Johann Sebastian Bach (pai dos também músicos Carl Philip Emanuel, Johann Christian e Wilhelm Friedemann Bach, entre outros) foi o membro mais significativo de uma família de músicos alemães, cujos membros eram menestréis, organistas e e cantores na Turíngia desde o século XVI.
Órfão aos 10 anos, Bach recebeu uma sólida formação musical em órgão, cravo, violino e canto. Afora esta bagagem musical, foi um autodidata, e foi pelo estudo meticuloso dos trabalhos dos compositores famosos de seu tempo que ele assimilou a arte da composição.
Bach residiu em várias cidade da Alemanha da época. Em 1708 foi designado como organista de tribunal na cidade de Weimar, onde compôs a maioria de seus trabalhos para órgão. Em 1717, se mudou para Cöthen como Kapellmeister da corte do Príncipe Leopold o Jovem. Renunciou ao cargo em 1723 para tornar-se Kantor da St. Thomas School na cidade de Leipzig, onde era responsável pela música das quatro igrejas principais da cidade. Em Leipzig ele se encarregou eventualmente do “musicum” de Collegium Universitário, e se ocupou com a organização e publicação de muitas de suas composições mais antigas.
Apesar de negligência por sua obra, difundida durante quase um século depois de sua morte, Bach é considerado agora como um dos maiores compositores de todos os tempos, e ainda é uma fonte inesgotável de inspiração para músicos.
As composições de Bach são catalogadas por meio do prefixo BWV (Bach-Werke-Verzeichnis -- em alemão, “obras completas de Bach”), um sistema de numeração que geralmente é aceitado para conveniência de referência.
Além da profusão, virtuosismo e vigor de suas composições, a música de J. S. Bach também tem um incontornável aspecto sedutor: ao invés da novidade ofuscante e indomável, da maior parte dos geniais compositores inovadores da história da música, Bach sempre toma por bem “convidar” o ouvinte, sempre se apoiando em estruturas musicais as mais universais, as melodias mais claras, de uma volúpia musical tímida e acessível, aberta, nova, juvenil.
Não é difícil acompanhar a música de Bach, ainda que seja complexo captar seu pleno significado artístico. E por ser uma música que se deseja e se mostra como acessível e universal, a música de Bach pode servir convenientemente como material didático, de ensino em música; como tem sido usada regularmente na formação de gerações de estudantes de música.
Assim, a maior parte da apreensão direta da obra de Bach, em arranjos, gravações e composições nos conteúdos deste site (listados nesta página html), tem interesse didático, são em sua maioria arranjos de temas da obra de Bach adaptados para serem tocados por alunos e com alunos, de diferentes épocas. Afora isso, há também o diletantismo do meu amor a esta música tão nobre.
Apresentação dos marcos principais da vida de J. S. Bach e seu contexto histórico, focando principalmente nos minuetos.
Semana da Música da Etec “Jacinto Ferreira de Sá” (Ourinhos / SP) - 2013. Organização - Curso de Técnico em Regência da Etec Ourinhos / SP.
Participações: Prof. Madalena Bittencourt, João Vitor Virgilio da Silva, Marta da Silva Rodrigues.
Na página html estão disponíveis o vídeo de resumo da palestra, os slides originais e o playlist das gravações utilizadas durante a palestra.
Gravação de avaliação das minhas aulas de Violão e Guitarra da Universidade do Sagrado Coração (USC / UNISAGRADO - Bauru / SP / 2006). Marcelo Mello e Mateus de Góes, guitarras.
Publicação - partitura duo
THORLAKSSON, Eythor. J.S. Bach Inventions 1 -5, arr. 2 gtrs. In The Classical Guitar School, http://classical-guitar-school.com, nº de catálogo - 2025 (tonalidade original: Re maior).
Arranjo de fuga do Cravo Bem Temperado (Volume 1), de J. S. Bach (BWV 854), para três guitarras elétricas, usando digitação sistemática, meu método de estudo de escalas e leitura musical no braço do violão e da guitarra (2006). Demorei pra achar alguém com quem tocar este arranjo!
Gravado no Conservatório “Osvaldo Lacerda” (Santa Cruz do Rio Pardo / SP - 2015). Agradecimentos a toda a equipe, em especial à diretora Dna. Adélia Pimentel.
Na página html sobre o arranjo, estão disponíveis a partitura e tablatura para trio de guitarras, o vídeo, e arquivo mp3, para audição imediata e download.
