O conteúdo desta Apostila procura apresentar didaticamente minha visão pessoal de manifestações da harmonia em música, como intérprete, pesquisador e professor. Entre as idéias que estão por trás de sua organização, pode-se destacar a de que, hoje, as múltiplas, interdependentes e dinâmicas práticas musicais modernas devem dar forma a conteúdos, teorias e ideologias diferentes entre si, por vezes complementares, por vezes antagônicas. E assim serão várias as harmonias possíveis, quase tantas quantas forem as possíveis músicas; e -- mais do que determinar ortodoxamente as instruções e regras que devem satisfazer a um determinado tipo de harmonia (que quase sempre são relevantes, nas práticas musicais, apenas pelas numerosas exceções que devem se opor a elas) -- um estudo e apresentação das manifestações harmônicas deve tentar relacionar coerentemente as diferentes práticas harmônicas (as diferentes origens, as diferentes regras, as diferentes ambiguidades) entre si, de forma a permitir um entendimento conceitual de cada termo e prática, dentro de um todo abrangente que possa permitir, a partir daí, não só aprofundamentos em tradições de práticas musicais específicas, mas também inter-relações criativas entre elas.
Dessa forma, esta Apostila introduz gradativamente princípios de funcionamento harmônico em vários níveis da tradição musical ocidental, de forma a mais conceitual (explicativa, aberta a múltiplas aplicações, etc.) e a menos coercitiva possível (restringindo regras inflexíveis às suas possibilidades de realização, e levando em conta outras possibilidades criativas para cada conteúdo). Uma forma de análise harmônica que pode corresponder conceitualmente a esta abordagem é a harmonia funcional, a partir da sua proposição no século XIX por RIEMANN e de suas possibilidades de desdobramento conceitual, filosófico e mesmo psicológico, cognitivo.
Procura-se então apresentar resumidamente conceitos primários e depois discussões e práticas musicais específicas em harmonia (os que estão listados no Sumário da Apostila); isso, a partir de princípios da harmonia funcional, até onde a profundidade e a extensão do conceito possa ser ampliada antes de se tornar uma questão “extra”-harmônica (de ritmo, orquestração, polifonia, formal, histórica, estética, etc.). Ao invés de enfatizar os antagonismos entre diferentes sistemas, regras e notações musicais em harmonia (especialmente os que podem ocorrer entre as tradições da música erudita e da música popular), cada conteúdo é apresentado em termos de uma relação com os princípios de harmonia funcional. Assim, os repertórios musicais relevantes são usados como exemplos, e são propostos não só exercícios técnicos de desenvolvimento pedagógico, mas também análises conceituais de repertórios selecionados específicos. A apresentação de diferentes formas de notação harmônicas, requer uma mínima familiaridade prévia com partituras; a apresentação do sistema de notação musical (pautas e partituras) pode ser conseguida na Apostila de Teoria Musical, disponível neste site (link abaixo).
Finalmente, as referências bibliográficas que podem basear esta abordagem são apresentadas como classificadas por tema e uso dentro da organização desta Apostila, facilitando a busca posterior por mais informações em práticas musicais específicas.
O arquivo pdf completo da Apostila está disponibilizado na íntegra no final desta página html (com diferentes plugins de visualização, disponíveis no menu da página), e estão disponíveis também (abaixo) playlists (do Youtube) referentes a várias seleções complementares, de gravaçãoes referentes aos exemplos abordados nos conteúdos da Apostila.
ATENÇÃO: todos os trechos musicais, exercícios e gravações foram usados com o objetivo exclusivo de estudo e ensino de música. Elas não visam nenhum fim lucrativo e não foram feitas com a intenção de quebrar nenhum direito de copyright, como aliás grande parte do material disponível na internet. Desautorizo o uso de qualquer cópia ou trecho deste material para fins lucrativos, e peço que o uso ou citação de qualquer parte deste material seja devidamente indicado.
Esta apostila também está vinculada às seguintes páginas deste site:
A Apostila foi direcionada para abarcar o máximo de citações e exemplos de práticas e repertórios musicais estabelecidos, e com isso são incorporados muitos trechos de peças da música erudita e de canções populares, em exemplos, exercícios e obras selecionadas. Eles estão também reunidos em playlists do Youtube vinculados ao material da Apostila, classificados de acordo com o uso em seu conteúdo:
Este documento está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. ( http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/)
Para maiores detalhes, consulte a página sobre o site.
Última modificação desta página html:
27/março/2024.
https://marcelomelloweb.net/mmharmonia_apostila.htm
Acessos ao site desde janeiro/2022: