Home | Material didático em Música: outros conteúdos | Conteúdos sobre J. S. BACH (1685-1750)


Vídeos, arranjos, conteúdos e citações da obra de J. S. Bach, dispostos neste site.

Busca no site:
 

Conteúdos sobre
Johann Sebastian BACH
(Alemanha / 1685 - 1750)

mmbach.png

Johann Sebastian Bach (pai dos também músicos Carl Philip Emanuel, Johann Christian e Wilhelm Friedemann Bach, entre outros) foi o membro mais significativo de uma família de músicos alemães, cujos membros eram menestréis, organistas e e cantores na Turíngia desde o século XVI.

Órfão aos 10 anos, Bach recebeu uma sólida formação musical em órgão, cravo, violino e canto. Afora esta bagagem musical, foi um autodidata, e foi pelo estudo meticuloso dos trabalhos dos compositores famosos de seu tempo que ele assimilou a arte da composição.

Bach residiu em várias cidade da Alemanha da época. Em 1708 foi designado como organista de tribunal na cidade de Weimar, onde compôs a maioria de seus trabalhos para órgão. Em 1717, se mudou para Cöthen como Kapellmeister da corte do Príncipe Leopold o Jovem. Renunciou ao cargo em 1723 para tornar-se Kantor da St. Thomas School na cidade de Leipzig, onde era responsável pela música das quatro igrejas principais da cidade. Em Leipzig ele se encarregou eventualmente do “musicum” de Collegium Universitário, e se ocupou com a organização e publicação de muitas de suas composições mais antigas.

Apesar de negligência por sua obra, difundida durante quase um século depois de sua morte, Bach é considerado agora como um dos maiores compositores de todos os tempos, e ainda é uma fonte inesgotável de inspiração para músicos.

As composições de Bach são catalogadas por meio do prefixo BWV (Bach-Werke-Verzeichnis -- em alemão, “obras completas de Bach”), um sistema de numeração que geralmente é aceitado para conveniência de referência.

CONTEÚDOS DO SITE
baseados na obra de J. S. Bach

Além da profusão, virtuosismo e vigor de suas composições, a música de J. S. Bach também tem um incontornável aspecto sedutor: ao invés da novidade ofuscante e indomável, da maior parte dos geniais compositores inovadores da história da música, Bach sempre toma por bem “convidar” o ouvinte, sempre se apoiando em estruturas musicais as mais universais, as melodias mais claras, de uma volúpia musical tímida e acessível, aberta, nova, juvenil.

Não é difícil acompanhar a música de Bach, ainda que seja complexo captar seu pleno significado artístico. E por ser uma música que se deseja e se mostra como acessível e universal, a música de Bach pode servir convenientemente como material didático, de ensino em música; como tem sido usada regularmente na formação de gerações de estudantes de música.

Assim, a maior parte da apreensão direta da obra de Bach, em arranjos, gravações e composições nos conteúdos deste site (listados nesta página html), tem interesse didático, são em sua maioria arranjos de temas da obra de Bach adaptados para serem tocados por alunos e com alunos, de diferentes épocas. Afora isso, há também o diletantismo do meu amor a esta música tão nobre.

youtube.png

Marcelo Mello e Madalena Bittencourt (palestra - 2013):
BACH e o Minueto

Apresentação dos marcos principais da vida de J. S. Bach e seu contexto histórico, focando principalmente nos minuetos.
Semana da Música da Etec Jacinto Ferreira de Sá (Ourinhos / SP) - 2013. Organização - Curso de Técnico em Regência da Etec de Ourinhos.
Participações: Prof. Madalena Bittencourt, João Vitor Virgilio da Silva, Marta da Silva Rodrigues.

Na página html estão disponíveis o vídeo de resumo da palestra, os slides originais e o playlist das gravações utilizadas durante a palestra.

js/jp_play.jpg mp3.png

Marcelo Mello e Mateus de Góes (2007)
BWV 0774, INVENÇÃO A DUAS VOZES Nº 3 em La maior

Gravação de avaliação das minhas aulas de Violão e Guitarra da Universidade do Sagrado Coração (USC / UNISAGRADO - Bauru SP / 2006). Marcelo Mello e Mateus de Góes, guitarras.

Publicação - partitura duo
THORLAKSSON, Eythor. J.S. Bach Inventions 1 -5, arr. 2 gtrs. In The Classical Guitar School, http://classical-guitar-school.com, nº de catálogo - 2025 (tonalidade original: Re maior).

youtube.png js/jp_play.jpg mp3.png

Marcelo Mello (arranjo e gravação)
BWV 0854, FUGA 9 em Mi maior (do Cravo Bem Temperado Vol. 1),

Arranjo de fuga do Cravo Bem Temperado (Volume 1), de J. S. Bach (BWV 854), para três guitarras elétricas, usando digitação sistemática, meu método de estudo de escalas e leitura musical no braço do violão e da guitarra (2006). Demorei pra achar alguém com quem tocar este arranjo!
Gravado no Conservatório Osvaldo Lacerda (Santa Cruz do Rio Pardo / SP - 2015). Agradecimentos a toda a equipe, em especial à diretora Dna. Adélia Pimentel.