Minueto atribuído a J. S. Bach, provável compositor Christian Petzold. Do Pequeno Livro de Anna Madalena Bach (provável composição de Petzold), faz par com o Minueto em Sol menor , também arranjado para duo de violões. (2004)
Gravação de avaliação do curso de Técnico em Canto da Etec “Jacinto Ferreira de Sá” (Ourinhos / SP) - 2016. Participantes: Annapaola Locatelli, David Wesley dos Santos Cruz, Jackson Matheus de Souza, Luis Fernando Gomes Vila. Imagens: Emerson Lande Junior.
Na página html sobre o arranjo, estão disponíveis a partitura original e o vídeo.
Minueto atribuído a J. S. Bach, provável compositor Christian Petzold. Do Pequeno Livro de Anna Madalena Bach, faz par com o Minueto em Sol maior, também arranjado para duo de violões. (2004).
Gravação de avaliação das aulas de guitarra no Conservatório “Osvaldo Lacerda” (Sta. Cruz do Rio Pardo / SP, 2018).
Julio Cruz e Marcelo Mello , guitarras.
Na página html sobre o arranjo, estão disponíveis a partitura original, o vídeo, e arquivo mp3, para audição imediata e download..
Gravação de avaliação das aulas de violão no Conservatório Bauruense de Música (Bauru / SP, 2022). Henrique Cardoso e Marcelo Mello , violões.
Na página html sobre o arranjo, estão disponíveis a partitura para impressão, arquivo de tablatura e de MuseScore (software de edição de partituras).
Gravação de avaliação do curso de violão erudito do Conservatório “Osvaldo Lacerda” (Santa Cruz do Rio Pardo / SP - 2022). Lê Machado - violão (e pesquisa de repertório!).
Arranjo para violão da Suíte para Violoncelo 1 de Bach (BWV1007); partitura (disponível gratuitamente):
THORKLASSON, Eythor (arr.). J. S. Bach (1685 - 1750) - Suite para violoncelo 1, BWV 1007 (arranjo para violão). The Guitar School ; documento online https://classical-guitar-school.com/en/Download/1006.
.
Esta palestra se dispõe a apresentar pesquisas científicas recentes, tomadas como provas acadêmicas de padrões estabelecidos na teoria musical tradicional, e suas conseqüências para a teoria e a prática musicais atuais. Apresenta o Minueto em Sol maior, BWV Anh 114, como exemplo para análise melódica.
Apresentada no III Festival de Música de Ourinhos / SP (2003), e em Pesquisas em Música dos Professores de Música da USC / UNISAGRADO (Bauru / SP - 2008).
Na página html estão disponíveis os slides originais da apresentação da palestra, e gravações mp3.
Composição musical para cravo (arranjada para violão e clarinete) aplicando ritmos brasileiros à forma tradicional das Invenções a duas vozes para teclado, de J. S. Bach.
Duo Paramusia (Produção: Dimas Estúdio; Campinas / SP /1994): Luiz Fernando Rosa – clarinete; Marcelo Mello – violão.
Na página html sobre a composição, estão disponíveis a partitura original, a gravação mp3 para audição imediata e download, e vídeo de animação.
Sites da World Wide Web dedicados exclusivamente à obra do compositor barroco alemão, com biografias, outros textos, partituras e gravações.
Além de soar sempre convidativa, a música de Bach pode ser usada com o exemplo típico e importante em vários conteúdos musicais, incluindo harmonia, contraponto, história, orquestração , etc.
E então há também uma profusão incidental de citações de obras de J. S. Bach em pontos deste site, listados nesta página html. Como introdução nos mais variados aspectos do estudo musical, como organologia, análise temática, formal, harmônica, etc. Cada exemplo listado aqui indica também o conteúdo do site no qual a gravação é usada com exemplo.
ATENÇÃO: todos os trechos musicais, exercícios e gravações foram usados com o objetivo exclusivo de estudo e ensino de música. Elas não visam nenhum fim lucrativo e não foram feitas com a intenção de quebrar nenhum direito de copyright, como aliás grande parte do material disponível na internet. Desautorizo o uso de qualquer cópia ou trecho deste material para fins lucrativos, e peço que o uso ou citação de qualquer parte deste material seja devidamente indicado.
========================
Estes conteúdos também estão vinculados às seguintes páginas deste site:
Este documento está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/)
Para maiores detalhes, consulte a página sobre o site.
Última modificação desta página html:
25/dezembro/2024
.
https://marcelomelloweb.net/mmbach.htm
Acessos ao site desde janeiro/2022: