindo as escalas típicas na gaita (especialmente as pentatônicas disponíveis na 2ª posição da gaita diatônica ), e o uso sistemático de bends, em vários orifícios e afinações diferentes. Cada um deles oferece à prática musical do gaitista não só a própria figuração melódica que lhe é característica, mas também representa exemplos da aplicação, em fraseados de blues, de várias características musicais, cada uma delas apontada em seu lick correspondente: uso de escalas de diferentes tipos, aplicações de bends e blue notes, formas de variações melódicas e rítmicas, etc. Mais do que dominar a execução de cada um dos licks, o músico diligente deve compreender e absorver as características essenciais de cada um deles, e as pôr em prática em combinações novas e originais entre si, almejando melodias e improvisos de blues com seu próprio valor.

    Por isso, o conjunto destes licks faz uso regular de vários recursos teóricos e práticos apresentados no decorrer da Apostila de gaita de boca, especialmente o domínio dos bends em vários orifícios, e o estudo de escalas pentatônicas maiores e menores (a base das melodias da maioria dos blues) , em várias posições diferentes da gaita. A eficiência do uso de licks como estes, claro, também dependerá da aplicação do próprio gaitista, no estudo de cada lick e suas variações, até estes se transformarem num recurso natural de melodização e improvisação.

    Levando em conta que as características musicais, harmônicas, teóricas, etc., envolvidas em cada um dos licks, já foram estabelecidas e exercitadas em vários pontos da Apostila de gaita de boca e mesmo neste Songbook, os licks vêm todos indicados com tablaturas completas, para focar o gaitista mais em sua execução do que em sua leitura.

    A gravação de cada um destes licks, todas disponíveis na íntegra com este Songbook (em video no Youtube, e mp3), é apresentada em uma versão lenta (em 47 bpm) e outra mais agitada (em 95bpm), para ajudar ao gaitista no estudo em diferentes níveis de dificuldade e agilidade. O arquivo compactado (.zip - disponível acima) permite, com um único download longo, o acesso a todas as gravações dos licks.

    pdfjs.png youtube.png
    a. Formas de variação - escalas

  • Blues lick 01

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 02

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 03

    js/jp_play.jpg mp3.png

  • pdfjs.png youtube.png
    b. Frases simples de blues

  • Blues lick 04

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 05

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 06

    js/jp_play.jpg mp3.png

  • pdfjs.png youtube.png
    c. Licks de acompanhamento

  • Blues licks 07 e 08

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues licks 07 e 08 (95bpm)

    js/jp_play.jpg mp3.png

  • pdfjs.png youtube.png
    d. Licks de blues com bends

  • Blues lick 09

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 10

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 11

    js/jp_play.jpg mp3.png

  • pdfjs.png youtube.png
    e. Turnarounds

  • Blues lick 12

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 13

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 14

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 15

    js/jp_play.jpg mp3.png

  • pdfjs.png youtube.png
    f. Blue notes

  • Blues lick 16

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 17

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 18

    js/jp_play.jpg mp3.png

  • pdfjs.png youtube.png
    g. Licks de blues na 3ª posição

  • Blues lick 19

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 20

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 21

    js/jp_play.jpg mp3.png

  • pdfjs.png youtube.png
    h. Exemplos avançados

  • Blues lick 22

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 23

    js/jp_play.jpg mp3.png

    Blues lick 24

    js/jp_play.jpg mp3.png

  • by-nc-sa.png

    Este documento está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. ( http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/)
    Para maiores detalhes, consulte a página sobre o site.

    Última modificação desta página html:
    07/março/2020.
    http://marcelomelloweb.net/mmgaita_songbook.htm

    Marcelo Mello Wordpress whatsapp.png Marcelo Mello Instagram Metrônomo Marcelo Mello Web - Facebook Pix