Na página html sobre o arranjo, estão disponíveis a partitura e tablatura para trio de guitarras, o vídeo, e arquivo mp3, para audição imediata e download.

youtube.png

Grupo de Violões da Etec de Ourinhos – SP (arr. Marcelo Mello - 2016)
BWV Anh114, MINUETO em sol maior (Do Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach)

Minueto atribuído a J. S. Bach, provável compositor Christian Petzold. Do Pequeno Livro de Anna Madalena Bach (provável composição de Petzold), faz par com o Minueto em Sol menor , também arranjado para duo de violões. (2004)
Gravação de avaliação do curso de Técnico em Canto da Etec Jacinto Ferreira de Sá (Ourinhos / SP) - 2016. Participantes: Annapaola Locatelli, David Wesley dos Santos Cruz, Jackson Matheus de Souza, Luis Fernando Gomes Vila. Imagens: Emerson Lande Junior.

Na página html sobre o arranjo, estão disponíveis a partitura original e o vídeo.

youtube.png js/jp_play.jpg mp3.png

Julio Cruz e Marcelo Mello (Conservatório Osvaldo Lacerda – SP / 2018; arr. Marcelo Mello)
BWV Anh115, MINUETO em Sol menor (Do Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach)

Minueto atribuído a J. S. Bach, provável compositor Christian Petzold. Do Pequeno Livro de Anna Madalena Bach, faz par com o Minueto em Sol maior, também arranjado para duo de violões. (2004).
Gravação de avaliação das aulas de guitarra no Conservatório Osvaldo Lacerda (Sta. Cruz do Rio Pardo / SP, 2018). Julio Cruz e Marcelo Mello , guitarras.

Na página html sobre o arranjo, estão disponíveis a partitura original, o vídeo, e arquivo mp3, para audição imediata e download..

Palestra:
“Teoria musical e cognição musical”

Esta palestra se dispõe a apresentar pesquisas científicas recentes, tomadas como provas acadêmicas de padrões estabelecidos na teoria musical tradicional, e suas conseqüências para a teoria e a prática musicais atuais. Apresenta o Minueto em Sol maior, BWV Anh 114, como exemplo para análise melódica.
Apresentada no III Festival de Música de Ourinhos (2003), e em Pesquisas em Música dos Professores de Música da USC / UNISAGRADO (Bauru SP / 2008).

Na página html estão disponíveis os slides originais da apresentação da palestra, e gravações mp3.

youtube.png js/jp_play.jpg mp3.png

Marcelo Mello (gravação Duo Paramusia):
INVENÇÃO BRASILEIRA

Composição musical para cravo (arranjada para violão e clarinete) aplicando ritmos brasileiros à forma tradicional das Invenções a duas vozes para teclado, de J. S. Bach.
Duo Paramusia (Produção: Dimas Estúdio; Campinas – SP /1994): Luiz Fernando Rosa – clarinete; Marcelo Mello – violão.

Na página html sobre a composição, estão disponíveis a partitura original, a gravação mp3 para audição imediata e download, e vídeo de animação.

Links em música: J. S. BACH

Sites da World Wide Web dedicados exclusivamente à obra do compositor barroco alemão, com biografias, outros textos, partituras e gravações.

CITAÇÕES
de obras de J. S. Bach neste site

Além de soar sempre convidativa, a música de Bach pode ser usada com o exemplo típico e importante em vários conteúdos musicais, incluindo harmonia, contraponto, história, orquestração , etc.

E então há também uma profusão incidental de citações de obras de J. S. Bach em pontos deste site, listados nesta págian html. Como introdução nos mais variados aspectos do estudo musical, como organologia, análise temática, formal, harmônica, etc. Cada exemplo listado aqui indica também o conteúdo do site no qual a gravação é usada com exemplo.

youtube.png

  • BWV 0019 Cantata, Mov 7 - Laß dein' Engel mit mir fahren (Coral)
    Citada nas Playlists da Apostila de harmonia funcional – exemplos |
    Publicação – texto; KOELLREUTTER H.J.(1980). Harmonia funcional - introdução à teoria das funções harmônicas. São Paulo: Ricordi.
  • youtube.png youtube.png

  • BWV 0041.6, Coral 11 Jesu, nun sei gepreiset
    Citada na playlist Apostila de polifonia |
    Publicação – wikipedia.org
  • youtube.png

  • BWV 0147, Coral Jesus Alegria dos Homens (Cantata “Herz und Mund und Tat und Leben”) (Jesus, joy of man’s desiring)
    Citada nas playlists Repertório selecionado: violão erudito |; Playlists da Apostila de harmonia funcional – análise harmônica avançada |; Repertório selecionado: guitarra erudita |
    Publicação - partitura trio; NOAD, Frederick. Playing the guitar. New York: Schirmer, 1972. ( pg. 084)
  • youtube.png

  • BWV 0188, Coral 26 "Auf meinem lieben Gott" (Cantata “Ich habe meine Zuversicht”)
    Citada na playlist Apostila de polifonia |
    Publicação: “Harmonic analysis of J. S. Bach chorales”. Documento online https://bachchoraleharmony.com/harmonic-analysis-of-j-s-bachs-chorales/
  • youtube.png

  • BWV 0243, Magnificat em Re maior
    (grav. Lutherania Choir / Budapest Strings / Kamp Salamon)
    Citada na playlist Palestra – “Bach e o minueto” |
  • youtube.png youtube.png

  • BWV 0244, Coral Herzliebster Jesu, was hast du verbrochen (Paixão Segundo São Mateus movs. 3 e 46 - Corais 78 e 10)
    Citada na playlist Playlists da Apostila de harmonia funcional – Repertório selecionado |
  • youtube.png

  • BWV 0259, Coral 39 Ach, was soll ich Sünder machen
    Citada na playlist Apostila de polifonia |
    Publicação – wikipedia.org
  • youtube.png youtube.png

  • BWV 0300, Coral Du grosser Schmerzensmann
    Citada na playlist Playlists da Apostila de harmonia funcional – exemplos |
    Publicação – wikipedia.org
  • youtube.png

  • BWV 0384, Coral 149 Nicht so traurig, nicht so sehr.
    Citada na playlist Apostila de polifonia |
    Publicação – wikipedia.org
  • youtube.png

  • BWV 0565, Tocata e fuga em Re menor (para órgão)
    (grav. Karl Richter)
    Citada na playlist Palestra – “Bach e o minueto” |
  • youtube.png

  • BWV 0599−644, Orgelbuchlein (Pequeno Livro de Órgão)
    (grav. Michel Chapuis)
    Citada na playlist Palestra – “Bach e o minueto” |
  • youtube.png

  • BWV 0780, Invenção em fá menor
    (grav. Glenn Gould)
    Citada na playlist Apostila de Teoria Musical |
    Publicação – piano
  • youtube.png

  • BWV 0847, Prelúdio 02 em Do menor (Cravo Bem temperado Vol1)
    (grav. Richter)
    Citada na playlist Playlists da Apostila de harmonia funcional – análise harmônica avançada |
    Publicação - Imslp.org
  • youtube.png

  • BWV 0848, Prelúdio 03 em Do# maior (Cravo Bem Temperado Vol.1)
    (grav. Richter)
    Citada na playlist Palestra – “Bach e o minueto” |
  • youtube.png

  • BWV 0851, Prelúdio em Re menor (Cravo Bem temperado Vol1)
    (grav. Richter)
    Citada na playlist Playlists da Apostila de harmonia funcional – análise harmônica avançada |
    Publicação - Imslp.org (piano)
  • youtube.png

  • BWV 0853, Prelúdio 08 em Mi bemol menor (Cravo Bem Temperado Vol1)
    (grav. Patricia Hase)
    Citada nas playlists Palestra – “Bach e o minueto” |; Playlists da Apostila de harmonia funcional – Repertório selecionado |
    Publicação - Imslp.org (piano)
  • youtube.png

  • BWV 0995, Suíte em Sol menor, para alaúde – Mov. 6 - Gavotte II
    (grav. Louis Pernot)
    Citada na playlist Palestra - “História do violão e da guitarra elétrica” |
  • youtube.png

  • BWV 0996, Bourré, da Suíte 1 para alaúde (em Mi menor)
    Citada na playlist Repertório selecionado: guitarra erudita |
    Publicação - THORLAKSSON, Eythor. Suíte 1 em Mi menor, J. S. Bach. In The Classical Guitar School, http://classical-guitar-school.com, nº de catálogo - 1121 pg. 08
  • youtube.png

  • BWV 0996, Sarabande, da Suíte 1 para alaúde (em Mi menor)
    (grav. Andre Segovia)
    Citada na playlist Palestra - “História do violão e da guitarra elétrica” |
  • youtube.png

