this.click();}

Home | Material didático: apostilas em Música | Polifonia musical - apostila


Esta Apostila trata da construção de melodias, e de suas inter-relações e conduções nas várias práticas polifônicas, com exercícios e materiais complementares incluindo apresentação resumida dos instrumentos orquestrais.

Busca no site:
 

Apostila de
POLIFONIA MUSICAL
Marcelo Mello

  • MELLO, Marcelo. Apostila de polifonia musical. Documento online: http://marcelomelloweb.net/mmpolifonia_apostila.htm.
  • Embora a palavra Polifonia (do grego polis, “muito”, e phono, “voz, som”) represente uma tradição composicional específica na história da música ocidental (oposta, por exemplo, a escritas “contrapontísticas”, “harmônicas” ou “orquestrais”), na verdade seu significado pode ser ampliado indiscriminadamente para definir qualquer técnica composicional ou musical que envolva a emissão de várias notas ao mesmo tempo. De fato, ao invés de ser apenas um “duplo sentido” ou uma “ambiguidade” lexical, esta confusão reflete as várias manifestações de conteúdos musicais “polifônicos”: no sentido de que, ainda que se apóiem em elementos musicais comuns da tradição européia (como as tríades, as consonâncias, a séria harmônica natural do som, etc.), elas não procuram coadunar uma com a outra, tendendo a se definir mais por uma inter-excusão entre si do que por uma inter-penetração.

    Assim, o desenvolvimento histórico das regras e estilos polifônicos em geral acompanha o desenvolvimento dos conceitos harmônicos e tonais, permitindo constantemente este desenvolvimento ao fornecer capacidades técnicas de combinações entre notas, na harmonia. E então as “polifonias” são sempre técnicas tonais, e suas várias práticas serão então as várias formas de efetivação do sistema harmônico tonal.

    A partir disso, esta Apostila então deverá ser organizada a partir de conteúdos ligados à harmonia, e mais especificamente a partir de minha Apostila de Harmonia funcional. Em primeiro lugar, como uma conceituação prévia para os conteúdos desta Apostila, assim como também os conteúdos de minha Apostila de Teoria Musical . Quais sejam: leitura regular de partituras em várias claves, conhecimento de escalas, intervalos, tríades, dissonâncias, cifragem e análise harmônicas. Mais que isso, a presente Apostila pressupõe e desenvolve a potencialidade de a harmonia ser apresentada como uma sensação musical específica, o que permite seu estudo conceitual para além da relação dela com outros elementos – incluindo os polifônicos. Assim, a capacidade de se estudar a harmonia para além de sua representação polifônica (como uma “sensação”) também liberta as manifestações polifônicas como representantes estruturais de seu sistema tonal.

    Esta Apostila então pode determinar seu ponto de partida em que, na medida em que os sistemas polifônicos não precisem mais representar o funcionamento do sistema tonal, eles podem ser equiparados entre si numa perspectiva didática atual, e num distanciamento histórico das diferentes práticas. É o que permite definir seu conteúdo como um convite ao desenvolvimento técnico de melodias musicais, as possibilidades de suas interpenetrações e de seus significados harmônicos. Inclusive, com a esperança de que a apresentação conjunta possa capacitar o desenvolvimento posterior em vários níveis de especificidade (não só o contraponto por espécies, mas o contraponto harmônico de J. S. Bach; não só a linha de baixo, mas a distribuição instrumental de uma “linha de baixo”; etc.).

    E então serão conteúdos desta Apostila desde aspectos técnicos de fraseologia e construção de melodias, passando pelas técnicas de construção de melodias acompanhantes ou contrapontísticas, até recomendações quanto à convivência sonora de diferentes instrumentos, nas práticas de orquestração. Exercícios e material de apoio estão programados, principalmente na seleção de playlists dos exemplos concretos do repertório relevante, que são citados no decorrer da Apostila.

    O arquivo pdf completo da Apostila está disponibilizado na íntegra no final desta página html (com diferentes plugins de visualização, acessáveis no menu da página), e estão disponíveis também (nos botões do quadro acima) playlists (do Youtube) com vídeos de exemplos relacionados aos seus conteúdos, incluisve um dedicado especialmente a exemplos de instrumentos de orquestra; e gravações de exemplos e exercícios, para audição imediata e download (em mp3 e reunidas em arquivo compactado - .zip).

    ATENÇÃO: todos os trechos musicais, exercícios e gravações foram usados com o objetivo exclusivo de estudo e ensino de música. Elas não visam nenhum fim lucrativo e não foram feitas com a intenção de quebrar nenhum direito de copyright, como aliás grande parte do material disponível na internet. Desautorizo o uso de qualquer cópia ou trecho deste material para fins lucrativos, e peço que o uso ou citação de qualquer parte deste material seja devidamente indicado.

    Esta apostila também está vinculada às seguintes páginas deste site:

  • Apostila de Harmonia funcional |
  • Apostila de Teoria Musical |
  • Marcelo Mello - divulgação (exemplos de trabalhos musicais): material didático |
  • Alunos e aulas: USC / UNISAGRADO – Bauru SP (2005-2008) |
  • Alunos e aulas: Etec Ourinhos (desde 2008) |
  • Conteúdos acerca de J. S. Bach |
  • Links da Web: partituras |
  • Todos vídeos -- playlists |
  • Gravações mp3 |
  • Apostila de polifonia -
    Gravações de exemplos (mp3)

    Fig. 01b - variações melódicas do motivo (pg.06)

    Fig. 01b_a

    Fig. 01b_b

    Fig. 01b_c

    Fig. 01b_d1

    Fig. 01b_d2

    Fig. 01b_e

    Fig. 01b_f

    Fig. 01b_g

    Fig. 01b_h

    Fig. 01b_i

    Fig. 01c - Variações rítmicas do motivo (pg.07)

    Fig. 01c_a

    Fig. 01c_b

    Fig. 01c_c

    Fig. 01c_d

    Fig. 01c_e

    Fig. 02a - Exemplos de padrões melódicos (pg.11)

    Fig. 02a_a

    Fig. 02a_b

    Fig. 05a - exemplo de processo de construção de linha de baixo (pg.19)

    Fig. 05a_a

    Fig. 05a_b

    Fig. 05a_c

    Fig. 05a_d

    Fig. 06j - exemplos de espécies de contraponto a duas vozes (pg.26)

    Fig. 06j_a

    Fig. 06j_b

    Fig. 06j_c

    Fig. 06j_d

    by-nc-sa.png

    Este documento está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/)
    Para maiores detalhes, consulte a página sobre o site.

    Última modificação desta página html:
    07/março/2020.
    http://marcelomelloweb.net/mmpolifonia_apostila.htm

    Marcelo Mello Wordpress whatsapp.png Marcelo Mello Instagram Marcelo Mello Web - Facebook Pix \