  • BWV 0999, Prelúdio para alaúde (em Do menor)
    Citada na playlist Apostila de polifonia |
    Publicação – wikipedia.org.
  • youtube.png youtube.png youtube.png

  • BWV 1001, Presto, da Sonata 1 para violino (em Sol menor)
    Citada na playlist Repertório selecionado: guitarra erudita |
    Publicação - Imslp.org
  • youtube.png

  • BWV 1002, Sarabanda , da Partita 1 para violino
    (grav. Sean Avram Carpenter)
    Citada nas playlists Palestra - “História do violão e da guitarra elétrica” |; Palestra - “Música e tecnologia” |
  • youtube.png youtube.png

  • BWV 1004, Courant, da Partita 2 para violino (em Re menor)
    Citada na playlist Repertório selecionado: guitarra erudita |
    Publicação - Imslp.org
  • youtube.png youtube.png youtube.png

  • BWV 1006, Gavotte em Rondeaux, da Partita 3 para violino (em Mi maior)
    Citada na playlist Repertório selecionado: guitarra erudita |
    Publicação - Imslp.org
  • youtube.png

  • BWV 1006a, Suíte IV para alaúde, Mv6 - Giga
    (grav. Michael Poll)
    Citada na playlist Apostila de Teoria Musical |
  • J.S. Bach’s Lute Suite BWV 1006a: A Study in Transcription
    Citada na playlist Repertório selecionado: violão erudito |
    Publicação – texto The Graduate Research Journal V.1, 2014.
  • youtube.png

  • BWV 1007, Giga, da Suíte 1 para cello (em Re maior),
    (arr. Eloy Oliveira)
    Citada na playlist Repertório selecionado: guitarra erudita |
    Publicação - Imslp.org
  • youtube.png youtube.png

  • BWV 1010, Bourré II, em La maior
    Citada na playlist Repertório selecionado: violão erudito |
    Publicação – partitura.
    NOAD, Frederick. Solo guitar playing. New York: Schirmer, 1968. ( pg. 116 )
  • youtube.png

  • BWV 1046-1051, Concertos de Brandemburgo
    (grav. Freiburger Barockorchester)
    Citada na playlist Palestra – “Bach e o minueto” |
  • youtube.png

  • BWV 1047, Concertos de Brandemburgo 2,– Mov. 3 Allegro assai
    (grav. Pierre Thibaud; Münchener Bach Orchester; Karl Richter, reg.)
    Citada na playlist Apostila de polifonia - instrumentos orquestrais |
  • youtube.png

  • Coral 18 - Befiehl du deine Weg
    Citada na playlist Repertório selecionado: violão erudito |
    Publicação - partitura Trio; NOAD, Frederick. Solo guitar playing. New York: Schirmer, 1968. ( pg. 222)
  • youtube.png

  • BWV 1068 Suíte Orquestral 2 em Si menor - Minueto e Badiniere
    (grav. Anastasia Fedchenko; Mariinsky Theatre Concert Hall; Alexey Vasiliev, reg.)
    Citada na playlist Apostila de polifonia - instrumentos orquestrais |
  • ATENÇÃO: todos os trechos musicais, exercícios e gravações foram usados com o objetivo exclusivo de estudo e ensino de música. Elas não visam nenhum fim lucrativo e não foram feitas com a intenção de quebrar nenhum direito de copyright, como aliás grande parte do material disponível na internet. Desautorizo o uso de qualquer cópia ou trecho deste material para fins lucrativos, e peço que o uso ou citação de qualquer parte deste material seja devidamente indicado.

    ========================
     
     

    Estes conteúdos também estão vinculados às seguintes páginas deste site:

  • Marcelo Mello: Composições originais |
  • Marcelo Mello – Cantos e toques (canções): guitarra |
  • Apostila de Harmonia funcional |
  • Apostila de Teoria Musical |
  • Apostila de percepção musical |
  • Apostila de polifonia |
  • Material didático - Repertórios selecionados |
  • Palestra – “História do violão e da guitarra elétrica” |
  • Palestra - “Música e tecnologia” |
  • Alunos e aulas: USC / UNISAGRADO – Bauru SP (2005-2008) |
  • Alunos e aulas: Etec Ourinhos (desde 2008) |
  • Alunos e aulas: Conservatório Osvaldo Lacerda - Santa Cruz do Rio Pardo / SP (desde 2009) |
  • Todos videos -- playlists |
  • Gravações mp3 |
  • by-nc-sa.png

    Este documento está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/)
    Para maiores detalhes, consulte a página sobre o site.

    Última modificação desta página html:
    02/agosto/2020.
    http://marcelomelloweb.net/mmbach.htm

    Marcelo Mello Wordpress whatsapp.png Marcelo Mello Instagram Marcelo Mello Web - Facebook Pix